Nissan Signal Shield: uma "gaiola de Faraday" para reduzir distrações com celular


Na Grã-Bretanha, a Nissan resgatou o conceito da Gaiola de Faraday, invenção da década de 1830, para conceber o dispositivo-conceitoc Signal Shield, apoio de braço que cria uma "zona de silêncio" ao bloquear todas as conexões de celular, Bluetooth e Wi-Fi do telefone, tanto para envio como para recebimento. 


O dispositivo, implantado no Juke, foi projetado para que os motoristas possam escolher se querem (ou não) eliminar as distrações causadas pelas mensagens de texto, notificações de redes sociais e alertas de aplicativos, que disparam quando menos se espera nos aparelhos.


A distração tem se tornado um problema crescente, pois o número de motoristas que admite manusear o celular ao dirigir aumentou de 8% em 2014 para 31% em 2016, de acordo com o Automóvel Clube Britânico (https://www.rac.co.uk/drive/news/motoring-news/shock-statistics-reveal-alarming-rise-in-illegal-mobile-phone-use-behind-th/).

Os usuários sentem-se constantemente tentados a checar mensagens de texto e notificações assim que elas aparecem na tela do celular, mesmo quando estão dirigindo. Pesquisas realizadas pela Nissan mostraram que quase um a cada cinco motoristas (18%) admitiu já ter enviado mensagens de texto enquanto dirigia.


Todos os crossovers da Nissan, incluindo o Kicks no Brasil, são equipados com Bluetooth, permitindo ao motorista realizar e receber ligações sem desviar os olhos da via. O dispositivo-conceito Nissan Signal Shield promove o "detox" digital mas mantém as entradas auxiliar e USB para que o dispositivo fique conectado ao sistema de som pelo fio. Para restaurar as conexões sem fio do celular, basta abrir o compartimento do apoio de braço, fazendo o smartphone ser reconectado à rede móvel e ao sistema de Bluetooth do veículo.


O funcionamento desta inovação está baseado no princípio da Gaiola de Faraday, que forma um compartimento isolado por meio do uso de material condutivo como a malha de metal, que tem a propriedade de bloquear campos eletromagnéticos. Michael Faraday, cientista inglês e o primeiro a realizar esta experiência na década de 1830, é quem dá nome à invenção.

Quando um dispositivo eletrônico é colocado dentro do compartimento, quaisquer sinais eletromagnéticos recebidos – como dados da rede de celular ou Bluetooth – são distribuídos em torno do material condutivo presente no revestimento, impedindo a conexão com o celular.

Comentários