Jeep Commander chega ao Brasil em quatro versões, partindo de R$ 199.990


A Jeep revela ao Brasil o Commander, quarto produto do grupo Stellantis a ser produzido em Goiana (PE), junto da Fiat Toro e dos Jeeps Compass e Renegade. Nós, brasileiros, somos a primeira nação do mundo a conhecer o Commander, que tem muito em comum (mecânica e estruturalmente) com o Compass, mas traz personalidade própria em seu design, novos equipamentos, carroceria com maior porte e 7 lugares.

O Commander será comercializado no Brasil em quatro versões: Limited 1.3 Turbo Flex 4x2, Overland 1.3 Turbo Flex 4x2, Limited 2.0 Turbodiesel 4x4 e Overland 2.0 Turbodiesel 4x4. De cara, o Jeep de sete lugares mostra seu estilo diferenciado em relação ao Compass. Os faróis Full LED possuem luzes de seta dinâmicas, artifício comum entre modelos de marcas premium. As tradicionais sete fendas da marca Jeep são interligadas com os faróis através de molduras. O para-choque dianteiro também é exclusivo e traz luzes de posição de LED interligadas visualmente por uma barra prateada acima das aberturas frontais para o radiador. As versões Flex possuem para-choque dianteiro com menor ângulo de ataque (21 graus) - nas versões à diesel, são 26 graus.


Visto de lateral, o Commander exibe linhas mais retas que o Compass na linha das janelas e nos vincos laterais. As portas traseiras foram ampliadas e se abrem em um ângulo de até 80 graus. Assim como no Renegade e no Compass, o nome "Commander" aparece na parte inferior das portas dianteiras.


Já as lanternas do Commander, compostas por LED, são bastante delgadas e posicionadas de forma praticamente rente ao vidro traseiro. Um friso em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, separa as lanternas e acomoda o logo da Jeep. A tampa traseira possui acionamento elétrico nas versões Overland.


Com 4,77 metros de comprimento, 2,79 m de distância entre-eixos, 1,68 metro de altura (1,70 m nas versões movidas a diesel), 1,86 m de largura sem retrovisores e 2,04 m de largura com retrovisores, o Commander é 36,5 centímetros mais comprido, 4 cm mais largo e 5,5 centímetros mais alto do que o Compass. A distância entre-eixos foi esticada em 15,8 cm no modelo apresentado agora. Curiosamente, o Commander tem tanque de combustível 1 litro maior do que o do Compass.


Na parte interna, Compass e Commander são muito parecidos, o que não é um demérito, já que a reestilização da linha 2022 do Compass, apresentada em abril, melhorou bastante o nível de refinamento da cabine. O Commander, portanto, se diferencia pelos materiais e tonalidades empregadas em seu acabamento, pela presença de alguns equipamentos indisponíveis no Compass e, claro, pelo espaço interno ampliado na parte traseira. Os bancos, feitos em couro com detalhes em suede, trazem costuras aparentes, na cor cobre, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. O logotipo da Jeep vem gravado em baixo relevo (versão Limited) nos bancos e no apoio de braço dianteiro, que ainda traz o ano de fundação da marca (1941). Na Overland, o nome da versão é que vem gravado nos bancos.


Também há revestimento em suede e couro no painel, com costura em "burnished cooper" quando o interior possui as cores marrom e preto e em "light diesel grey" quando o acabamento interno é cinza, reforçando o requinte no novo modelo. Os detalhes com acabamento metálico também variam de tom de acordo com o tom do interior: vertical brush com cromado cobre, silver metal brush com cromado ou ainda vertical brush com cromado acetinado. O nome do carro e o logo da Jeep trazem acabamento em cromo acetinado e cobre.


Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon), além de uma cor nova e totalmente exclusiva do modelo: Slash Gold, um tom dourado sutil. Nas versões Overland flex e diesel, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza Steelgray (opcional nas duas versões).


Vale dizer ainda que o Commander traz nove easter eggs espalhados no interior e exterior do veículo. Além de alguns tradicionais encontrados também em outros modelos Jeep, como a salamandra existente no Compass e a silhueta do veterano Willys "subindo" a parte esquerda do para-brisa, o novo SUV da Jeep traz novos desenhos, como o pequeno galão presente próximo ao bocal do tanque de combustível, uma bússola apontando para o Nordeste no porta-copos dianteiro (uma referência à região geográfica em que o Commander é produzido) e os olhos de uma onça-pintada gravada no vidro traseiro.


