Renault Master Chassi 2023: nossas impressões ao dirigir

Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina (Piauí)

O ano de 2022 está representando um período de renovação para a Renault no Brasil. Só nos quatro primeiros meses do ano, foram quatro novidades apresentadas: Kwid 2023, nova Oroch, Duster Iconic com motor 1.3 Turbo Flex e o novo Master. O utilitário, que é vendido no Brasil há vinte anos e estreou sua geração atual em 2013, recebe uma reestilização para manter sua atratividade em um segmento acirrado, com a concorrência de modelos como Ford Transit, Iveco Daily, Mercedes-Benz Sprinter, Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Fiat Ducato.

As principais mudanças visuais do novo Master se concentram na grade frontal. O capô foi redesenhado, ganhando novos vincos, e os faróis halógenos abandonaram o estilo vertical, incorporando luzes de posição em LED que se acendem junto com a ignição. A grade dianteira agora está bem maior e incorpora filetes cromados. O para-choque dianteiro também foi redesenhado e mantém os degraus laterais que facilitam o acesso a determinados componentes do cofre do motor, além de trazer, opcionalmente, os faróis de neblina.

Lateral e traseira não foram retocadas na reestilização do Master, que continua a ser oferecido nas carrocerias Chassi (apenas com a cabine dianteira, pronta para receber baú ou caçamba), Furgão (com três opções de comprimento e duas opções de altura), Vitré (também furgão, mas com vidros laterais e traseiros) e Minibus, com lugar para 15 passageiros mais o motorista. As rodas de aço de 16 polegadas possuem calotas centrais e são calçadas com pneus 225/65 Goodyear G32 Cargo. Já os retrovisores externos contam com luzes de seta e as laterais possuem frisos de proteção.

A versão Chassi mantém as lanternas embutidas na parte traseira do chassi, que também funciona como para-choque de trás. Na parte inferior da traseira está fixado o estepe, que possui a mesma roda e pneu.

O painel do Master é similar ao do modelo anterior. Ainda assim, há algumas novidades na cabine, que se destaca pela grande quantidade de espaços disponíveis para guardar objetos. Redesenhado, o volante espumado de três raios fica em posição inclinada para cima e a coluna de direção é ajustável em altura, mas, ao soltar a trava, é preciso atenção, pois o volante "despenca". Outro destaque é a presença do controlador e limitador de velocidade de cruzeiro, disponível como opcional. Um botão no painel alterna entre a limitação de velocidade ou o piloto automático.

Por trás do volante, o condutor enxerga o quadro de instrumentos, agora praticamente idêntico ao do Duster, que traz, como informações analógicas, o conta-giros (sem faixa vermelha) e o velocímetro com escala até 220 km/h. Ao centro fica uma tela de 3,5 polegadas que traz informações como relógio, velocímetro digital, temperatura externa, hodômetro total/parcial, nível de combustível, indicação individual de porta aberta, mensagens na memória, quilômetros/dias restantes para a próxima revisão, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (também há uma luz-espia azul indicando que o motor está na fase fria de funcionamento), velocidade média, distância percorrida, autonomia estimada, seleção de idioma e consumo médio e instantâneo de combustível. As informações são alternadas por dois botões que ficam na ponta da haste dos limpadores, com intermitência variável.

Na haste de luzes, é possível alternar entre faróis desligados (mesmo nesta posição as luzes diurnas ficam acesas com o carro ligado), acendimento das luzes de posição e faróis baixos/altos. Há ainda outro comando para acender as luzes de neblina. Um leve toque na alavanca de seta faz com que as luzes pisquem três vezes.

Opcionalmente, a linha Master pode receber o sistema multimídia "AVH-5180TV" da Pioneer com tela touchscreen de 7 polegadas, que incorpora rádio AM/FM, Bluetooth, espelhamento de tela de celular através do Android Auto e Apple CarPlay, DVD player, TV digital, entrada USB e entrada auxiliar. A qualidade de som é boa para um veículo utilitário.

De série, o Master Chassi traz ar quente, mas nele o ar-condicionado é opcional (nas outras versões, vem de série). Com quatro velocidades de ventilação e comandos analógicos, o aparelho gela bem a cabine.

O canto esquerdo do painel acomoda o ajuste de altura do facho dos faróis e também o botão que alterna entre o modo Estrada e o Off-Road. Na configuração fora-de-estrada, a utilização do veículo fica otimizada em situações em que é preciso atravessar lama, areia, folhas mortas, etc. O modo Estrada é automaticamente selecionado em velocidades acima de cerca de 50 km/h.

