Segredo bem guardado, Fiat Argo tem primeiras imagens reveladas


Aos poucos, a Fiat vai revelando os detalhes de seu novo hatch, o Argo, batismo oficial do Projeto X6H. O nome remete ao mito grego de Jasão e aos Argonautas que viajavam a bordo da nau Argo, construída pelo semideus Argos, sob orientação da deusa Atena. Depois de cumprida sua missão, Argo foi consagrado a Poseidon e se transformou na Constelação de Argo. Apesar da história ser um devaneio fantasioso, o nome não foge da recente padronização da Fiat de adotar nomes inéditos de 4 letras, como Toro e Mobi.



As primeiras imagens do carro limpo foram divulgadas hoje e mostram a versão esportiva topo-de-linha HGT - mesma sigla adotada no Fiat Brava, notchback irmão do Marea que foi produzido no Brasil entre 1999 e 2003, e que significa High Gran Turismo. O Argo HGT terá câmera de ré em complemento ao sensor de estacionamento traseiro, luzes diurnas de LED incorporadas aos faróis de dupla parábola, luzes de neblina, piscas incorporados aos retrovisores e câmbio automático de 6 marchas.


O Argo substitui diretamente o Punto, que deixou de ser produzido no começo do ano e ainda possui unidades remanescentes em estoque, e boa parte das versões do Palio, que poderá ser mantido em linha nas versões de entrada. Apesar de ser apontado também como substituto do Bravo (um hatch médio), o Argo terá porte mais assemelhado aos hatches compactos - o verdadeiro sucessor do Bravo é o Tipo comercializado na Europa, modelo que serviu de inspiração para o visual do Argo.



Por dentro, algumas das novas tecnologias serão compartilhadas com Jeep Renegade e Fiat Toro. É o caso do volante com comandos de som e do computador de bordo ao centro do quadro de instrumentos, que poderá receber a tela colorida de 7 polegadas de informações. A parte central do painel se destaca pela tela "flutuante" do sistema multimídia. Logo abaixo das saídas de ar, circulares, há um console de botões. Os comandos de ar-condicionado digital dual-zone serão diferenciados na área central. Entre os itens disponíveis, estarão o controle de tração e o Start-Stop, para economia de combustível em paradas, e que serão itens de série a partir das versões com motor 1.3.



As versões equipadas com o motor 1.0 Firefly de três cilindros e 6 válvulas (acima) serão denominadas Drive, com o câmbio manual de 5 marchas; quem optar pelo Argo 1.3 FIrefly também poderá escolher o câmbio automatizado monoembreagem GSR, também adotado no Uno. Por fim, o Argo 1.8 terá câmbio automático (com conversor de torque) de 6 marchas, similar ao do Fiat Toro. Assim, o novo modelo tem potencial para atuar na faixa de preços entre R$ 45 mil e R$ 75 mil, a depender da motorização e do recheio de equipamentos - justamente o segmento defendido por Palio e Punto.

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