Reestilizado, Chevrolet Equinox chega à linha 2022 nas versões RS e Premier

Demorou, mas o Chevrolet Equinox 2022 finalmente está sendo apresentado ao Brasil. A reestilização do SUV foi apresentada nos Estados Unidos em fevereiro de 2020, durante o Salão do Automóvel de Chicago, mas a pandemia do coronavírus atrasou a comercialização do modelo em território norte-americano. No Brasil, o Equinox chegou a ser uma das quatro novidades prometidas para "até o fim de 2021", mas apenas um lançamento foi feito dentro do prazo estabelecido (o da S10 Z71, em outubro de 2021). O Cruze RS só foi apresentado em janeiro deste ano, e o novo Bolt segue sem data definida para apresentação (o mais provável é que seja no início do segundo semestre deste ano). Apesar de estar sendo apresentado agora, o Equinox 2022 só chega às concessionárias da Chevrolet em meados de junho.

É a primeira mudança que o Equinox incorpora desde a sua apresentação no Brasil, ocorrida em outubro de 2017. Na época, o modelo chegou em versão única, Premier, com o motor 2.0 Turbo de 262 cavalos. Um mês depois chegou a versão LT, com menos equipamentos, mas mantendo o conjunto mecânico da versão mais cara. Depois veio o motor 1.5 Turbo de 172 cavalos, que começou equipando as versões de entrada, mas a partir de março de 2021 se tornou a única opção de motorização para o utilitário. O modelo 2022, apresentado agora, chega em duas versões: RS (com tração dianteira) e Premier (modelo com tração integral AWD e equipamentos adicionais).

A reestilização do Equinox foi mais abrangente na dianteira do modelo. Os faróis de LED ficaram maiores e passam a ser cortados por frisos horizontais, separando as luzes de posição dos faróis principais. A grade superior está mais angulosa, mas mantém a divisão em duas seções, com a gravatinha da Chevrolet ao centro e a abertura de ar maior na parte inferior. O para-choque dianteiro também foi redesenhado e incorpora novas molduras em torno das luzes de neblina. Eles também passam a trazer "side-markers" (refletores alaranjados).

A lateral mudou pouco. Tanto a versão RS quanto a Premier possuem rodas de 19 polegadas e pneus 235/50, mas, na versão de apelo esportivo, sua superfície é toda escurecida, enquanto a versão top traz raios diamantados.

Na traseira, o Equinox recebeu lanternas com novo estilo interno e para-choque traseiro com novos estilos de frisos. A carroceria mantém exatamente as mesmas dimensões do modelo anterior, sem tirar nem por um milímetro: 4,65 metros de comprimento, 2,725 m de distância entre-eixos, 2,105 m de largura (incluindo retrovisores) e 1,84 metro de altura. O porta-malas também manteve a capacidade de 468 litros, podendo chegar a 1627 litros com o rebatimento do banco traseiro.

O interior do Equinox também teve mudanças tímidas. Os gráficos da tela colorida do computador de bordo, ao centro do quadro de instrumentos, foram atualizados, assim como as padronagens dos revestimentos dos bancos e do console. Por fim, o sistema multimídia OnStar com tela sensível ao toque de 8 polegadas passa a oferecer alguns recursos novos. 

O sistema multimídia dispõe de atualizações remotas, conectividade com o aplicativo myChevrolet App, espelhamento de tela de smartphone sem fio para Android Auto e Apple Car Play, internet Wi-Fi no veículo, aplicativo Spotify e conectividade com a assistente de voz Alexa, além de manter o GPS nativo e o sistema de telemática OnStar, que oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, para serviços de emergência e segurança. Somente na versão Premier, a Chevrolet disponibiliza um ano gratuito de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e o plano mais abrangente do OnStar, além da tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis.

Com apelo esportivo, a versão RS conta com tração somente nas rodas da frente (no Premier, a tração é integral). A diferença de peso entre o RS e o Premier é de 114 quilos: o primeiro possui 1561 kg, e a versão topo-de-linha, 1675 quilos. O peso da carroceria influencia na carga útil admitida por cada modelo: enquanto o RS suporta 474 quilos (somando passageiros e bagagens), o Premier só leva até 425 kg. Outra diferença técnica é que o RS possui tanque de combustível menor que o Premier (56,3 litros X 59 litros).

A cor Vermelho Rubi, metálica, é exclusiva para o Equinox RS. Esta versão também pode ser adquirida nas cores de carroceria Cinza Drake (metálica), Preto Global (sólida) ou Branco Summit (sólida). As diferenciações estéticas do modelo RS em relação ao Premier incluem: detalhes escurecidos (como frisos da grade e dos para-choques, rack de teto e contorno lateral das janelas), logo da Chevrolet com fundo preto, detalhes inferiores dos para-choques na cor da carroceria e grade frontal com aberturas exclusivas. Internamente, esta versão traz como exclusividades o forro de teto em preto, a gravatinha escurecida no centro do volante e as costuras vermelhas que decoram bancos, volante, alavanca de câmbio e outros revestimentos.

