Jeep Renegade 2023: as novidades do SUV reestilizado

Acumulando mais de 350 mil unidades vendidas desde que começou a ser produzido no Brasil, em 2015, o Jeep Renegade chega à linha 2023 com diversas novidades. A marca apresentou hoje (10) um teaser com parte das modificações pelas quais o SUV passou em sua segunda reestilização (a primeira ocorreu em 2018). Na parte frontal, os faróis continuam com o formato arredondado, mas as luzes de posição agora se convertem nas luzes de seta quando alguma delas é acionada (antes, as setas ficavam separadas, junto ao para-choque). A grade formada pelas sete fendas verticais, marca registrada da Jeep, foi redesenhada, assim como a moldura plástica escura que envolve os faróis e as entradas dianteiras, e o para-choque dianteiro passa a trazer sete ranhuras logo abaixo das aberturas da grade frontal, além de novas entradas de ar e alojamentos redesenhados para as luzes de neblina, que também são de LED. O capô passa a ter novo adesivo em preto e vermelho identificando a versão Trailhawk, agora com estilo assimétrico.

O Renegade Trailhawk 2023 volta a ter a opção da cor laranja para a carroceria, como em seus primeiros anos. Todas as versões passam a ter novos estilos para as rodas de liga leve - na versão Trailhawk, elas são de 17 polegadas, com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus. O SUV também passa a ter retrovisores externos com novas carcaças. Na traseira, a principal novidade está nas lanternas, que passam a trazer novo estilo interno e luzes de posição de LED que formam um "X" estilizado. A tampa do porta-malas passa a trazer a inscrição "T270", e, nas versões com tração integral, também há a identificação "4x4". O para-choque traseiro também foi redesenhado e passa a contar com moldura central mais robusta e formato horizontal para refletores, lanterna de neblina e luz de ré.

Internamente, o Renegade passa a ter volante com novo estilo, como o do Compass, com detalhes prateados e comandos de computador de bordo, telefone, som e controlador de velocidade de cruzeiro. Além disso, o quadro de instrumentos passa a ser inteiramente digital, a exemplo da Fiat Toro - mas o Jeep possui gráficos exclusivos. A tela colorida de 7 polegadas é configurável e exibe, por padrão, o conta-giros, o velocímetro e a posição do câmbio ao centro. Outras informações circundam a tela e podem ser configuradas pelo motorista. É possível adicionar data, hora, hodômetro, autonomia, consumo médio e temperatura externa. Barras de luz nos cantos do quadro de instrumentos informam sobre a temperatura do líquido de arrefecimento do motor e o nível de combustível no tanque.

O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, mantém as evoluções que recebeu em 2021, quando estreou o conjunto de funcionalidades denominado "Adventure Intelligence". É possível criar perfis de usuário e personalizar as informações exibidas no menu principal. Além disso, pela tela é possível acessar as funcionalidades do ar-condicionado, GPS, informações/configurações do veículo e mídias.

Pelos botões concentrados logo abaixo da tela da central multimídia, é possível ver que o Renegade voltará a ter a opção do sistema semi-autônomo de estacionamento, e agora passará a ter o assistente de permanência na faixa de rodagem, com alerta de saída da pista. A versão Trailhawk é uma das que poderá receber o teto solar elétrico panorâmico. Os bancos de couro, com costuras vermelhas, possuem etiquetas com a silhueta do veterano Jeep Willys nos encostos dianteiros.


Comentários