Toyota Camry volta a ser vendido no Brasil na versão Hybrid


Após um hiato de aproximadamente um ano, o Toyota Camry retorna ao mercado brasileiro e começa a ser vendido em todas as concessionárias da marca a partir desta semana pelo preço de R$ 331.790. O sedã, que chega como linha 2023, está disponível em versão única (XLE Hybrid). É a primeira vez que o modelo é oferecido no nosso País com o conjunto mecânico híbrido, composto por um motor 2.5 DOHC a gasolina de quatro cilindros (com rendimento de 178 cavalos a 5700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 5200 rpm) que trabalha em conjunto com outros três motores elétricos, resultando numa potência combinada de 211 cavalos. O Camry passa a ser o quarto modelo elétrico da Toyota no Brasil - as outras opções são Corolla Hybrid, Corolla Cross Hybrid e RAV4. 

Externamente, o Camry XLE Hybrid 2023 recebeu atualizações no design frontal. A barra central que circundava a grade superior foi removida, enquanto filetes cromados foram adicionados ao redor nas laterais do para-choque dianteiro, agora redesenhado. Além disso, as rodas de 18 polegadas de liga leve passam a ter novo estilo.


O Camry conta com o pacote de equipamentos de segurança Toyota Safety Sense, e traz alerta de mudança involuntária de faixa com condução assistida, o alerta de colisão frontal (que recebeu melhorias na detecção de pedestres à noite e ciclistas, até mesmo em curvas), assistência de direção de emergência (que auxilia o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, mantendo a estabilidade do automóvel), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com alerta sonoro e visual, comutação automática dos faróis altos, além de monitoramento frontal com detecção de automóveis e frenagem automática de emergência.


A lista de itens de segurança do Camry também inclui 9 airbags (dois frontais, dois laterais para os ocupantes dianteiros, dois de cortina, dois laterais para o assento traseiro e um para os joelhos do motorista), controle de estabilidade (VSC), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com pré-tensor e limitador de força para os ocupantes dianteiros, assistente de partida em ladeiras, freios ABS com EBD, assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência, alerta de veículos em ponto cegos e dois pontos de ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, com dois pontos de amarração superior.

Em termos de acabamento, o Camry Hybrid traz bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético. O volante e a manopla de câmbio também receberam apliques em couro, com detalhes em prata, também presentes nas maçanetas. O Camry ainda conta com painel com material soft touch e detalhes em madeira "black engineered wood', além de apliques cromados. 


A lista de itens de série inclui ar-condicionado digital de três zonas (com controles de temperatura independentes para motorista, passageiro dianteiro e ocupantes traseiros), painel de controle touchscreen para os passageiros de trás, banco traseiro elétrico com regulagem de inclinação, teto solar panorâmico com abertura elétrica e iluminação ambiente com LEDs.


A central multimídia traz tela sensível ao toque de 9 polegadas com rádio AM/FM, MP3 player, entrada USB e conexão para smartphones e tablets através do Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo no quadro de instrumentos tem tela colorida de 7 polegadas.

Os três motores elétricos do Camry entregam juntos 120 cv e 20,6 kgfm de torque. A potência combinada, porém, é um pouco menor do que a soma simples de força entre o propulsor a combustão e o conjunto elétrico, como é muito comum entre automóveis híbridos. O sedã dispõe do câmbio automático eCVT continuamente variável e conta com quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport. Com tração dianteira, o Camry traz suspensão dianteira McPherson, com barras estabilizadoras, e suspensão independente na traseira, também com barras estabilizadoras.


Como todos os veículos da Toyota no Brasil, o Camry tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos de cobertura para o sistema híbrido ou 100 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro). 

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