Ford Mustang Mach 1 substitui Black Shadow no Brasil e custa R$ 499.000


A Ford abre hoje no Brasil os pedidos de reserva para o Mustang Mach 1, considerado o modelo com motor 5.0 V8 mais preparado para as pistas de todos os tempos. A nova versão substitui o modelo Black Shadow, apresentado no final de 2019, e será produzido em edição limitada. O preço unitário é de R$ 499.000, com livre escolha de cores sem custo adicional. Os pedidos de reserva foram abertos um dia antes do 57º aniversário do Mustang, comemorado em 17 de abril. Mas os modelos reservados agora serão entregues apenas a partir de junho.

O primeiro Mustang Mach 1 foi lançado em 1969, com a proposta de fazer uma ponte entre o Mustang GT e as versões Shelby GT350 e GT500. O nome da versão faz referência à velocidade do som propagado no ar (1235 km/h). O Mach 1 foi produzido até 1978; depois, retornou em uma série limitada entre 2003 e 2004, e volta agora, 17 anos depois, como modelo 2021.


O novo Mach 1 traz componentes de versões mais nervosas do Mustang, como o Bullitt e os modelos Shelby GT350 e Shelby GT500, incluindo sistema de arrefecimento do diferencial traseiro e radiador da transmissão. As melhorias resultaram em uma potência ligeiramente maior, enquanto o torque permaneceu inalterado. Mas os números de desempenho são os mesmos do GT Black Shadow: o Mach 1 acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.


O motor 5.0 V8 "Coyote" está aliado ao câmbio automático de dez marchas conta com uma calibração diferenciada que gera um ganho de 17 cavalos, entregando 483 cv (a 7250 rpm, 250 rpm depois do Black Shadow) e torque máximo de 56,7 kgfm (a 4900 rpm, enquanto no Black Shadow esta força era entregue a 4600 rpm).


O Mach 1 também tem novo conversor de torque, para trocas de marcha mais rápidas, e componentes como a barra antitorção e o sistema de indução de ar “open air box” do Mustang Bullitt. O coletor de admissão, o corpo de borboleta maior, o sistema de arrefecimento do motor e o radiador da transmissão vêm do Shelby GT350. Já o escapamento, o difusor traseiro, o conjunto de braços e buchas da suspensão traseira e o sistema de arrefecimento do diferencial traseiro são compartilhados com o Shelby GT500. A suspensão adaptativa MagneRide, com fluido eletromagnético viscoso, também conta com uma calibração específica para essa versão.


O Mustang Mach 1 traz em seu estilo algumas referências históricas, começando pela faixa preta com friso colorido no capô e nas laterais. A frente traz nova grade, com o emblema do cavalo no centro e duas saliências redondas que remetem aos faróis auxiliares do modelo 1969. O para-choque também tem desenho exclusivo para a versão, com novo difusor e duas entradas de ar laterais para suprir os novos radiadores.


Na lateral, as faixas na parte interior também foram inspiradas no Mach 1 do fim dos anos 1960, assim como o emblema no paralama dianteiro. As rodas de 19 polegadas pintadas na cor cinza brilhante deixam à mostra os freios Brembo. Os pneus são de perfil 255/40 na dianteira e 275/40 na traseira.

Atrás, o aerofólio tem perfil bem discreto, mas esta característica só está presente no Mach 1 para alguns mercados, como o europeu. Nos EUA, o aerofólio é maior. Outros diferenciais são o difusor de ar com recortes triangulares e as quatro ponteiras de escapamento integradas. Entre as lanternas há uma faixa preta com a assinatura Mach 1 no centro.

O assoalho do Mach 1 foi retrabalhado para direcionar o fluxo de ar para a refrigeração do motor, da transmissão e dos freios quando o carro trabalha no limite. No conjunto, houve uma melhora de 22% na “downforce”, que ajuda na estabilidade do veículo.

No Brasil, o Mustang Mach 1 está disponível em oito combinações de cores. O cinza Dover traz faixas pretas com contorno laranja. Nos modelos branco Ártico, preto Astúrias e prata Orvalho, esse contorno é vermelho. Já no azul Indianápolis, laranja Astana, vermelho Arizona e amarelo Talladega, as faixas pretas possuem contornos brancos.


O interior do Mach 1 traz como destaque uma plaqueta afixada no lado direito painel com o número de identificação de cada veículo. Os bancos em couro trazem frisos horizontais e uma faixa de cor contrastante no encosto (laranja na versão cinza Dover e em tom claro nas demais). Os assentos dianteiros contam ainda com aquecimento e resfriamento.


A cabine possui detalhes de metal polido e escurecido, além de soleira das portas com a assinatura Mach 1 e iluminação que pode ser personalizada em sete cores. A luz de aproximação dos retrovisores externos com a projeção do ícone do cavalo no chão é um charme extra.

O cupê da Ford conta com sete modos de direção – Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode, personalizável –, que adaptam variadas configurações do veículo, como velocidade da troca de marchas, resposta do acelerador, atuação dos freios e do controle de estabilidade, ajuste da direção, suspensão adaptativa e ruído do escapamento. O escape, com ajuste de válvula ativo, traz quatro níveis sonoros: silencioso, normal, esportivo e pista.

O quadro de instrumentos digital com tela de 12 polegadas é configurável em suas cores e mostradores, além de trazer os "Track Apps", que inclui o marcador de 0 a 100 km/h e o Line Lock para burnout dos pneus.

Em termos de segurança, o Mustang Mach 1 traz alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem de emergência, assistente de permanência na faixa de rodagem, alerta de fadiga do motorista oito airbags (frontais, de cortina, de joelhos para os ocupantes dianteiros e laterais), controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, farol alto automático, sensor de chuva, monitoramento individual de pressão dos pneus e freios Brembo de 15 polegadas na dianteira, com pinças de alumínio, seis pistões de 36 mm e pastilhas planejadas para uso em pista.

O Mach 1 é o primeiro Mustang conectado da América do Sul e traz o sistema FordPass Connect, que dá acesso a informações e comandos do veículo pelo celular. É possível travar e destravar portas pelo smartphone e entrar no veículo sem a chave. O usuário também pode dar partida remota para ligar o ar-condicionado, e também é possível verificar a localização do veículo e checar se algum dos pneus está com pressão baixa.

O Mach 1 tem a central multimídia SYNC 3 com GPS e comandos de voz, além de espelhamento de tela de celulares através do Apple CarPlay ou Android Auto. O sistema de áudio da Bang & Olufsen oferece 1000 Watts de potência, 12 alto-falantes e subwoofer de 8 polegadas.

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