A porta do motorista acomoda os comandos dos retrovisores elétricos e dos vidros elétricos dianteiros, com função um-toque para baixo para o condutor. Os forros também dispõem de espaço amplo para garrafas e até pequenas cestas retráteis (pintadas de cinza), mas as maçanetas internas ficam em posição baixa.

Chama a atenção a profusão de porta-objetos disponíveis no interior do Master. Acima das duas saídas de ar laterais há dois porta-copos. Na parte superior do painel existem mais três espaços abertos para guardar objetos, sendo que, à frente do quadro de instrumentos, também existe uma tomada de 12 Volts com tampa. As extremidades do painel também possuem cavidades para guardar objetos (uma do lado do motorista e mais duas no canto direito). À direita da alavanca de câmbio, há ainda um grande porta-objetos suspenso, com dois porta-copos, e ainda mais um porta-objetos aberto logo abaixo. Por fim, há um espaço aberto acima do porta-luvas, que dispõe de boa capacidade.

O console de teto dispõe de foco único de iluminação, botão para travamento/destravamento das portas e acionamento do pisca-alerta. Nos exemplares sem o tacógrafo, há ainda um pequeno porta-objetos. Os dois para-sóis trazem tiras porta-documentos e há três alças fixas de teto, uma para cada ocupante frontal.

A chave de corpo fixo é semelhante à que equipou as primeiras gerações de Logan, Sandero e Duster. Ela possui dois botões para travamento e destravamento das portas.

A versão Chassi possui três lugares e os bancos são revestidos em tecido "Kairo Noir". O motorista possui um banco separado, que ajusta manualmente em altura, distância e inclinação do encosto. A alavanca de freio de mão separa o condutor dos passageiros, que viajam em um banco fixo, mas com cintos de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis. Os cintos laterais possuem regulagem em altura. Atrás e abaixo dos bancos há espaços que podem ser usados para guardar objetos. O assoalho é todo de plástico rugoso, que facilita a limpeza.

Em termos de segurança, o Master 2023 avançou significativamente. Todas as versões contam com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, assistente de tração de reboque, controle adaptativo de carga, sistema de auxílio à mitigação de capotamento, sistema estabilizador de ventos laterais, travamento central das portas ao atingir 6 km/h com destravamento em caso de colisão, assistente de aderência prolongada em partida, protetor do cárter do motor e da transmissão, regulagem interna de altura dos faróis, airbags frontais e freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente e sólidos atrás) com ABS e auxílio à frenagem de urgência (AFU). Porém, o alerta visual e sonoro do não-uso do cinto de segurança só vale para o motorista.

O motor 2.3 dCi Turbodiesel, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, que trabalha a uma taxa de compressão de 16:1, passa a ter rendimento de 136 cavalos a 3500 rpm (seis cavalos a mais em relação ao modelo anterior) e torque de 36,7 kgfm a 1500 rpm, 16% a mais que o Master antigo. Entre as características presentes neste propulsor estão: injeção com pressão de 2000 bar (400 bar a mais que o modelo anterior), cabeçote com novo design (para um melhor enchimento dos cilindros), radiador com maior capacidade de resfriamento, by-pass pelo cabeçote e válvula EGR, redução de atrito em peças  como a bomba de óleo variável, os pinos e saias dos pistões, bem como os anéis de pistão e de vedação, além do turbo de geometria variável, o duplo comando de válvulas (que inclui tuchos hidráulicos, balancins roletados e acelerador eletrônico, bem como o Common Rail, que envia o combustível em alta pressão por uma via única para os quatro bicos injetores, enquanto a eletrônica faz o controle de vazão de combustível (tempo e ponto de injeção).

O abastecimento do motor pode ser feito com diesel S10 ou S50, através do bocal que fica na lateral esquerda. O tanque tem a capacidade de 100 litros em quase toda a linha Master, exceto no Minibus, que leva 80 litros. 

Já o tanque de ureia AdBlue, que é acessado por um bocal à direita e torna o propulsor adequado às normas de emissões do Proconve L7, possui capacidade de 20 litros e autonomia superior a 6100 quilômetros, de acordo com a Renault.

O câmbio é manual, de 6 marchas mais a ré, e a tração é dianteira por meio de 2 árvores transversais com juntas homocinéticas. A suspensão dianteira é independente (McPherson), com braço inferior retangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos, enquanto a suspensão traseira se utiliza do eixo rígido, com travessas longitudinais semielípticas de lâminas em aço e amortecedores hidráulicos telescópicos.

