Jeep revela Compass 2022 no Brasil, reestilizado e com motor 1.3 Turbo de 185 cv

Entre as muitas novidades anunciadas de uma vez só pela Jeep para o Brasil, a mais interessante é a reestilização do Compass - é a primeira atualização significativa aplicada ao SUV médio desde o lançamento da atual geração, ocorrido em 2016. A linha 2022 do Compass estará disponível para pré-venda a partir de hoje (05 de abril). Inicialmente, serão disponibilizadas 1000 unidades da série especial de 80 Anos da Jeep; a gama completa de versões será revelada em maio.


O Jeep Compass é o primeiro modelo do grupo Stellantis a ter o motor 1.3 T4 Turbo Flex "T270" (referência ao torque em newtons-metro), movido a gasolina e etanol, com potência de 185 cavalos e torque de 27,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Futuramente, este motor estará presente no Fiat Toro, que também será reestilizado.


Por fora, o Compass 2022 teve suas principais modificações concentradas na parte frontal. Faróis, grade e para-choque dianteiro foram redesenhados, assumindo o mesmo estilo aplicado a outros mercados mundo afora. Lateralmente, a principal novidade está no estilo das rodas. Já a traseira possui novos elementos internos das lanternas e o emblema T270, que identifica as versões com o motor Turbo Flex de 1332 cm³.


Internamente, painel e volante foram totalmente redesenhados. O Compass também passa a ter, a depender da versão, itens como faróis full LED, central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas (com a nova plataforma Adventure Intelligence inclusa) e carregador de bateria de smartphone por indução.


A Série Especial 80 Anos da nova geração do Compass é baseada na versão intermediária Longitude, e conta com detalhes externos em tom grafite, interior com molduras em preto-brilhante, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de emblemas alusivos aos 80 anos da Jeep na parte externa e interna. A versão estará disponível nas cores Verde Recon (sólida e sem custo adicional), nas metálicas Prata Billet, Preto Carbon, Azul Jazz e Cinza Granite (esta última inédita para o Compass), cada uma pelo adicional de R$ 1900, e ainda na cor perolizada Branco Polar (R$ 2400). A pré-venda começa hoje (05/04) às 16 horas, tanto pelo hotsite https://compass.jeep.com.br/pre-venda quanto em qualquer uma das concessionárias Jeep. O Compass Série Especial 80 anos tem preço sugerido de R$ 162.990.


Para adquirir uma das 1000 unidades do Compass 80 Anos, será necessário realizar o pagamento de um sinal de R$ 3.000. As primeiras 48 horas da pré-venda serão exclusivas para os atuais clientes Jeep - depois das 16h do dia 07/04, a pré-venda estará disponível para o público em geral. A marca promete vantagens para quem aderir à compra antecipada, como faturamento do veículo em até 30 dias após o lançamento e kit de boas-vindas, composto por um Echo Dot (4ª Geração) Smart Speaker com Alexa e itens Jeep Gear, como nécessaire da coleção Jeep Compass e chaveiro da coleção de 80 Anos da marca. Donos atuais de Compass e Renegade terão direito ao valor da tabela FIPE em seus usados.


Confira alguns destaques da nova plataforma de serviços do Adventure Intelligence:

Informações do Veículo: através do aplicativo é possível conferir informações do carro em tempo real, como nível de combustível, quilometragem total e autonomia, além de necessidade de recall.



Mapa Inteligente: através do GPS, desenvolvido em parceria com a TomTom, o cliente pode obter informações de tráfego do trajeto escolhido e também de radares das vias em tempo real. Os mapas podem ser vistos em 2D ou 3D. Baseado na autonomia do veículo, o sistema ainda calcula a necessidade de abastecer ao longo do trajeto, já mapeando os postos de combustível no caminho. Além disso, é possível customizar o caminho para alcançar novos pontos de interesse ou para destinos favoritos, sendo possível, por exemplo, optar por uma via sem pedágio ou pelo trajeto mais curto ou mais rápido. A Jeep garante que não há interrupção de serviço quando se perde sinal em um túnel, por exemplo, ou em locais mais remotos.

Assistentes Digitais: através de instruções dadas a um dispositivo com assistente de voz, como a Alexa, é possível saber o nível do combustível, a quilometragem do veículo e outras informações, além de efetuar algumas operações remotas (como acionamento de luzes e buzina, para localizar o veículo), bem como procurar por pontos de interesse pelos comandos de voz.

Atualização Automática de Software e Mapas: é possível instalar automaticamente qualquer nova versão de software da central multimídia do veículo e de seus aplicativos.

