Versões mais completas do Hyundai HB20 2022 terão conectividade BlueLink


A Hyundai passa a disponibilizar no Brasil o sistema Bluelink, que estará disponível inicialmente nas versões mais completas da linha HB20 2022. Com foco em cinco grupos de serviço (segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro), o Bluelink da Hyundai oferece funcionalidades semelhantes ao OnStar da Chevrolet e ao FordPass. No caso da Hyundai, o pacote do Bluelink será oferecido de maneira gratuita nos seis primeiros meses de uso. Passado este período, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90, equivalente a menos de 1 real por dia, para acesso a todas as funcionalidades.

A Vivo Empresas foi escolhida como parceira para a implementação do Bluelink, sendo a responsável pela solução de dados que permite a comunicação entre Data Center, Central de Atendimento e App Bluelink.


Em termos de segurança e assistência ao motorista estão disponíveis a notificação automática de colisão (que envia um sinal automático à Central SOS quando os airbags do veículo são acionados e o atendente é informado de que se trata de um acidente grave e passa a ter acesso à localização exata do veículo, sendo o responsável por coordenar o envio de uma ambulância para socorrer as vítimas e por tentar estabelecer contato com os ocupantes do veículo até a chegada do resgate) e a assistência 24 horas (é possível solicitar assistência de emergência ao pressionar o botão SOS, localizado no espelho retrovisor interno. O serviço é gratuito para todos os clientes Hyundai no primeiro ano de uso dos modelos feitos em Piracicaba, e passa a ser paga a partir do segundo ano, mas, no caso dos usuários do Bluelink, a assistência 24 horas já está inclusa no pacote de serviços e não tem custo extra adicional).


No tocante à prevenção ao roubo do veículo, o Bluelink oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado. Em caso do veículo ser roubado, o proprietário pode entrar em contato telefônico com a Central SOS, que poderá fornecer às autoridades policiais a localização exata do veículo e auxiliar na sua recuperação. É possível ainda solicitar que a central bloqueie o veículo para novas partidas caso o carro tenha sido desligado. Isso impedirá que o automóvel seja reiniciado até que a polícia chegue ao local. Além disso, toda vez que alguém forçar ou abrir as portas e o alarme disparar, uma notificação aparecerá imediatamente no smartphone do usuário.


Já os serviços de conveniências incluem uma série de funções que podem ser acessadas pelo App Bluelink. Entre os destaques estão o acionamento do motor a distância através da função Partida Remota do Motor, que permite climatizar a cabine com o ar-condicionado. Nesta função, o propulsor do carro pode ficar ligado em um intervalo entre dois minutos e dez minutos. Ainda é possível travar ou destravar todas as portas, abrir e fechar janelas, acionar pisca-alerta e alarme. Ainda na função conveniências, está disponível o Find My Car, que permite conferir a localização do veículo em todo o território nacional. Também é possível ter acesso à uma lista de concessionárias da Hyundai, restaurantes, postos de combustíveis entre outros pontos de interesse, bem como marcar um ponto de interesse como favorito no mapa.


A partir do menu Alertas, é possível definir um limite de velocidade máxima que o carro pode alcançar, além de determinado intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular, bem como um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado. O Bluelink oferece ainda o Alerta de Valet, em que é possível determinar distância máxima a ser percorrida, em metros, velocidade máxima a ser atingida, e tempo máximo de motor ocioso. Caso os parâmetros programados sejam violados, uma notificação de aviso é exibida. Para completar, o Modo Valet, acionado pela central multimídia, bloqueia o acesso de terceiros a qualquer função do aparelho.


Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico de sistemas do carro, como os airbags, a pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Em caso de alguma falha ser detectada, será enviado um alerta para o App Bluelink. Também é possível consultar relatórios mensais com informações e gráficos comparativos sobre o estilo do motorista ao volante, recurso interessante para aprimorar a experiência de condução.

O Bluelink faz sua estreia no Brasil na linha HB20 e será item de série nas versões HB20 Sport 1.0 TGDI AT, HB20 Diamond 1.0 TGDI AT; HB20S 1.0 Diamond TGDI AT; HB20X Diamond 1.6 AT e HB20X Diamond Plus 1.6 AT. O Bluelink será oferecido como item opcional, com preço sugerido de R$ 1.400, a partir das versões Evolution 1.0 manuais das carrocerias hatch e sedã, e da versão Evolution 1.6 AT do aventureiro HB20X.

Todas as versões mencionadas serão comercializadas já com o ano-modelo 2022, que chega às concessionárias nesta semana. Na linha 2022, a versão Diamond Plus para HB20 e HB20S deixa de existir, e a opção Diamond passa a ser a topo-de-linha a partir de agora.


Além disso, a Hyundai se associou com a Liberty Seguros para oferecer condições diferenciadas aos clientes dos veículos HB20 que ativarem o Bluelink. Além de contarem com serviço de rastreamento, os usuários terão desconto de 20% nas taxas do seguro para roubo e furto. O desconto total na apólice vai variar conforme a relevância dessas ocorrências na região de residência do segurado, podendo atingir entre 10% e 15% de redução no preço final do seguro.



Comentários