Todas as versões do Commander possuem três fileiras de assentos e sete lugares. O porta-malas conta com 233 litros quando os sete lugares estão ocupados, passando para 661 litros com o rebatimento dos dois bancos da terceira fileira e a até 1.760 litros com o rebatimento dos cinco bancos traseiros. Somando-se os volumes dos porta-objetos pela cabine, o Commander possui 31 litros de espaço para guardar objetos.


A segunda fila pode correr para a frente ou para trás em até 14 centímetros, permitindo escolher entre um maior espaço de pernas para os passageiros da fila do meio ou ampliar o porta-malas quando os bancos da terceira fileira estão rebatidos. Há duas saídas de ar traseiras, compressor de ar próprio para a segunda fileira e controle independente da intensidade da ventilação, além de entrada USB e tomada 12 Volts (nas versões Overland, existe ainda uma tomada de 127 Volts).


A segunda e terceira fileiras de assentos possuem encostos das costas reclináveis. Quem senta na terceira fileira do Commander também dispõe de porta-objetos e entrada USB.


O Jeep Commander traz em todas as versões o quadro de instrumentos digital personalizável com tela de 10,25 polegadas e a central multimídia com tela touchscreen de 10,1 polegadas com GPS integrado e espelhamento de tela de celular para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Também há carregamento de bateria de smartphones por indução (é necessário que o celular seja compatível com a tecnologia).


A versão Overland conta com tampa do porta-malas motorizada com sensor de presença, que permite abrir ou fechar a tampa com um gesto do pé sob o para-choque traseiro. Ainda há para-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, e, na versão Overland, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico e teto solar panorâmico.


Todas as versões dispõem de controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (com ajuste da distância do veículo à frente), alerta de colisão com reconhecimento de pedestres, ciclistas ou motociclistas e frenagem automática de emergência, detecção de veículos em pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída da faixa de rodagem com correção da trajetória, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática dos faróis e park assist, que realiza automaticamente o esterço do volante nas manobras de estacionamento.


Na versão Overland, o Commander traz o sistema de som Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência (no Compass, o sistema de som de grife é o da Beats, de 506 Watts, com 8 alto-falantes e um subwoofer). No Commander, existe a tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como caixas acústicas, a fim de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda.


O Commander, assim como Compass e Renegade, dispõe da plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence em todas as versões, que incorpora mapas de GPS com diversas informações, chamadas de emergência e Wi-Fi nativo, que pode ser compartilhado com até oito aparelhos dentro do carro.

Na versão Overland existe a função Alexa in vehicle. Ao logar com sua conta na Amazon, é possível utilizar todas as funções da Alexa de dentro do carro. É possível dar comandos de voz, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, e até comandos externos ao veículo, como, por exemplo, ordenar que seja aberto o portão da garagem, conferir a condição do tempo, procurar um restaurante ou uma farmácia, ou acrescentar um item a uma lista de compras. A versão Overland a diesel conta ainda com o menu Jeep Off-Road Pages, com informações como graus de inclinação vertical e lateral, tração selecionada e status do bloqueio de diferencial.


Todas as versões possuem sete airbags de série em todas as versões: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista. Desenvolvido sobre a plataforma Small Wide também utilizada pelo Compass, o Jeep Commander tem carroceria composta por 79% de aços de alta e ultra resistência, além de conjuntos de suspensão com geometria e calibração adaptadas para as dimensões e o peso do modelo. 

O para-brisas e as janelas do novo SUV da Jeep trazem várias camadas, e, segundo a Jeep, são capazes de reduzir até 10 dB nos ruídos externos e cerca de 10° C na temperatura do interior do veículo. Os vidros nas laterais e traseira são mais escuros, proporcionando maior nível de proteção solar.


