Audi lança os SUVs elétricos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron


A Audi apresenta ao mundo nesta quarta-feira (14) os novos SUVs elétricos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron. Ambos contarão com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização: duas versões terão um motor no eixo traseiro e haverá uma versão quattro com dois motores, um em cada eixo. A depender da versão, a autonomia pode chegar a até 520 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP. O Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 no mercado europeu e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron.

De acordo com a Audi, a linhagem Q4 dá o próximo passo na linguagem de design dos modelos elétricos da marca. Ambos trazem linhas assemelhadas aos carros-conceito homônimos que foram apresentados em 2019 e 2020. Na versão Sportback e-tron, a linha do teto é finalizada em uma traseira onde o spoiler traseiro se assenta profundamente no vidro de trás. As carrocerias de ambos os modelos são bastante aerodinâmicas: o Q4 e-tron obtém um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Q4 Sportback e-tron consegue o valor do Cx de 0,26. Quanto menor o nímero, menor o arrasto aerodinâmico.


Os faróis dos Q4 e Q4 Sportback trazem LEDs de série – a tecnologia "Matrix" é opcional. Suas luzes de condução diurna podem ser controladas pelo sistema multimídia MMI touch - estão disponíveis quatro "assinaturas" de luzes.


Com 4,59 metros de comprimento, o Q4 tem tamanho intermediário entre o Q3 (4,48 m) e o Q5  (4,66 metros). Segundo a Audi, o espaço disponível no interior pode até ser comparável a um SUV de grande porte, uma vez que não há túnel central limitando o espaço para as pernas, principalmente para quem viaja no banco de trás. Na cabine, os porta-objetos somam volume de cerca de 25 litros: garrafas de 1 litro, por exemplo, podem ser guardadas nas portas.

O porta-malas de ambos os modelos também possui bom volume: são de 520 a 1490 litros no Q4 e-tron e de 535 a 1460 litros na versão Sportback: a capacidade mínima é considerada com os assentos traseiros na posição normal, e a capacidade máxima é alcançada com o rebatimento dos bancos de trás.


O interior traz formas que valorizam a tridimensionalidade. O quadro de instrumentos digital e o display central do sistema multimídia MMI sensível ao toque são as principais fontes de informação na cabine. A parte central do painel, incluindo os controles do ar-condicionado, é inclinada em direção ao motorista. No início do console central existe um "painel operacional" que traz o seletor do modo de condução, controle de volume do áudio e o botão de ligar e desligar o veículo.


O volante do Audi Q4 e Q4 Sportback é inédito na linhagem da marca, achatado nas extremidades superior e inferior, e agora possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa para controlar o quadro de instrumentos. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, que, ao serem pressionados, dão um feedback suave ao toque. Assim como em um smartphone, o volante também "entende" gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.


A dupla pode receber como opcional o head-up display com realidade aumentada, que projeta informações fornecidas por alguns dos sistemas de assistência do veículo por cima do para-brisa. A informação é mostrada dinamicamente em um grande campo de visão, onde uma imagem virtual, que parece flutuar, é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do campo de visão do motorista.


Os novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron contarão com as versões 35, 40 e 50. O 35 e-tron tem uma bateria menor, com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh e que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). Já os modelos Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro contam com bateria maior, com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.


Tanto o Q4 35 e-tron quanto o Q4 40 e-tron possuem um motor elétrico que traciona as rodas traseiras, com uma potência de 125 kW (o equivalente a 170 cavalos) no modelo 35 e 150 kW (204 cavalos) no modelo 40. Já a versão topo de linha 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para tração nas quatro rodas: eles fornecem uma potência de 220 kW (cerca de 299 cavalos), força suficiente para o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e chegar à velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Nesta versão quattro, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária mais performance ou maior aderência.


A autonomia pode chegar a até 520 km, de acordo com o ciclo WLTP, dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 quilômetros em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP. A bateria de alta voltagem do Audi Q4 e-tron e do Q4 Sportback e-tron está localizada entre os eixos, o que ajuda a reduzir o centro de gravidade da carroceria e colabora com uma distribuição de peso equilibrada. 


Fabricados em Zwickau, na Alemanha, o Audi Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 nos mercados europeus e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron. Na Alemanha, os preços iniciarão em 41.900 euros para o Q4 35 e-tron.



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