Avaliação do leitor: como o Volkswagen Gol 1.6 Trendline se comporta


Texto de Carlos Matos Andrade
Fotos: Carlos Matos Andrade (imagem de abertura) e Júlio Max

Hoje é a vez do Volkswagen Gol ser avaliado, quem leu a ultima avaliação sobre a Duster, viu que citei sobre o modelo cedido pela Movida após recolher a Duster devido a perca da chave. No dia fiquei tão nervoso e com raiva pelo acontecimento que não quis saber de ficar muito focado no carro, passado um mês depois em outra locação tive oportunidade de dirigir e assim avaliar se ele é bom ou não.

DADOS

Locadora: Movida
Veiculo: Volkswagen Gol Trendline 1.6 2017
Quilometragem na retirada: 227 km
Quilometragem na devolução: 760 km
Combustível: Etanol

PONTOS POSITIVOS



O ponto mais forte desse carro é o motor, não falta força para ele quando se precisa de torque mesmo carregado e ar ligado, seu cambio é bem ajustado ao motor e com isso o conjunto é show de bola.


O carro é gostoso de dirigir, o painel é bonito onde mostra algumas informações como temperatura e medidor de combustível de modo digital.


Os bancos com ergonomia boa sem trazer nada de incomodo ao dirigir muito tempo, suspenção bem acertada e carro estável em curva de baixa e média velocidade.


Espaço para pernas e na largura ajuda para quem vai sentado atrás.

Consumo ficou na média de 12 entre cidade e estrada após 497 km rodados com apenas um tanque, sendo com 90% do total rodados com ar ligado.

Achei econômico porque olhava para o painel e o indicador nada de baixar, demorou bastante para pedir reabastecimento, abastecido com gasolina poderia ter feito muito mais.

PONTOS NEGATIVOS



Seu visual tanto dentro quanto fora precisa melhorar, mas nada que desabone o carro, por dentro achei com cara de rustico e antiquado, espero que a Volkswagen de uma modificada legal ou vai continuar vendo seus rivais HB20, Ka e Onix seguindo pela frente sem dar chances.


Apesar de muito bem acertada a suspensão peca na hora de levar peso chegando ao final do curso pela maioria das vezes, isso incomoda quem vai atrás dando aquela batida seca.


Sua alavanca de cambio precisa ser pelos menos uns 3 cm maior e não aquele “cotoco” onde é incomodo engatar suas marchas.

VEREDICTO


Ainda optaria pelo Ford Ka ao invés do Gol, mas não descartaria sua aquisição fazendo teste em versões mais completas com esse motor 1.6 onde achei top seu desempenho e economia, nunca fui simpatizante da Volkswagen sempre colocando a atrás de Fiat, Chevrolet e Ford. Mas nunca duvidei que em partes mecânicas ela fosse boa e hoje teria facilmente um Up TSI ou o próprio Gol quem sabe.



No geral gostei do Gol, ficou acima daquilo que achava dele em apenas olhar, mesmo podendo ter anos em nosso mercado, um carro sempre precisa ter é custo beneficio melhor que seus rivais para só assim poder voltar a ser líder, ele está ali perto, falta agora a Volkswagen saber mexer no ponto certo.


Segue abaixo minha lista particular dos carros que mais se destacaram até momento nos testes.

SUV

1 – Renault Duster Expression 1.6 2017

SEDAN

1 – Renault Logan Dynamique 1.6 2017

HATCH

1 – Ford Ka 1.0 SE 2016
2 – Nissan March 1.0 S 2016
3 – Volkswagen Gol Trendline 1.6 2017
4 – Fiat Uno Attractive 1.0 Evo 2016

Obs: Sempre lembrando os leitores do site Auto Realidade que não pertenço a nenhuma empresa automotiva, revista do ramo ou muito menos recebo alguma coisa do site aqui para fazer esses posts. Sou apenas usuário casual que aluga vários carros através de locadoras para uso pessoal, como sou apaixonado por carros gosto de avaliar e fazer um relatório sobre como eles são na realidade durante o uso cotidiano.

Julgo os pontos fortes e fracos de forma imparcial e assim as pessoas que buscam informações sobre eles podem conhecer um pouco e ajudar na sua decisão de compra. E agora o site Auto Realidade achou interessante publicar essas minhas avaliações por ter os requisitos acima apresentado onde sou livre para fazer críticas sem problemas algum.

A publicação desde material por parte do site Auto Realidade mostra também que eles são focados em sempre publicar a verdade para seus leitores, pois não recusaram o material como outros os fizeram.

Obrigado ao site Auto realidade, toda equipe e especialmente ao editor chefe Júlio Max que aceitou de bate pronto os testes. 

Comentários