Localização do Veículo: é possível checar a posição atual do veículo através do app de celular, o que facilita a tarefa de encontrar o veículo. O recurso pode ser útil para saber se alguém da família está em um local seguro, chegando ao destino ou retornando para casa.

Operações Remotas: à distância, é possível efetuar operações como travar e destravar as portas ou, simultaneamente, acender os faróis e acionar a buzina. Para efetuar os comandos, é necessário inserir uma senha PIN definida previamente.

Chamada de Emergência: em caso de emergência, o usuário poderá entrar em contato com o call center do Adventure Intelligence por meio da central multimídia (ou do aplicativo, caso esteja fora do veículo). Os dados do consumidor e do carro, incluindo sua localização exata, serão compartilhados com o/a atendente, para que, assim, possa tomar as providências, agilizando o atendimento em um momento de emergência. Este serviço é voltado principalmente para a ocorrência de algum acidente sem maior gravidade ou problema de saúde.

Chamada Automática de Emergência: nos casos de acidentes graves (em que alguns itens de segurança do veículo, como os airbags, sejam acionados), o sistema fará uma ligação automática para o call center, que agirá conforme necessário para ajudar na situação, passando as últimas coordenadas do GPS e as informações básicas do veículo para o serviço de emergência responsável pela área do acidente. Se não houver resposta por parte do motorista em relação à ligação, o/a atendente entrará em contato direto com o SAMU, Corpo de Bombeiros ou o serviço de concessionária de rodovia, solicitando socorro.

Assistência Mecânica: em caso de problema mecânico, é possível entrar em contato com o call center e solicitar assistência. O operador receberá informações do veículo e pode até já identificar o problema (a depender do que for). Assim, o reparo mais adequado pode ser solicitado. Por exemplo, se a bateria estiver sem carga, não há a necessidade de enviar um guincho e, sim, apenas um motoqueiro para trocar o dispositivo, o que agiliza o atendimento e a solução para os clientes.

Assistência de Recuperação para Roubo e Furto: se o veículo for roubado ou furtado, o proprietário pode entrar em contato com o call center e relatar o ocorrido. A partir deste ponto, o operador inicia o rastreamento do veículo. Na sequência, o cliente deve fazer o boletim de ocorrência. Assim, juntamente com uma empresa parceira, será feita uma análise prévia da situação no local em que o carro estará e a polícia será acionada. Em função deste serviço, algumas das principais seguradoras do mercado oferecerão condições diferenciadas para quem possuir um Jeep com a plataforma Adventure Intelligence.

Alerta Preventivo de Furto: funciona como um aviso de que o veículo do cliente pode ter sido levado. Se, por exemplo, o alarme disparar, o usuário receberá uma notificação no app informando a possibilidade do furto. Caso ele não confirme que está com o carro, a central é acionada e o veículo começa a ser rastreado.

Alertas do Motorista: o usuário pode estabelecer alguns parâmetros quando o carro estiver com outra pessoa, recebendo alertas sobre a condução do veículo, por exemplo, quando ultrapassar um limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido. Existe também o valet mode, que bloqueia algumas funções do carro que não são necessárias para que o manobrista possa apenas estacionar o veículo no lugar adequado.

4G Wi-fi Hotspot: os Jeep Renegade e Compass podem ser equipados de fábrica com o eSIM, chip virtual da TIM. Assim, após realizar o cadastro com a operadora, já será possível utilizar o Wi-fi dentro do carro e compartilhar o sinal com até oito aparelhos ao mesmo tempo. O usuário também terá acesso a aplicativos de streaming podcasts e audio books, conforme o plano escolhido.

Em parceria com a TIM, a Jeep oferece um período de testes gratuito do Wi-fi Hotspot por um mês para todos os clientes. O usuário pode escolher no momento do cadastro o plano que mais se adequa à sua necessidade e, ao final do período de teste, poderá manter o plano mediante pagamento via cartão de crédito. A TIM oferece três planos para os clientes Jeep: Basic de 5GB com audio book por R$ 30, Standard de 10GB, Audiobook e Olá (podcast light) por R$ 50 e Premium de 40GB com os mesmos apps do anterior e Cartoon Network por R$ 100.

Período de teste para Serviços Conectados: o usuário poderá usufruir do pacote completo, com todos os serviços oferecidos pelo Adventure Intelligence, pelo período de um ano. Após esse prazo, o cliente terá a possibilidade de assinar os serviços, com um pagamento mensal ou anual, de acordo com o pacote escolhido. Os preços destes pacotes serão comunicados posteriormente.



Comentários