Peugeot 208 2023 chega com versões 1.0 Like e Style

Para apresentar a linha 2023 do 208, a Peugeot do Brasil olhou um pouco para o passado e rememorou a trajetória de sua linhagem "200", que remonta ao final dos anos 1920. O pioneiro foi o 201, considerado o primeiro Peugeot de produção em larga escala, que teve mais de 142 mil unidades produzidas entre 1929 e 1937. Ele foi sucedido pelo 202, um modelo compacto e de linhas aerodinâmicas para a época. Foi produzido entre 1938 e 1942, teve a fabricação interrompida pela Segunda Guerra Mundial e voltou a ser fabricado entre 1945 e 1948. O 203 teve mais sucesso e ficou em produção entre 1948 e 1960, registrando mais de 685 mil unidades produzidas. Em seguida veio o 204, feito de 1965 até 1976, e que chegou a mais de 1,6 milhão de exemplares fabricados. 

O modelo seguinte da série, o 205, tinha dimensões mais compactas. Longevo, ele viveu entre 1983 e 1998, mesmo tendo "fogo amigo" do 106 e do 306. Ele chegou a ser importado para o Brasil e passou o bastão para o 206, que tinha design bastante arrojado para sua época. Com duas entradas de ar sobre o capô e faróis "puxados", ele foi vendido no Brasil de 1999 até 2010, e inaugurou, juntamente com a Citroën Xsara Picasso, a fábrica da PSA de Porto Real (RJ). Em 2008, foi apresentado em território nacional o 207, que nada mais era uma reestilização do 206 (e, portanto, era completamente diferente do homônimo europeu, que era maior e mais sofisticado, embora alguns detalhes de estilo do modelo brasileiro fossem inspirados no 207 francês). 

Brasil e França só voltaram a se alinhar com o lançamento da primeira geração do 208, em 2013. O atual 208, que começou a ser comercializado em nosso País em setembro de 2020, foi totalmente remodelado em relação ao seu xará anterior. No evento de lançamento do 208 2023, a Peugeot fez questão de reunir exemplares do 205 (Júnior duas portas), 206, 207 (de rally), 208 (GT) e e-208 ao lado da nova versão Style, uma das duas opções do hatch feito na Argentina que passam a ter o motor 1.0 Firefly de origem Fiat. 

Com a fusão entre os grupos PSA (do qual a Peugeot faz parte) e FCA (encabeçado pela Fiat), que compõem a Stellantis, todas as marcas passam a trabalhar juntas e a compartilhar tecnologias entre si. Isso viabilizou a adoção, no 208, de um motor que antes só estava presente no Fiat Argo. O Peugeot tem como principais novidades da linha 2023 a chegada das versões Like 1.0 (R$ 72.990) e Style 1.0 (R$ 79.990). A gama de versões do 208 2023 fica assim:

208 Like 1.0 manual - R$ 72.990
208 Style 1.0 manual - R$ 79.990
208 Active 1.6 automático - R$ 94.990
208 Allure 1.6 automático - R$ 99.990
208 Griffe 1.6 automático - R$ 109.990
e-208 GT (elétrico) - R$ 241.990

Externamente, o 208 Style traz como destaques os faróis Full LED com luzes de condução diurna (DRL) no para-choque dianteiro também em LED, além das rodas de liga leve de 16 polegadas escurecidas (com pneus 195/55) e do teto panorâmico, que não abre mas conta com persiana manual para bloqueio dos raios solares. Esta versão também possui capas dos retrovisores e detalhes do aerofólio traseiro em preto, além de grade dianteira escura com detalhes cromados. As colunas traseiras trazem emblemas "Style". Na tampa traseira, o logo do Leão que caracteriza a Peugeot foi suprimido, mantendo-se o nome da marca no aplique em preto que une visualmente as lanternas. Outro destaque desta versão é a ponteira de escapamento cromada. Para o 208 Style estão disponíveis as cores Azul Quasar (metálica), Cinza Artense (metálica), Preto Perla Nera (metálica) e Branco Nacré (perolizada).

O 208 Like é mais simples. Ele agora possui as luzes diurnas de LED no para-choque da frente (o modelo homônimo com motor 1.6, que sai de linha, não trazia este elemento de estilo), mas os faróis principais são halógenos, com detalhes cromados. As rodas são de aço, com calotas e de 15 polegadas, calçadas com pneus de perfil um pouco mais alto (195/65). Maçanetas externas e capas dos retrovisores são de plástico fosco e não acompanham a cor da carroceria, mas desde esta versão existem piscas embutidos nos retrovisores. O Like só possui três opções de cores externas: Cinza Artense (metálica), Preto Perla Nera (metálica) e Branco Banquise (sólida).

