Fiat Mobi alcança marco de 400 mil unidades produzidas em seis anos


Apresentado ao Brasil em abril de 2016, o Fiat Mobi representou a aposta da marca no segmento de subcompactos. Ele substituiu a versão mais simples do Uno (Vivace) e assumiu um nicho de mercado entre o Palio Fire e o então novo Uno. O tempo passou e o Mobi ganhou (e perdeu) versões, mas se mantém ainda firme como o carro de entrada da Fiat, rivalizando diretamente com o Renault Kwid e representando uma alternativa mais barata do que o Argo.

No acumulado do 2022, o Mobi está em quinto lugar no ranking nacional de veículos mais vendidos do País e fechou os meses de abril e março de 2022 na terceira posição, conforme dados da Fenabrave. Hoje, a Fiat anuncia o marco de 400 mil unidades do Mobi já produzidas na fábrica de Betim (MG). O subcompacto também é exportado e vendido em outros 12 países além do Brasil.


Há seis anos, o Mobi era lançado nas versões Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. As versões com o sufixo "On" vinham mais equipadas e traziam de fábrica direção hidráulica e ar-condicionado, entre outros itens. O conjunto mecânico era comum a todas as versões e era composto pelo motor 1.0 Fire de 73/75 cavalos e pelo câmbio manual de 5 marchas. O modelo dispunha de soluções criativas como o Live On (um suporte para celular que transformava o aparelho no "sistema multimídia" do carro após a instalação de um aplicativo) e a Cargo Box, uma caixa no porta-malas com divisória que poderia ser usada para transportar, por exemplo, várias sacolas de compra de uma só vez. Logo depois vieram as versões Drive com câmbio manual e cinco marchas e Drive GSR (com câmbio automatizado monoembreagem acionado por botões), ambos com o moderno motor 1.0 Firefly de 3 cilindros e 72/77 cavalos, até então usado somente em versões do Uno.


Em 2018, o Mobi passou a ter as versões Easy Comfort e Way Extreme. O primeiro trazia ar-condicionado e rodas de aço de 14 polegadas, mas abria mão da direção hidráulica e do limpador traseiro. Já a versão Extreme trazia detalhes estéticos diferenciados e teve a primazia de ser a primeira opção do Mobi equipada de fábrica com sistema multimídia.


Já em tempos de pandemia, em abril de 2020, o Mobi passou a ser vendido somente nas versões Easy e Like, ambas com motor 1.0 Fire: as opções Easy Comfort, Way e Drive deram adeus ao portfólio. Em outubro do mesmo ano, o subcompacto receberia mudanças leves para se adequar à nova linguagem visual da Fiat, adotando o novo logotipo da marca (fora do escudo de fundo vermelho) e ganhando detalhes como a Fiat Flag. Nesta ocasião, o modelo passou a ter a versão Trekking, que herdou elementos de estilo do modelo Way, mas com uma roupagem mais moderna.


Em maio de 2021, as versões Like e Trekking passaram a ter mais equipamentos: o primeiro incorporou luzes de seta nos retrovisores, enquanto o segundo ganhou a central multimídia da Strada (com espelhamento do conteúdo de celulares sem fio), além de novos detalhes estéticos e som com 4 alto-falantes e dois tweeters.


Na virada do ano, o Mobi Easy saiu de cena, com o desinteresse do mercado em carros sem direção assistida ou ar-condicionado. Em janeiro de 2022, o modelo teve o motor 1.0 Fire recalibrado para atender às normativas do Proconve L7, perdendo um pouco de força e passando a render 71 cv com gasolina e 74 cv com etanol. Segundo a marca, este propulsor passou a ficar até 7,9% mais econômico. Já a linha 2023, revelada em março deste ano, teve como novidades a inclusão da cor Cinza Strato para o Mobi Trekking e a disponibilidade de controle de tração, controle de estabilidade e assistente de partida em ladeiras como opcionais para as suas duas versões.

Comentários