Volkswagen Polo estreia reestilização em sua linha 2022 na Europa

Com mais de 18 milhões de unidades produzidas desde 1975, o Polo é um dos hatches compactos de maior sucesso do mundo. No Brasil, conhecemos o modelo inicialmente em sua terceira geração e especificamente em sua carroceria sedã (Polo Classic), lançado em 1997. Em 2002, foram apresentados os Polo Hatch e Sedan de quarta geração, que foram reestilizados em 2006 e retirados de linha em 2014. Já em 2017 foi apresentada no nosso País a sexta geração do Polo, acompanhada do sedã Virtus em 2018. E, agora, a Volkswagen apresenta na Europa a primeira reestilização sobre a sexta geração do Polo, com pré-vendas que iniciam em maio. As mudanças do modelo europeu antecipam bem o que podemos esperar para a renovação do Polo aqui no Brasil.

Na frente, os faróis passam a ter novo formato e agora são de LED. Opcionalmente, é possível adicionar o conjunto IQ. Light (que, no Brasil, estreia no Taos), que inclui um alcance maior na iluminação lateral e até adiciona uma barra de luz na parte inferior da grade dianteira, agora mais estreita e mais larga. O para-choque dianteiro também foi redesenhado e passa a trazer estilo mais arrojado. Lateralmente, a principal novidade está no estilo das rodas, conforme a versão.

Já a traseira ganhou prolongamentos para as lanternas, que invadem a tampa do porta-malas e acendem luzes de LED. Os logotipos do modelo mudaram (o símbolo da VW é o mesmo do Nivus, e o nome "Polo" passa a vir centralizado na tampa traseira), e o para-choque de trás passa a ter refletores e novo estilo para o aplique traseiro que lembra um difusor de ar.

No interior, o volante passa a ser o do Nivus, com base achatada, novo logo da Volkswagen e botões para a operação de som, computador de bordo e ACC, o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo que também estreou no "SUV-cupê" da VW. No Velho Continente, outra novidade que virá em todas as versões do Polo é o Lane Assist, que alerta caso o motorista esteja saindo da faixa de rodagem sem acionar a seta, o que é interpretado como uma operação involuntária.

A iluminação dos botões e comandos internos mudou de vermelho para branco, e no modelo europeu há focos de luzes junto às maçanetas internas, acompanhadas das "ambient lights" no painel e laterais de porta. Outra boa-nova é o aparelho de ar-condicionado automático com operação através de botões touchscreen e agora com duas zonas de temperatura. Além disso, a manopla de câmbio passa a exibir as posições de marcha na própria manopla, como no T-Cross.

Na Europa, a versão mais básica se chama apenas Polo, seguida das versões Life, Style (roxo nestas fotos) e R-Line (azul). O modelo básico possui faróis e luzes traseiras de LED, volante multifuncional, Lane Assist, ar-condicionado, sistema de som Composition Media com tela touchscreen de 6,5 polegadas e interface Bluetooth para celular, retrovisores elétricos com aquecimento, vidros elétricos nas quatro portas e airbag central, que protege o motorista e o passageiro dianteiro. Também vem de fábrica o quadro de instrumentos Digital Cockpit (mas o display é menor, com 8,0 polegadas).

A versão Life possui rodas de 15 polegadas em vez das de 14 polegadas, espelhamento de conteúdo de celulares através do App-Connect, apoio de braço central com uma entrada USB-C e acabamento em couro no volante e na alavanca do câmbio. 

Assim como o Life, os dois novos pacotes de equipamentos mais completos, Style e R-Line, seguem as nomenclaturas que foram introduzidas com o Golf de oitava geração. Style e R-Line têm ênfases diferentes, mas estão em um nível semelhante em termos de especificações. A versão Style traz os faróis IQ. Light, faróis de neblina em LED, rodas de liga leve "Ronda" de 15 polegadas, sensores de estacionamento, quadro de instrumentos Digital Cockpit Pro com tela de 10,25 polegadas (incluindo imagem do contato na chamada telefônica e visualização de capas de álbuns de música e mapas), iluminação ambiente e o sistema multimídia com tela de 8 polegadas Ready2Discover, que inclui espelhamento de tela de celulares sem fio. 

Já o Polo R-Line traz para-choques mais agressivos, detalhes em preto-brilhante, faróis ID. Light e luzes de neblina de série, molduras traseiras cromadas, rodas de liga leve "Valencia" de 16 polegadas e sistema multimídia Ready2Discover.


Comentários