Internamente, o 208 Style se diferencia por trazer costuras azuis para os bancos de tecido, maçanetas internas cromadas, detalhes dos painéis de porta em preto-brilhante e tapetes com o nome da versão disponíveis como acessório. Desde a versão Like, o volante praticamente simétrico e com dimensões reduzidas conta com comandos do computador de bordo e de operação de som, e a coluna de direção ajusta em altura e profundidade. Há também frisos cromados no painel e próximo às saídas de ar.

As duas versões trazem de fábrica o sistema multimídia Peugeot Connect (sem botões físicos e com tela de 10,25 polegadas), que conta com espelhamento de tela de smartphone sem fio (através do Apple CarPlay e do Google Android Auto), botão de comando de voz no volante, duas entradas USB no console central e som com 4 alto-falantes e dois tweeters.

Tanto Like quanto Style possuem o quadro de instrumentos "i-Cockpit" montado acima do volante, que possui conta-giros e velocímetro analógicos e com escalas contrapostas. Ao centro fica a tela monocromática do quadro de instrumentos, que exibe as informações do computador de bordo.

As duas versões do 208 possuem direção com assistência elétrica variável, ar-condicionado digital (acessado pela tela do sistema multimídia), chave-canivete, (com função de fechamento dos vidros elétricos ao travar as portas), alarme perimétrico, luz de leitura no teto, alavanca para abertura interna do tanque de combustível, vidros elétricos nas quatro portas com função anti-esmagamento, retrovisores externos elétricos, travamento das portas pela chave ou por botão no painel, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível, porta-objetos nas portas dianteiras, espelhos nos dois para-sóis e ganchos para sacolas no porta-malas.

Somente a versão Style vem de série com câmera de ré "Visiopark" com campo de visão de 180 graus, sensores de estacionamento traseiros, carregador de celular por indução e teto panorâmico.

Em termos de segurança, o pacote de equipamentos do 208 Like e do 208 Style é rigorosamente igual, e inclui quatro airbags (frontais e laterais nos bancos dianteiros), freios com ABS e EBD, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em subidas (Hill Holder), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade a partir de 10 km/h, limpador e desembaçador traseiro, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do motorista e alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento.

O motor 1.0 Firefly de três cilindros e 6 válvulas tem rendimento de 71 cavalos com gasolina e 75 cv com etanol, sempre a 6000 rotações por minuto. Já o torque é de 10,0 kgfm com gasolina a 3250 rpm e de 10,7 kgfm a 3500 rpm com etanol. Segundo a Stellantis, este propulsor foi concebido para ter uma durabilidade mínima de 240 mil quilômetros. O câmbio é manual de 5 marchas em todas as versões 1.0 do 208. 

Like e Style possuem tanque de combustível de 47 litros, porta-malas de 265 litros (no padrão VDA), freios a disco ventilados no eixo dianteiro (e tambores de freio traseiros), além de possuírem as mesmas dimensões: 4,055 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,45 metro de altura e distância entre-eixos de 2,54 metros. A principal diferença técnica entre as versões está no peso da carroceria: o Like possui 1047 quilos em ordem de marcha, enquanto o Style tem 1102 kg.

Conforme o ciclo de rodagem do Inmetro, o 208 Like 1.0 é capaz de fazer, com etanol, 10,4 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Já com gasolina no tanque, as médias são de 14,7 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada.

De acordo com a Peugeot, a revisão de 10 mil quilômetros do 208 1.0 terá custo de R$ 229,00, ao passo que serão pagos R$ 460,00 pela revisão de 20 mil km e R$ 430,00 pelo serviço de 30.000 quilômetros, totalizando um custo de 1.119 reais com a manutenção do veículo durante os seus três anos de garantia. A montadora também menciona, como chamariz, o fato de os custos de manutenção poderem ser diluídos no valor do financiamento do veículo, podendo representar um adicional de R$ 35,00 em cada parcela. Também é possível pagar pelas revisões antecipadamente. O plano Basic dá direito às três revisões até os 30 mil km e custa R$ 1.119. O plano Intermediate cobre também itens de desgaste, ao preço de R$ 2.599. Por fim, o plano Full inclui ainda um período de garantia estendida pelo valor de R$ 3.999.


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