Honda Accord e:HEV chega ao Brasil no início do 2º semestre


Com a meta de vender dois terços de veículos eletrificados no mundo até 2030, a Honda inicia suas ações para comercializar no Brasil o seu primeiro automóvel híbrido. O Accord e:HEV abre a porteira dos carros movidos a gasolina e eletricidade da marca em nosso País, e a marca promete que irá comercializar mais dois modelos híbridos até 2023 (de acordo com a Honda, a previsão é de que todos eles serão importados - mas a marca habitualmente faz mistério sobre os seus lançamentos futuros). Modelos eletrificados terão a submarca Honda e:Technology, uma forma de identificar as tecnologias híbridas ou elétricas.

Apesar de ser apresentado à imprensa agora, a Honda afirma que o Accord e:HEV (sigla pronunciada pelos executivos da marca como no inglês, algo como "i eight i ví") chega ao mercado somente no início do segundo semestre de 2021, substituindo o modelo Touring anterior, que era movido por um motor 2.0 16v Turbo a gasolina, com injeção direta de combustível e 256 cavalos. O preço do Accord híbrido ainda não foi revelado.


O Accord e:HEV possui motor 2.0 movido a gasolina de ciclo Atkinson aliado a dois motores elétricos. Há três modos principais de operação: EV Drive (totalmente elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, o sedã sempre se locomove apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cavalos e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia (Hybrid Drive), ou não (EV Drive). Segundo a Honda, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.


Como complemento, a Honda possui um terceiro modo, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor movido a gasolina com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Conforme a marca, esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, na estrada.


O modo EV Drive, totalmente elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, principalmente em condições de baixa velocidade, ou de aceleração menos intensa. O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa mais eficiente. E o modo Hybrid Drive complementa o funcionamento do sistema híbrido, operando entre essas duas condições.


Foi adicionado o seletor de desaceleração, que permite controlar o nível de desaceleração do veículo (quando o motorista tira o pé do acelerador, podendo ser utilizado como um auxiliar do recurso do freio-motor) em quatro estágios, por meio de botões atrás do volante. O motorista também pode selecionar entre os modos Sport e ECON, que alteram a aceleração.


Conforme as avaliações do ciclo do Inmetro, o Accord híbrido possui eficiência energética de 1,20 MJ/km, consumo urbano de 17,6 km/l e consumo rodoviário de 17,1 km/l na estrada. 


A marca destacou, na apresentação à imprensa, o fato desta geração do Accord ter um maior planejamento da espaço da cabine para a versão de conjunto motriz híbrido. Antes, as baterias eram concentradas no porta-malas, cuja capacidade era reduzida de 439 para 388 litros. Outro inconveniente era o fato de ser impossível fazer o rebatimento do banco na versão híbrida. Agora, o Accord perdeu um único litro de capacidade do porta-malas em relação ao modelo Touring anterior, mantendo uma ótima capacidade (573 litros), e o conjunto de baterias teve seu volume diminuído em 32% e passa a dividir espaço com o tanque de combustível, sob o banco traseiro.


O Accord híbrido teve algumas mudanças visuais em relação ao modelo Touring 2.0 anterior. Na dianteira, o modelo passa a ter para-choque redesenhado, com novos alojamentos para os faróis de neblina (em LED) e grade com novas aberturas e frisos cromados.


Lateralmente, as rodas de 18 polegadas do modelo anterior deram lugar a outras menores, de 17 polegadas e com detalhes escurecidos, enquanto na traseira mudou somente o estilo da parte inferior do para-choque, que perdeu as duas saídas de escape aparentes do modelo anterior. Ah, a versão híbrida possui logotipos da Honda com contornos azulados, e um logo e:HEV foi aplicado à tampa do porta-malas.


Internamente, as mudanças foram discretas. O sistema multimídia agora possui a funcionalidade do espelhamento de tela (através do Apple CarPlay ou Android Auto) feito sem necessidade de cabo, através da conexão por Bluetooth. Além disso, o carregador por indução posicionado no console central agora possui 15 Watts. 


Outras novidades são as duas saídas USB para carregamento voltadas para os ocupantes traseiros e o novo grafismo do quadro de instrumentos e dos botões no volante.


Em termos de segurança, a novidade é o Low Speed Braking Control, um recurso que funciona em baixas velocidades (abaixo de 10 km/h), em manobras de estacionamento, de frente ou de ré. Caso seja detectada a possibilidade de colisão, o veículo freia de forma automática. É possível desativar este recurso, mas ele volta a estar acionado por padrão a cada nova partida. Além disso, o assistente de permanência na faixa de rodagem e o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) tiveram seus funcionamentos aprimorados.


Além dos itens mencionados, o Accord possui o recurso do LSF (Low Speed Follow) integrado ao ACC, funcionalidade que permite ao Honda "seguir" o veículo da frente a uma velocidade de até 40 km/h, além do CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning), mecanismo de alerta de possibilidade de colisão à frente com frenagem automática de emergência, bem como o alerta de saída de pista e o LaneWatch, com câmera embutida no retrovisor direito que transmite imagem no sistema multimídia, a fim de atenuar os pontos cegos.


O Accord também possui controles de estabilidade e tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus, bem como oito airbags: frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista e passageiro da frente. Outra novidade é o alerta sobre esquecimento de objetos na parte traseira, que emite um aviso ao condutor, indicando que objetos, crianças ou animais podem ter sido esquecidos no banco de trás, caso as portas traseiras tenham sido abertas antes de se dar a partida no veículo.


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