Com preço de R$ 187.600, o Master Chassi possui garantia de fábrica de um ano ou 100 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro) e cobertura anti-corrosão por 6 anos. O exemplar do nosso test-drive está equipado com o Pack Luxo, que inclui o sistema multimídia, o regulador e limitador de velocidade de cruzeiro, os faróis de neblina e o ar-condicionado manual.

Impressões ao dirigir

Não é sem motivo que, para entrar no Master, os ocupantes precisam utilizar um degrau para entrar e sair do veículo. O modelo da Renault tem uma posição de dirigir elevada até mesmo para os padrões de outros comerciais leves. A visibilidade da carroceria é excepcional: os retrovisores externos do modelo Chassi possuem maiores braços em relação às demais versões e, assim como o resto da linha Master, possuem duas lentes (sendo o espelho inferior de maior campo de visão para as laterais), com ajustes elétricos e desembaçadores. Nas portas, os vidros amplos também ajudam a enxergar mais, e o para-brisa permite, sozinho, ter um ângulo de visão de 185,9 graus. Para completar, a versão Chassi traz vidro traseiro, que ajuda a manter a visibilidade pelo retrovisor interno caso seja instalada uma caçamba na traseira.

A direção eletro-hidráulica transmite um nível agradável de assistência, sendo fácil de ser esterçada, ainda que sua inclinação seja nitidamente horizontalizada. Além disso, o volante possui formato anatômico e acomoda bem os dedos. Outra grata surpresa foi a operação do câmbio manual de 6 marchas, com nova alavanca em preto-brilhante. Os engates são mais macios do que os da linha de passeio da Renault e o pedal de embreagem é leve e fácil de ser acionado. Para engatar a ré, levanta-se uma arruela. A alavanca de freio de mão exige um pouco de força: é preciso levantá-la um pouco ao mesmo tempo em que se aperta o seu gatilho.

O ruído do motor 2.3 Turbodiesel chega contido à cabine, mas ainda é possível ouvir o belo som da turbina em funcionamento. A cerca de 90 km/h, o quadro de instrumentos exibe o ícone de sugestão para avançar para a sexta marcha, ajudando a manter um melhor nível de consumo de combustível na estrada. A boa disponibilidade de torque do motor permite ao Master acompanhar o ritmo das estradas: nem parece que se trata de um utilitário de 1740 quilos. 

O Master também freia bem melhor do que se poderia esperar de um veículo assim. A modularidade do pedal é previsível, de forma que o pé direito exerce praticamente a mesma força de frenagem de um automóvel de passeio.

Durante nosso test-drive, aproveitamos as menores dimensões do Master Chassi para utilizá-lo como um veículo de passeio - inclusive indo ao shopping com ele! Se a altura da entrada for superior a 2,30 metros, o utilitário da Renault consegue passar por ela. Com a ajuda dos retrovisores amplos, estacionar é até fácil - mais difícil é encontrar uma vaga com o comprimento adequado para que o Master não atrapalhe a passagem de veículos...

O conjunto de suspensão é firme para transmitir estabilidade ao utilitário, mas, em pisos ruins e esburacados, faz o Master (e seus ocupantes) chacoalharem muito, principalmente considerando o fato do veículo de test-drive não possuir caçamba ou baú implementados, o que faz com que a traseira fique mais "solta". Apesar disso, o utilitário da Renault tem um comportamento em curvas mais neutro, já que a tração é dianteira.

Confira agora os resultados de nosso teste de 0 a 100 km/h (feito em ambiente seguro, sem tráfego, excepcionalmente com duas pessoas a bordo e ar-condicionado ligado) e os resultados de consumo de combustível em nosso percurso, com utilização do ar-condicionado em praticamente todos os momentos:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 18,5 segundos
Consumo de combustível: 11,4 km/l
Distância percorrida: 103,0 km
Velocidade média (estimada): 22,3 km/h

Para concluir...

O Renault Master completa 20 anos de fabricação nacional em 2022, e chega agora com um pacote abrangente de equipamentos de segurança de série, além de novidades de estilo e em seu interior, mesmo sem incorporar o painel redesenhado do seu equivalente europeu. Tudo indica que estas mudanças serão suficientes para mantê-lo na liderança do segmento entre os comerciais leves.

Vem conferir a Galeria de Fotos do Renault Master Chassi 2023!



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