Volkswagen up! GTI toma forma (praticamente) definitiva na Europa


Ainda como carro-conceito (porém bem próximo do modelo que entra em produção no início de 2018), o Volkswagen up! GTI é apresentado na edição 2017 do encontro de entusiastas da marca às margens do lado Wörthersee. Esta versão é um retorno às raízes da fórmula do Golf GTI MkI, lançado em 1976: carroceria compacta com potência suficiente - neste caso, o motor 1.0 TSI turbinado e com injeção direta de combustível passa a render 115 cavalos e 20,4 kgfm de torque (com gasolina), força suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos e a atingir a velocidade máxima de 182 km/h. O peso é de apenas 810 quilos.



O estilo do up! GTI é assimilado ao da versão TSI, com para-choques mais proeminentes, filete vermelho na abertura do capô e aplique preto na área frontal, ganhando o complemento de aerofólio traseiro maior, faixas laterais, teto e retrovisores pintados de preto, além dos logotipos GTI nos para-lamas (ao estilo do Golf), canto da grade e tampa do porta-malas (que é de vidro), além das rodas de 17 polegadas e suspensão 1,5 centímetro mais baixa.


Por dentro, o up! GTI incorpora elementos da versão esportiva do Golf, como os clássicos bancos de tecido com padronagem "escocesa" (tramas brancas e vermelhas), volante de base achatada idêntico ao hatch médio, alavanca de câmbio (manual de 6 marchas, enfim!) com aro vermelho, iluminação ambiente também vermelha e pad do painel com estilo próprio.


Até mesmo nas cores da carroceria o up! GTI se guia pela verve do pioneiro Golf. Inicialmente, estarão disponíveis carros nos tons mars red e diamond silver. Posteriormente, haverão as tonalidades tornado red, pure white (sólidas), dark silver, black pearl e costa azul (metálicas).


Comentários