![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEga_r2Ezs9z7MJm_FL3evtSE4bmX49HB_l78iqPTxCnexRPIqyGqYp9YIPV4mJDoNbKQzkS8YMQI8jrJgOOIz6E28Jtu5CUOATuOr_7gJlSrPK-2Zwz5VGS2siNtnqS93JPqbMgUsnY0bx7/s400/Chrysler_PT_Cruiser_Dream_Cruiser_5_Front.jpg)
O Auto REALIDADE mostrou há pouco tempo o anúncio da Chrsyler indicando o fim de linha do PT Cruiser, e no dia de sua morte "oficial", contamos agora a história deste curioso carro, ainda bastante querido, odiado por alguns, é verdade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL3iYZT3w6-euAqMzwhfnaM86bb5s-2UlMKcnrM9nmqzyboa2SuQ6z8EWEznFLPF6xxCo4d766j0_LA_gMebVOPmeDVG3PlKuIWIt0W3MXsogNSiosfBBcNhDf4hWVedytpS80zbcH0_SA/s400/090507-01-1999_Chrysler_Pronto_Cruiser_Concept.jpg)
O PT Cruiser, como vários modelos da sua época, foi oriundo de um carro-conceito, o Pronto Cruizer, acima (1998, com "z" mesmo). A ideia foi aproveitada no projeto de hatch "retrô".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF1BAPkLHMNyhoGlJkdeYG_XzQyHgMSbNxhk1D97VyfThvv9g3OSQ4oJaIYrWuvMIf2I5ZmMpH7nP7IQ5k6az4WDcKPzmrVNrhL0xFiZAMBaqCeevMHql2AeFfWiIZ5qVDTW0vwUm2rrRc/s400/1999-Chrysler-PT-Cruiser-lg.jpg)
Após algum tempo, o PT Cruiser finalmente foi lançado em 1999 nos EUA( sendo produzido em Toluca, no México) e no Brasil em 2000.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikOCSLp7jEOTzBS_QuoQ_Yd301HESH7xix9H7x0h875Q0PVV8WyB3BlP4EidtrvswetGRDqyFGUd7Sqo-wPbZ0MyC1AZ9lWEYJwk3FlwC9EvY6wU0WgYrKW4jvN0r-LZ0_uiRhoocGI2r9/s400/chrysler-pt-cruiser-photo-1-large.jpg)
Foi lançado nas versões hatch, com visual mais básico (tinha os borrachões pretos, por exemplo), e logo depois, na Panel, destinada a casais solteiros. Esta curiosa versão tem os vidros laterais traseiros opacos, garantindo mais privacidade (não, não é para transporte de carga...)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjy3T-PeRIw9hgY4fPKqgoMxYueQ3jwbhyovKBkc6l1-WapnLHDS1517S9-2mblbIYYvPXGAqOn35MYoQMwX9tqusJlCF3DHr4oe37rZXz4KccQePHKxJUVBbRBj_vug0VSmSPZDUC6hFFS/s400/ebay-pt-panel-red.jpg)
Logo depois chegou também a versão conversível (abaixo). Em 2003, o PT ganhou a versão GT, apenas nos EUA.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnDajW2AnkhJCMsIVUMPx-syxQwXb_m1SXGuhVoaTMYW2l45ArQOIQBSLfTusR1k31C49wkQfS9yMaqyC_AivamjnU07CPDmKic27llyIEEKPaE5BAINlZ5TxWhVuDW1oRnbwa5dShqR2J/s400/Chrysler_PT_Cruiser_Convertible_001.jpg)
Em 2004 já se planejava uma leve re-estilização. Em 2005 o PT ganhou nova opção de motor e, em 2007, começou a ser comercializado o modelo renovado aqui no Brasil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdEXB48Prw7fHFEkzbwqWYpkYJzTP79pROO3IluFHKqSoXIn_RJav2QKEeqlE0aB9KPdrflYSGM4RWfMYtW3xjTijforgiT2gUj6BH5iLUCzuf9dDFh0aW6KAbbUU9V9b2VzCp8CbcqoaK/s400/Chrysler_PT_Cruiser_front_20080224.jpg)
O PT Cruiser já teve várias versões: Limited, Touring, Touring Signature Series, Street Cruiser, Limited Edition Platinum Series (2004), Walter P. Edition (2006),
Dream Cruiser Series (de 2002 a 2004, e 2009), Sport (vendida na Inglaterra) e Classic, a maioria exclusiva dos EUA.
Com as dificuldades enfrentadas pela Chrysler entre 2008 e 2009, seu fim de linha foi cogitado (na verdade, desde 2007, com o fim da produção do Dodge Magnum, Chysler Pacifica, entre outros).
Mas o PT continuou no portfolio de modelos da Chrysler. Porém o conversível, abaixo, saiu de linha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvQJujIDgot4n5IYBL2cKWUvhWGj6hV5E1kd-rHFqlF3JfDykTgUnAKqwz_TbwHxlKLC0BbS-OMQoYa8bCOHiyoQPL1fac8-VT4Xtj2559V3mL2pUUuhJSHVU1cvdWUMAzJWilOAoXkPI3/s400/Chrysler_PT%2520Cruiser_2009_Base_photos_Convertible_Exterior_1_Front.jpg)
O PT seguiu firme no Brasil, onde a Chrysler fez uma tentativa de melhorar sua imagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnT6PjqQ_O9JtcsQU2iEr894Y4RYI6C81Ls9YXyLL40ZyuPGMdRGJ7aBwIoGMdBkvIQf6bJMsTm2ltP_eyhbL4jVHr8QvBwr_wsLKmHkwnP7iXyJVDAG2T-tTTxcuPxGD7JDYQtuiCXtkH/s400/2009-chrysler-pt-cruiser-rear-view.jpg)
Porém, não durou muito a sobrevida do PT Cruiser. Apesar de ser um fora-de-linha, continua com o prestígio, a ousadia e a inovação que poderão influenciar os "novos Chrysler", agora feitos sob a supervisão da Fiat, algo inimaginável na época do lançamento do PT.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvoeB-08RaBVrVf14z119-FNQ0b6pmcbJ5eJOk9GHNrgluZQvcDCw0dppZXXoFhXCNO8s3Jslr678oLrByJxHfDpODAF5XGOZgVN39tAXOqw7T9YFI1w2ZGqXyymizY197AFoC3tY9vxzZ/s400/decade-edition.jpg)
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).