Toyota Corolla atinge marco de 50 milhões de unidades vendidas no mundo


Lançado em 1966, o Toyota Corolla alcançou grande aceitação no mercado mundial desde as suas primeiras gerações. Agora, a montadora japonesa celebra o marco de 50 milhões de unidades do modelo vendidas em todo o planeta. O Corolla já acumula 12 gerações em seus 55 anos de existência, além de diversas opções de carrocerias e variadas modificações a depender do país onde é vendido.

Atualmente produzido em 15 fábricas pelo mundo e vendido em mais de 150 países, o Corolla ainda mantém o posto de automóvel mais vendido do mundo, tendo sido o único carro a ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades comercializadas em 2020. No Brasil, o modelo é líder no segmento de sedãs médios há sete anos consecutivos.


Produzido inicialmente em Takaoka, no Japão, a Toyota apostou no conceito “80 Point Doctrine + α”: a primeira geração do Corolla deveria alcançar, em todas as suas características, uma média de 80 pontos em uma escala que variava até 100, e ainda acrescentar alguma característica extra. A eficiência deste sistema fez com que ele continuasse a ser aplicado em todas as gerações seguintes do modelo.


No Brasil, o Corolla começou a ser comercializado em 1994, após a reabertura das importações de automóveis ocorrida quatro anos antes. Em 1997, a Toyota anunciou a construção da fábrica de Indaiatuba (SP), que, a partir de 1998, seria responsável pela produção do sedã em território nacional.


A edificação desta planta permitiu à Toyota consolidar sua atuação na indústria nacional (antes limitada ao veterano Bandeirante) e auxiliou em sua expansão de mercado na América Latina.


Ao todo foram produzidas mais de 1,4 milhão de unidades na fábrica de Indaiatuba, somando a fabricação para suprir o mercado brasileiro e as clientelas de exportação atendidas pela Toyota do Brasil na América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, entre outros.


No primeiro semestre de 2021, mais de 23 mil unidades foram comercializadas do Corolla, o que lhe garantiu uma participação de 56% no seu segmento de sedãs médios.


A 12ª geração do Corolla, lançada no Brasil em setembro de 2019, foi o primeiro híbrido com motor flex a ser produzido no Brasil. De janeiro a julho de 2021, as versões híbridas flex do Corolla sedã acumularam 4.287 unidades comercializadas.


Em 2021, a linhagem do Corolla foi ampliada no Brasil com a chegada do SUV médio Corolla Cross. Produzido na fábrica de Sorocaba (SP), o modelo já alcançou a segunda posição de vendas dos SUV médios, atrás apenas do Jeep Compass. De março a julho, o Cross registrou mais de 15 mil unidades emplacadas, sendo 5.237 mil unidades de versões com conjunto mecânico híbrido.

Comentários