Renault Master 2023, reestilizado, chega ao Brasil


A linha Renault Master chega ao ano-modelo 2023 no Brasil. O utilitário continua a ser oferecido em nosso País em quatro opções de carroceria (Furgão, Chassis, Vitré e Minibus), sendo que, a depender da carroceria, há até três tipos de comprimento do veículo e duas opções de altura do teto.

O Master 2023 fabricado no Brasil acompanha o estilo que estreou em 2019 na Europa. As principais novidades de estilo se concentram na dianteira do modelo, como a grade frontal com design verticalizado e friso cromado emoldurando a peça, faróis redesenhados com luzes diurnas de LED, novo capô e para-choque dianteiro reestilizado. Lateral e traseira permanecem iguais desde 2013, ano em que a atual geração do Master começou a ser vendida em nosso País.


O interior não traz o novo painel do Master europeu, mas conta com novidades, a começar pelo volante redesenhado, opcionalmente podendo contar com as teclas de acionamento do controlador de velocidade de cruzeiro. Já o pomo da manopla de câmbio passa a trazer acabamento em preto brilhante.


O quadro de instrumentos passa a ser semelhante ao do atual Duster e traz uma tela de 3,5 polegadas que exibe as funções do computador de bordo, que incluem consumo de combustível, velocidade média, autonomia e temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Opcionalmente, o Master pode ser equipado com uma central multimídia com tela de 7 polegadas com espelhamento de tela de smartphone através do Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada.


O Master conta com ajustes manuais da altura da coluna da direção e de altura e inclinação de encosto e assentos do banco do motorista. Segundo a marca, o para-brisa conta com uma amplitude angular de 185,9 graus e, nas versões com portas deslizantes, o vão-livre da abertura tem 1,27 metro, permitindo o embarque de um pallet, e a peça possui melhor aderência na canaleta de deslizamento, para facilitar a abertura e o fechamento da porta.


O Master 2023 passa a ter a nova geração do motor 2.3 dCi Turbodiesel de quatro cilindros. O motor traz 136 cavalos a 3500 rpm (seis cavalos a mais em relação ao anterior) e 36,7 kgfm a 1500 rpm, melhoria de 16% no torque. Segundo a Renault, o utilitário está até 30% mais econômico no uso urbano.


O motor passa a ter sistema de injeção de combustível de alta pressão de 2.000 bar (400 bar a mais que a geração anterior), cabeçote com novo design (privilegiando um melhor enchimento dos cilindros), resfriamento otimizado da válvula EGR, coletor de admissão redesenhado e melhorias na bomba de óleo variável, pinos e saias dos pistões, bem como anéis de pistão e de vedação.


O Master 2023 faz até 10,4 km/l de diesel na cidade, e, pelos cálculos da marca, pode render uma economia de, aproximadamente, R$ 6.000 de combustível por ano, considerando que o veículo rode 50.000 quilômetros em 12 meses. Além disso, a nova motorização incorpora o sistema AdBlue, de injeção de ureia, para o tratamento de gases nocivos, reduzindo as emissões e atendendo à legislação Proconve L7.


O câmbio é manual de seis marchas, com acionamento por cabo e sexta marcha do tipo “overdrive”, mais longa.


Todas as versões do Master 2023 passam a vir com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, que segura o veículo em pisos inclinados por dois segundos, sistema anti-capotamento (que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com os controles de tração e estabilidade para evitar o tombamento), assistente de tração de reboque para estabilização do trailer, assistente de aderência prolongada em partida (que auxilia a partida em pisos de baixa aderência ou com diferença de tração entre as rodas), controle adaptativo de carga (que detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para aumentar a segurança) e sistema estabilizador de vento lateral (que, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros, identifica a presença de ventos fortes laterais).


O Master também conta com freios com antitravamento (ABS) e auxílio à frenagem de urgência, que aumenta a pressão hidráulica em situações de emergência e aciona automaticamente o pisca-alerta para indicar que está ocorrendo uma frenagem mais brusca.


A opção Furgão do Master possui três opções de entre-eixos para a carroceria, entre 3,18 m e 4,33 mm, e duas opções de altura de teto, além da capacidade de carga de até 1.522 quilos e a possibilidade de transportar objetos de até 1,80 metro de altura (na versão com teto H2) e até 3,7 metros de comprimento (na versão com comprimento L3). A área de carga total varia de 8 m³ (L1H1) até 13 m³ (L3H2).

A versão Vitré traz os vidros laterais e traseiros, permitindo a customização para diferentes tipos de operação. O modelo é disponibilizado com comprimento de 6,198 metros e 2,492 m de altura.


Na versão Chassi Cabine, que pode ser conduzida com carteira de habilitação do tipo B e que não possui limitações de rodagem em perímetro urbano, é possível instalar um baú ou caçamba. O modelo traz capacidade de carga máxima de 1.740 quilos e pode receber implementos de até 18 m³.


A versão Minibus possui 16 lugares, porta-malas de 1000 litros, ar-condicionado com dutos laterais, bancos reclináveis em até 29 graus e iluminação individual.

Confira agora os preços e equipamentos de todas as versões do Master 2023:

Chassi Cabine: R$ 187.600


Principais equipamentos: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, direção eletro-hidráulica com volante ajustável em altura, retrovisores elétricos externos divididos em duas partes, travas e vidros elétricos, airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, que segura o veículo em pisos inclinados por dois segundos, sistema anti-capotamento (que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com os controles de tração e estabilidade para evitar o tombamento), assistente de tração de reboque para estabilização do trailer, assistente de aderência prolongada em partida (que auxilia a partida em pisos de baixa aderência ou com diferença de tração entre as rodas), controle adaptativo de carga (que detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para aumentar a segurança) e sistema estabilizador de vento lateral (que, por meio dos sensores de inclinação, ângulo de volante e outros parâmetros, identifica a presença de ventos fortes laterais).


Opcionalmente, pode receber o Pack Confort, que inclui o ar-condicionado, ou o Pack Luxo Chassi, que adiciona ar-condicionado, central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, TV digital, controlador de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade e faróis de neblina.

Furgão (L1 H1): R$ 207.900
Gran Furgão (L2 H2): R$ 216.000
Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000


Principais equipamentos: Possui todos os itens da versão Chassi Cabine, além de ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.


Vitré: R$ 225.600

Principais equipamentos: os mesmos da versão Furgão, além de ar-condicionado com saídas traseiras.

Minibus Executive: R$ 281.300


Principais equipamentos: todos da versão Vitré, mais tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros mais o motorista, com cintos de segurança individuais.


As versões Furgão, Vitré e Minibus Executive podem receber opcionalmente o Pack Luxo, que agrega central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controlador de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade e faróis de neblina.


O Master 2023 está disponível nas cores Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier, com um ano de garantia sem limite de quilometragem.


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