Sistema multimídia VW Play passa a espelhar Android Auto sem fio


Quando começou a equipar automóveis no Brasil, em junho de 2020, o sistema multimídia VW Play chegou com o chamariz de oferecer o espelhamento de tela de celular sem fio - no caso, de iPhones mais recentes, já que somente o Apple CarPlay "wireless" estava disponível. Agora, finalmente o VW Play recebe uma atualização para o espelhamento sem fio também para celulares com Android Auto. Agora, também passam a estar presentes o pareamento simultâneo de até dois telefones para receber ligações e a possibilidade de criação de até três perfis de usuário no aparelho. A novidade está presente em todos os modelos com o VW Play produzidos em 2022 (Polo, Virtus, Nivus, T‑Cross, Taos e Jetta GLI).

Com o Android Auto Wireless, deixa de ser necessário um cabo USB para projetar a tela do telefone no sistema multimídia. Porém, nem todos os modelos que dispõem do VW Play contam também com o carregador de bateria de celular por indução: vem de fábrica em todas das versões do Taos, no Jetta GLI, no Nivus Highline e nas versões Comfortline e Highline do T-Cross, mas está ausente em todas as versões de Polo e Virtus, bem como no Nivus Comfortline e na versão 200 TSI do T-Cross. Vale ressaltar que a presença do carregador de celular sem fio ajuda a manter o nível de bateria do aparelho - afinal, normalmente ela é mais consumida enquanto o espelhamento de tela wireless permanece ativo.


Em relação à funcionalidade que permite que dois telefones sejam pareados simultaneamente via Bluetooth para receber ligações, caso qualquer um dos aparelhos receba uma chamada, é possível atender diretamente no VW Play, ou escolher entre chamadas que aconteçam ao mesmo tempo.


Agora, até três perfis de usuário podem ser criados de forma independente. Cada perfil criado conta com senha e armazena preferências, como sintonia de estações de rádios favoritas ou o idioma. A atualização do VW Play libera também a opção de configurar novas cores para o sistema. Basta realizar o download do aplicativo disponível na VW Play Apps. Após baixar o conteúdo, os novos temas de cor podem ser selecionados em “Configurações > Sistema > Tela > Skins.


Para os modelos equipados com o VW Play produzidos antes de 2022, a Volkswagen oferece a possibilidade de atualização do sistema ao longo das revisões do veículo nas suas oficinas autorizadas, sem custo adicional. Quem tiver o aplicativo Meu VW pode fazer o agendamento do serviço diretamente na tela do VW Play ou pelo smartphone.


Comentários