Renault Scénic Vision: conceito híbrido reaproveita o nome da minivan


A Renault apresenta ao mundo o carro-conceito Scénic Vision, desenvolvido para representar a nova estratégia ESG da marca e seus três pilares (meio ambiente, segurança e inclusão). O crossover reaproveita o nome da minivan derivada do Mégane que foi produzida na Europa entre 1996 e 2022. Segundo a marca, o conceito possui mais de 70% de materiais reciclados e é 95% reciclável - inclusive a bateria.

O conjunto mecânico é híbrido e combina propulsão elétrica e a hidrogênio, cuja aplicação em veículos de produção em série está sendo antevista para a década de 2030. Este último foi escolhido para reduzir o tempo ocioso durante a recarga de energia. A Renault declara que o Scénic Vision possui um índice de footprint de emissões de carbono 75% inferior em comparação com um carro elétrico convencional da atualidade, como o Mégane E-Tech. Já as tecnologias de segurança e assistências de condução visam reduzir o número de acidentes em até 70%.


O exterior deste carro-conceito revela algumas das formas e do estilo de uma nova geração do Scénic, que será comercializada em 2024, enquanto o design interno é um estudo sobre as cabines dos veículos futuros da marca.


O desenvolvimento do Scénic Vision contou com a participação do pioneiro da música eletrônica Jean-Michel Jarre. O artista se uniu à equipe de projeto para definir a "assinatura sonora" do carro-conceito, que possui apenas um alto-falante em cada porta, complementado por um sistema de “bolhas de som” presente em cada apoio de cabeça.


O assoalho do Scénic Vision é composto por resíduos plásticos de garrafas de leite, tubos de plástico, etc. Em todo o veículo, 30% dos plásticos utilizados são de fontes renováveis (bioplásticos). Os revestimentos do veículo foram produzidos com carbono reciclado proveniente da indústria aeronáutica. Os pneus são fornecidos por um fabricante que é membro da Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável (GNSPR), comprometido com a responsabilidade ambiental e os Direitos Humanos. Em vez de couro, foi utilizado poliéster 100% reciclado com baixo teor de carbono. O tanque da célula de combustível é produzido com fibra de carbono proveniente de resíduos de papel reciclado.


Localizado na porta do motorista, um filtro de ar permite melhorar a qualidade do ar no interior do veículo, filtrando o ar externo. Do lado de fora, os pigmentos pretos da tinta são provenientes do tratamento de partículas captadas na atmosfera. Sem pigmentos sintéticos, a tinta é capaz de contribuir para melhorar a qualidade do ar.


A célula de combustível de hidrogênio, de 16 kW, funciona como um “extensor de autonomia”. Já a bateria é duas vezes mais leve do que a de um veículo elétrico atual, mas mantém autonomia equivalente. A Renault acredita que, em 2030, a rede de postos de hidrogênio será suficientemente densa em regiões da Europa. A marca estima que será possível percorrer até 800 quilômetros (mais do que a distância entre as cidades de Paris e Marselha) sem precisar parar para recarregar a bateria. Uma parada de 5 minutos será suficiente para encher o tanque de hidrogênio, tempo equivalente ao de abastecer um automóvel a combustão.


Um sistema de câmeras integrado na frente do veículo amplia o campo de visão do condutor em 24%, reproduzindo o entorno em uma tela no painel. O conceito dispõe do Safety Coach, que avalia riscos e permite antecipar as situações estressantes, compensando a eventual falta de atenção do condutor e dando orientações personalizadas para melhorar continuamente os hábitos de direção. Esta interface também dá orientações personalizadas ao condutor a respeito da sua saúde, por meio da análise dos dados coletados pelas câmeras e sensores conectados localizados na cabine (ritmo cardíaco, fadiga, etc.).


Um sistema de reconhecimento facial permite abrir a porta e ajustar as configurações do veículo a partir do perfil do condutor. Este sistema também oferece a possibilidade de adaptar as condições de condução a uma eventual deficiência da pessoa que vai dirigir. Cada banco é equipado com microfones e alto-falantes para oferecer seu próprio ambiente sonoro (inclusive condução assistida por comando de voz). A retransmissão da voz dos passageiros e do condutor e, se necessário, a amplificação da voz, facilita a comunicação entre os ocupantes do veículo, principalmente se houver uma pessoa com problemas auditivos no veículo. Além disso, a ausência de coluna central entre as portas e o assoalho plano facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Ficha Técnica

Comprimento: 4,49 m
Largura: 1,90 m
Altura: 1,590 m
Entre-eixos: 2,835 m
Rodas: 21 polegadas
Pneus: 235/45 R21
Peso: 1.700 quilos
Motor: elétrico síncrono 160 kW com rotor bobinado
Célula de combustível: 16 kW
Bateria: 40 kWh


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