Já a versão Premier é mais sóbria e dispõe de mais itens de série em comparação com o modelo RS. Não por acaso, o neutro tom de cor Prata Switchblade (metálico) é exclusivo desta versão - há também os tons Preto Global, Branco Summit e Cinza Drake. O Premier adota uma quantidade maior de cromados pela carroceria e sua decoração interna é mais homogênea, com painel e revestimentos na cor "Jet Black".

A versão Premier possui os seguintes equipamentos adicionais: projetores nos faróis, luzes dianteiras de neblina, abertura e fechamento motorizados da tampa do porta-malas (com acionamento por botão interno, pela chave ou por sensor de movimento, com um gesto do pé sob o para-choque traseiro, com ajuste do ângulo de abertura da tampa), controlador de velocidade em declive, botão na chave para partida do motor (com acionamento do ar-condicionado, caso o aparelho esteja ligado), banco do motorista com duas memórias de posição e sistema de som Bose Premium com 5 alto-falantes e dois tweeters.

Em termos de segurança, as duas versões dispõem de seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), alarme antifurto, alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e auxilio de frenagem, alerta de movimentação traseira (em marcha ré), alerta de veículos em pontos cegos com sensor de aproximação repentina, alerta de esquecimento de pessoa/objeto no banco traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, alerta vibratório de segurança no banco do motorista, auxílio de permanência na faixa de rodagem, alerta sonoro em caso de não-utilização dos ocupantes dianteiros e traseiros, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, controles de estabilidade e tração, luz alta adaptativa, ajuste de altura dos faróis, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, indicador de distância do veículo à frente, indicador de vida útil do óleo, protetor de cárter, fixação de cadeiras para crianças infantis, assistente de partida em aclive e freios ABS com distribuição da força de frenagem e assistência de frenagem de urgência.

As duas versões contam com acendimento automático dos faróis, banco do motorista com regulagens elétricas (inclusive lombares), freio de estacionamento elétrico, alças na dianteira e traseira do teto, apliques no painel e nas portas dianteiras em LED, ar-condicionado de duas zonas com modo automático de funcionamento (inclusive de recirculação) e com saídas de ar para o banco traseiro, câmera de ré com linhas de guia, carregador sem fio para smartphone, chave presencial com partida do motor por botão, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos (Informações Gerais do Veículo: velocidade instantânea, hodômetro parcial, consumo médio para distância A e B, autonomia, consumo instantâneo, vida útil do óleo, monitoramento de pressão dos pneus, velocidade média, cronômetro, tensão da bateria, tendência de consumo nos últimos 50 km (em km/l), índice ECO, indicador de distância do veículo da frente (em segundos - quando disponível) e bússola; Informações do Áudio: navegação pelas músicas, entre estações favoritas e seleção da fonte de áudio; Informações do Telefone: realização de chamadas telefônicas, visualização dos contatos, indicador da bateria e sinal do celular pareado; Informações de Navegação: informações de rota ativa no GPS; Opções: habilitação da função de aviso de velocidade e seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo), cobertura retrátil do porta-malas, console central com porta copos e apoio de braço com porta-objetos, controlador de velocidade de cruzeiro, descansa-braço traseiro com porta-copos, direção elétrica progressiva, Easy Park (sistema de estacionamento semi-automático), retrovisores externos elétricos, aquecidos, com luzes de seta e rebatimento elétrico; espelho interno eletrocrômico, luz no porta-malas, luzes individuais de leitura dianteiras e traseiras, para-brisa com isolamento acústico, porta-objetos nos forros das portas e porta-malas, porta-óculos no console de teto, porta-revistas atrás dos encostos dos bancos dianteiros, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, para-sóis com espelho, cobertura e iluminação, tapetes em carpete, teto solar elétrico panorâmico, tomadas de 12 Volts no console central (uma dianteira, outra traseira) e no porta-malas, trava elétrica das portas com acionamento na chave, vidros elétricos com acionamento por um toque, recurso anti-esmagamento e fechamento/abertura associados aos botões de destravamento e travamento das portas, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Em termos de mecânica, tudo igual. O motor 1.5 Turbo mantém a injeção direta de gasolina e o rendimento de 172 cavalos e 27,8 kgfm de torque. Conforme dados de fábrica, a versão RS acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcança as médias de consumo de combustível de 9,3 km/l de gasolina na cidade e de 11,5 km/l na estrada. O câmbio automático de seis marchas permanece com a opção de trocas sequenciais na alavanca.


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