Volkswagen Jetta GLI reestilizado chega ao Brasil por R$ 216.990


A Volkswagen apresenta para o Brasil a linha 2022 do Jetta GLI. O sedan esportivo, produzido no México, foi reestilizado e incorpora novos equipamentos. Na parte externa, os para-choques do GLI passam a ter desenho mais agressivo. Na frente, se destacam os faróis full LED e a grade redesenhada com aberturas em colmeia e uma faixa vermelha na parte central.

A lateral traz novas rodas de 18 polegadas, batizadas "Phantom". As molduras das janelas laterais são pretas, e, na traseira, o sedã dispõe de novo difusor de ar incorporado ao para-choque, acompanhado de ponteiras de escape mais ovaladas. A iluminação das lanternas é full LED, assim como na dianteira.

O sedã conta com duas cores novas, o Vermelho Kings e o Azul Rising, ambas metálicas. Também estão disponíveis o Branco Puro e o Cinza Puro, como opções sólidas, e o Preto Mystic como alternativa personalizada. 

As dimensões da carroceria mudaram pouco: o comprimento passa a ser de 4,75 metros (3,8 cm a mais que o GLI anterior), mas a distância entre-eixos foi mantida em 2,68 metros, assim como o porta-malas segue com 510 litros e o tanque de combustível permanece com 50 litros.


O cockpit traz cores escurecidas, que contrastam com os novos frisos em vermelho no painel, com material macio ao toque na parte superior. Os revestimentos dos forros das portas trazem costuras vermelhas, também presentes nos bancos e no volante. A cabine possui iluminação ambiente, que pode ser configurada entre dez cores. O novo volante, revestido em couro, traz botões sensíveis ao toque para o controle do computador de bordo e da central multimídia, além de contar com aletas para trocas sequenciais de marcha.


Para 2022, uma das novidades em termos de equipamentos é o sistema multimídia VW Play, com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, a mesma de Nivus, T-Cross e Taos. O aparelho dispõe de espelhamento de conteúdo de celular sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, modo valet, conexão com redes Wi-Fi e um HD interno de 10 GB, para armazenar aplicativos e arquivos. Diversas configurações do veículo e da cabine são feitas diretamente no VW Play.


O sistema multimídia está conectado ao quadro de instrumentos Active Info Display, com tela configurável de 10,25 polegadas e grafismos na cor vermelha. A lista de equipamentos do GLI inclui faróis com acendimento automático, espelhos externos com desembaçadores, retrovisor interno fotocrômico, sensor de chuva, carregador por indução de bateria de smartphone, duas entradas USB do tipo C, ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial e partida do motor por botão.

O GLI mantém o motor 2.0 "350 TSI" de quatro cilindros com turbocompressor, injeção direta de combustível, comando de válvulas variável para admissão e escape, bem como elevação variável da válvula de escape. Com nova calibração, o motor EA888 passa a render 231 cavalos (1 cv a mais do que antes) e mantém os 35,7 kgfm de torque a 1500 rpm. Já o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG passa de seis para sete marchas. Com as modificações mecânicas, o Jetta GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos (0,1 s mais rápido que o modelo anterior) e alcança a velocidade máxima de 249 km/h (1 km/h a menos que o GLI já existente).

O Jetta GLI mantém o conjunto de suspensão independente nas quatro rodas, inclusive na traseira, com subchassi de aço, braços multilink, barra estabilizadora, amortecedores com ajuste esportivo e molas mais rígidas. O sedã também traz diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente, que monitora os dados de velocidade e da força G lateral.

Estão disponíveis quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), que influenciam na dinâmica, na resposta de aceleração e na velocidade das trocas de marcha. A direção elétrica traz relação variável progressiva, capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço. Os pneus são de perfil 225/45. O GLI vem equipado com discos ventilados de 312 milímetros na dianteira e discos sólidos de 300 mm na traseira.

A lista de itens de segurança de série inclui seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controlador adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência (AEB), frenagem pós-colisão, detector de fadiga do motorista e fixações ISOFIX e top-tether para cadeirinhas de crianças no banco traseiro.

O Jetta GLI chega ao mercado por R$ 216.990 em um pacote fechado de equipamentos, que conta inclusive com teto solar panorâmico (antes opcional), e estará disponível nas concessionárias a partir de maio. O sedã também conta com três anos de garantia total sem limite de quilometragem, além das três primeiras revisões gratuitas.

Comentários