História dos Automóveis: Chrysler PT Cruiser



O Auto REALIDADE mostrou há pouco tempo o anúncio da Chrsyler indicando o fim de linha do PT Cruiser, e no dia de sua morte "oficial", contamos agora a história deste curioso carro, ainda bastante querido, odiado por alguns, é verdade.



O PT Cruiser, como vários modelos da sua época, foi oriundo de um carro-conceito, o Pronto Cruizer, acima (1998, com "z" mesmo). A ideia foi aproveitada no projeto de hatch "retrô".



Após algum tempo, o PT Cruiser finalmente foi lançado em 1999 nos EUA( sendo produzido em Toluca, no México) e no Brasil em 2000.



Foi lançado nas versões hatch, com visual mais básico (tinha os borrachões pretos, por exemplo), e logo depois, na Panel, destinada a casais solteiros. Esta curiosa versão tem os vidros laterais traseiros opacos, garantindo mais privacidade (não, não é para transporte de carga...)



Logo depois chegou também a versão conversível (abaixo). Em 2003, o PT ganhou a versão GT, apenas nos EUA.



Em 2004 já se planejava uma leve re-estilização. Em 2005 o PT ganhou nova opção de motor e, em 2007, começou a ser comercializado o modelo renovado aqui no Brasil.



O PT Cruiser já teve várias versões: Limited, Touring, Touring Signature Series, Street Cruiser, Limited Edition Platinum Series (2004), Walter P. Edition (2006),
Dream Cruiser Series (de 2002 a 2004, e 2009), Sport (vendida na Inglaterra) e Classic, a maioria exclusiva dos EUA.

Com as dificuldades enfrentadas pela Chrysler entre 2008 e 2009, seu fim de linha foi cogitado (na verdade, desde 2007, com o fim da produção do Dodge Magnum, Chysler Pacifica, entre outros).

Mas o PT continuou no portfolio de modelos da Chrysler. Porém o conversível, abaixo, saiu de linha.



O PT seguiu firme no Brasil, onde a Chrysler fez uma tentativa de melhorar sua imagem.



Porém, não durou muito a sobrevida do PT Cruiser. Apesar de ser um fora-de-linha, continua com o prestígio, a ousadia e a inovação que poderão influenciar os "novos Chrysler", agora feitos sob a supervisão da Fiat, algo inimaginável na época do lançamento do PT.

Comentários

Unknown disse…
Estou louco para comprar um
Unknown disse…
Estou louco para comprar um
Unknown disse…
Boa noite a todos! Sou um apaixonado pelo PT CRUISER. Pretendo adquirir um modelo. Qual o mais indicado. Sou de Brasilia DF
Dr.WAGNER PAULON disse…
Prezados Colegas do PT Cruiser, realizei meu penúltimo sonho, adquiri A LENDA.
Serapião disse…
Boa noite, tenho umburana vender, moro em Franca SP , meu Zap é (16)99416-8700 se interessar posso te enviar algumas fotos.
Aninha Anadão disse…
Também adquiri o meu na cor Vermelho
Unknown disse…
Tenho um PT 2007 para vender sou de Brasília DF chama no Whatsapp 61 974007622