A história do VUHL 05, esportivo feito com ajuda da FileMaker


Há 30 anos, na Cidade do México, os irmãos Iker e Guillermo Echeverria embeveciam-se vendo o pai investir suas noites na criação de um carro motorizado de brinquedo com o qual mais tarde surpreenderiam a garotada da vizinhança a bordo do pequeno veículo dos sonhos de qualquer criança do século 20.

Três décadas depois, em junho de 2013, Iker e Guillermo viajariam à Europa para apresentar outro sonho – derivado daquele de seu pai – mas desta vez bem maior e mais poderoso. Na exposição anual da Royal Automobile Club, coração do automobilismo esportivo mundial em Londres, eles demonstraram pela primeira vez o VUHL 05, um automóvel de produção limitada que criaram para participar do seleto mercado dos superesportivos.


Agora em 2015, a dupla está inaugurando a primeira fábrica VUHL na cidade mexicana de Querétaro – com apoio fundamental de ferramentas tecnológicas da FileMaker, baseadas em iOS, para a produção customizada das unidades.

Filhos do piloto de corridas Guillermo Echeverría Senior, famoso no México por criar os carros com os quais ganhou várias competições locais, Iker e William carregam uma mistura de amor pelo automobilismo, paixão por design e gosto pela perfeição. Tal combinação levou-os a se tornar designers industriais e a criar o esportivo VUHL 05 (acrônimo para o conceito Vehicles of Ultra-Lightweight and High Performance). Já 05 é homenagem ao pai, que competia com esse número.

O VUHL faz parte da categoria dos supercarros voltados aos aficionados pelo automobilismo esportivo que valorizam conceitos de design, velocidade, desempenho e inovação. O modelo 05 é um roadster leve de linhas simples, que chega a uma velocidade de 245 km/h e leva 3,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.


Segundo Guillermo Echeverria, diretor-geral da VUHL, a criação do carro e o atual estágio inicial de produção em série se deve à combinação de quatro condições fundamentais: disponibilidade de ferramentas de software para desenho e teste de aerodinâmica, apoio do fundo de investimento CONACYT1, abertura a fornecedores da indústria automotiva para colaboração no projeto e homologação europeia para o registro de carros esportivos de produção limitada.

A tarefa mais difícil foi negociar com os fornecedores das mais de mil peças que compõem um VUHL. "Para fazer carros focados em um mercado tão exigente teríamos que trabalhar com os melhores. Então nos dedicamos a bater nas portas deles, cientes de que uma vez que elas começassem a se abrir geraríamos um movimento que levaria a outras oportunidades", diz Guillermo. Uma dessas portas foi a da Michelin, que acreditou no projeto e tornou-se o apoio-chave para alcançar credibilidade e conseguir outros fornecedores, entre os quais a Ford.


Os momentos decisivos, porém, foram a apresentação mundial na The Royal Automobile Club, em Londres, e os testes de direção em pista na edição 2013 do Goodwood Festival of Speed. Foi em solo Inglês que os irmãos Echeverria conseguiram impressionar o mundo do automobilismo esportivo e garantir os primeiros pedidos de clientes.

Para ajudá-los na missão de oferecer serviços de primeira classe, um especialista em SCM (Supply Chain Management) se juntou à equipe e sugeriu o uso da plataforma de software FileMaker para criar soluções customizadas de SCM e de gestão empresarial (ERP, ou Enterprise Resource Planning) para a VUHL. Foram realizados testes e o desenho de uma primeira solução que deu ordem e estrutura ao modelo de logística e de produção.

O VUHL 05 tem 1,5 mil componentes diferentes, cada um com um número, entregues por centenas de fornecedores de todo o mundo. O desafio para a Creative Databases, a empresa de desenvolvimento que utilizou o FileMaker para criar as aplicações, foi entregar uma ferramenta capaz de gerenciar todos os processos – e, ainda, flexível a ponto de poder rodar, a partir de um servidor, tanto nos computadores do escritório quanto em em dispositivos móveis.

A solução, criada com a plataforma FileMaker 13, integra módulos de SCM e ERP para todos os procedimentos de logística e produção, desde a localização pontual de uma única peça – desde que sai da fábrica, passa pela alfândega e chega ao estoque – até o controle de custos e de inventário de cada componente do veículo.

A ferramenta conta ainda com um sistema de check-points para monitorar graficamente os processos, prazos e status de entregas também no iPad ou iPhone, graças à versão móvel disponível através do FileMaker Go. Conceitos próprios da indústria automobilística, como ‘JIT’ (Just in Time) ou ‘Estoque Zero’, também estão presentes nos processos.

Segundo Guillermo, o pós-venda também é um grande diferencial da empresa. Ela garante uma experiência personalizada a cada um de seus seletos clientes, dando a eles a oportunidade de acompanhar de perto todos os processos chave de fabricação. Cada novo proprietário é convidado a assistir à montagem do monobloco de liga de alumínio, composto por centenas de peças coladas com adesivos aeroespaciais, que ocorre em uma câmara limpa com assepsia digna de uma sala de cirurgia. Semanas mais tarde, o cliente volta à fábrica para, pela primeira vez, dar a partida no motor do automóvel com toda a parte eletrônica já pronta.

Para atingir esse nível de atenção e excelência foi desenvolvido um módulo de CRM (Customer Relationship Management), também na plataforma FileMaker. Através dele, os distribuidores podem registrar clientes consolidados e em prospecção, configurar cada veículo e saber o tempo de entrega – tudo online. Já os clientes podem avaliar o progresso de seus veículos e receber convites para acompanhar os processos de produção na planta do VUHL. Potenciais clientes, por sua vez, têm a opção de entrar no site e configurar o carro de seus sonhos, de acordo com as opções disponíveis.

Sobre a FileMaker, Inc. - A FileMaker, Inc. é uma subsidiária da Apple focada em capacitar equipes para criar com facilidade soluções de negócios para iPad, iPhone, Windows, Mac e web. Milhões de usuários, de pessoas físicas a algumas das maiores companhias do mundo, usam soluções criadas com a Plataforma FileMaker para simplificar processos de negócios, gerenciar informações críticas e aumentar a produtividade.

Comentários

Anonymous disse…
Estoy de acuerdo con usted porque en FileMaker puede adminsitrar mucho mejor la informacion con una base de datos privada