As versões com o motor 1.3 Turbo Flex "T270" possuem o mesmo rendimento do Compass com este propulsor: são 180 cavalos com gasolina e 185 cv com etanol a 5750 rpm. O torque, com cambos os combustíveis, é de 27,5 kgfm (ou 270 Nm, daí o nome "T270") a 1.750 rpm. As versões Turbo Flex do Commander possuem tração 4x2 dianteira e câmbio automático de 6 velocidades com modo Sport, que faz com que as trocas de marchas sejam mais rápidas e passem a ser realizadas em rotações mais altas. A resposta do acelerador se torna mais ágil e a direção fica mais firme.


As versões flex do Jeep Commander trazem também o Traction Control +, que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Este sistema aplica torque de frenagem na roda que está patinando e transfere o torque para a outra roda dianteira que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, o motorista deve pressionar a tecla ASR OFF. 

Já as versões com o motor 2.0 Turbo Diesel "TD380", de quatro cilindros, se beneficiaram de um mapa de calibração específico, além de modificações no volante de motor, no conversor de torque e na turbina. A potência foi mantida em 170 cavalos, mas o torque cresceu de 35,7 kgfm para 38,7 kgfm (380 Nm) a 1750 rpm.

Este propulsor traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, reduzindo a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD380 a autonomia deste aditivo é de cerca de 10 mil quilômetros.


Todas as versões Turbo Diesel do Commander possuem tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de 9 marchas, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e controlador de velocidade de descidas (Hill Descent Control), que, em descidas íngremes, mantém a velocidade programada sem necessidade de controlar o acelerador ou os freios do carro. As versões movidas a diesel possuem distância do solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24 graus.

Confira agora o conteúdo das versões do Jeep Commander:

Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 199.990


A versão por assim dizer básica já possui um pacote de equipamentos de fábrica bastante completo, que inclui segunda fileira de bancos reclináveis e com deslocamento longitudinal de 14 centímetros, terceira fileira de assentos reclináveis, acendimento automático dos faróis, ajuste manual do volante em altura e profundidade, alarme, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, aletas junto ao volante para trocas sequenciais de marcha, apoio de braço central com logo Jeep 1941 e porta objetos embutido, ar-condicionado de duas zonas com ajuste de intensidade do vento para as fileiras traseiras, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída da faixa de rodagem com assistente de permanência na pista, banco do passageiro dianteiro rebatível, banco elétrico para o motorista (ajustável em 8 posições), assentos em couro e suede na cor preta, porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, central multimídia com tela touchscreen de 10,1 polegadas, funcionalidades Adventure Intelligence, GPS integrado e espelhamento de conteúdo de celular sem fio (para Apple CarPlay e Android Auto), chave presencial com telecomando para abertura/fechamento de portas e vidros e botão para partida do motor à distância, botão interno para ignição, cintos dianteiros com ajuste de altura, cintos de 3 pontos e apoios de cabeça para os sete ocupantes, computador de bordo (com registro de distância percorrida, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), comutação automática dos faróis altos, console central com acabamento cromado, controle de estabilidade, tração e anti-capotamento, assistência para frenagens de pânico assistente de partida em ladeiras, câmbio automático de 6 marchas, câmera de ré, detector de fadiga do motorista, direção elétrica, estepe de uso emergencial, faróis principais e de neblina Full LED, lanternas e luzes diurnas em LED, freio de estacionamento eletrônico, freios a disco nas 4 rodas, friso cromado por toda a extensão das janelas laterais, ganchos de fixação de carga no porta-malas, iluminação do porta-malas, luzes de seta dinâmicas, fixações para cadeirinhas infantis, Jeep Traction Control+ (bloqueio do diferencial dianteiro), controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com limitador de velocidade, limpador e desembaçador traseiro, modo Sport, monitoramento de veículos em pontos cegos, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, painel parcialmente revestido em Suede com acabamento cromado, para-sois com espelhos, pavimento do porta malas com revestimento reversível, porta objetos sob o assento do passageiro dianteiro, porta-óculos, entradas USB para as três fileiras de assentos, rack do teto com detalhe cromado, reconhecimento de placas de trânsito, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com luzes de seta e rebatimento elétrico, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 235/55, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), Auto Hold (dispensa a necessidade de manter o pé no freio em paradas com o câmbio em D), Start&Stop (desligamento/religamento automático do motor em paradas para economia de combustível), auxiliar de estacionamento semi-autônomo (Park Assist), monitoramento da pressão dos pneus, som com 6 alto falantes, tapetes dianteiros e traseiros em carpete, teto e colunas externas em preto, tomada 12 Volta, travas elétricas nas portas e porta malas (com travamento em velocidade a 20 km/h, trava de tampa do combustível associada ao fechamento/abertura das portas e indicador de portas abertas no quadro de instrumentos), vidros elétricos nas 4 portas com função um-toque e volante revestido de couro.


Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 219.990

Seus itens adicionais são: abertura e fechamento motorizados da tampa do porta-malas com sensor de presença, banco elétrico para o passageiro dianteiro (ajustável em 8 direções), bancos com revestimento em couro e Suede na cor marrom, central multimídia Adventure Intelligence Plus com Alexa dentro do veículo, pintura das partes inferiores na cor da carroceria, rodas de liga leve de 19 polegadas com pneus 235/50, sistema de som Harman-Kardon de 450 Watts (com nove alto-falantes + subwoofer) e tecnologia Fresh Air, teto solar elétrico panorâmico Command View e tomada auxiliar de 127 Volts.


Jeep Commander Limited Turbodiesel 4x4 AT9: R$ 259.990


Em relação ao Commander Limited Flex, a versão Turbodiesel traz os seguintes adicionais: câmbio automático de 9 marchas, controlador de velocidade em descidas (Hill Descent Control), protetor de cárter, seletor de terrenos (Selec-Terrain) com modos Sand/Mud, Snow e Auto, além da tração 4x4 com reduzida.


Jeep Commander Overland Turbodiesel 4x4 AT9: R$ 279.990

A versão mais completa da gama tem o mesmo conteúdo da versão Overland Flex e também itens como câmbio automático de 9 marchas, Hill Descent Control, menu Off Road Pages no sistema multimídia (com informações úteis para as trilhas), protetor de cárter, seletor de terrenos Selec-Terrain (com modos Sand/Mud, Snow e Auto) e tração 4x4 com reduzida.


Toda a linha Commander dispõe das seguintes cores, todas sem custo adicional: Prata Billet (com pintura de teto, colunas e capas dos retrovisores em preto) Azul Jazz (com pintura de teto, colunas e capas dos retrovisores em preto), Deep Brown (com pintura de teto, colunas e capas dos retrovisores em preto), Preto Carbon e Cinza Granite (com pintura de teto, colunas e capas dos retrovisores em preto), que são todas pinturas metálicas, além das cores perolizadas Branco Polar (com pintura de teto, colunas e capas dos retrovisores em preto) e Slash Gold (com pintura de teto, colunas e capas dos retrovisores em preto). O couro na cor Steelgray também é opcional para todas as versões, exceto para a Overland Turbodiesel.

O Jeep Commander não tem opcionais, mas estarão disponíveis os acessórios Mopar nas concessionárias Jeep. São 18 itens disponíveis, como assento para pets, porta-óculos, bagageiro de teto para prancha de surfe e malas, entre outros.

Com garantia de três anos, o Commander tem revisões a cada 12 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo flex 4x2 e 20 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo Diesel 4x4.


A pré-venda do Commander iniciou no dia 26 de agosto, podendo ser feita pelo hotsite https://commander.jeep.com.br/ ou na rede de concessionárias Jeep. A reserva funciona com um sinal de R$ 5 mil e a previsão de entrega dos carros é a partir de outubro. Depois do pagamento do sinal, o cliente receberá uma mensagem por e-mail com a confirmação do pedido e, caso tenha feito a compra na pré-venda de forma online, será orientado a ir até uma das concessionárias da Rede Jeep para concluir a aquisição do Jeep Commander. Caso, por qualquer motivo, o consumidor decida cancelar a compra, a Jeep garante que a quantia paga como sinal será paga de volta.

Os 500 primeiros consumidores do Commander ganharão um kit de boas-vindas composto por uma mala de viagem em couro com a logomarca com o nome do modelo e um kit Trousseau (necessaire com produtos de higiene da marca). E todos os clientes que comprarem até o final da pré-venda, no dia 7 de outubro, terão as três primeiras revisões gratuitas. Para quem fizer a aquisição como pessoa física, no varejo, a Jeep promete pagar o valor da tabela FIPE no Renegade ou Compass usados.

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