Chevrolet Onix Effect marca chegada da linha 2018 do hatch


Líder em vendas durante os primeiros quatro meses de 2017, o Chevrolet Onix já está nas lojas em sua linha 2018, que traz como principal novidade a volta da versão Effect, que chega custando R$ 54.990. Posicionado entre as versões LT e LTZ, o modelo esportivado traz kit aerodinâmico composto por spoilers fixados aos para-choques e pelas saias laterais, além de rodas de alumínio de 15 polegadas com pintura integral em cinza metálico, adesivos que remetem à bandeira quadriculada, logotipos da versão nas portas dianteiras, teto pintado de preto (cor presente também na grade frontal, nas colunas das janelas e nas capas dos retrovisores), além de gama de cores limitada a duas opções: Branco Summit e Vermelho Carmim.


Os faróis trazem máscara negra e luzes de posição em LED, enquanto as luzes de neblina trazem moldura preta. Finalmente, aquela sensação de "falta alguma coisa na traseira do Onix" é minimizada com a adoção da luz de neblina no para-choque, que também estará em outras versões do Onix 2018.


Por dentro, o Effect possui ambiente predominantemente preto com detalhes em vermelho acetinado nas molduras das saídas de ar do painel e no contorno dos aros do volante, de base achatada e com comandos de som na parte direita (herança do Effect anterior, que por sua vez o incorporou do Agile Effect).


O revestimento dos bancos do Novo Onix Effect mescla couro nas laterais e tecido em alto relevo na região central, incorporando também as costuras na cor vermelha. Ao lado do velocímetro digital, o conta-giros traz grafismo customizado.


Mecanicamente, o Onix Effect traz o mesmo motor 1.4 Eco das outras versões, de 4 cilindros e 8 válvulas, que rende 98 cavalos com gasolina e 106 cv com etanol, além de torque de 13,0/13,9 kgfm a 4800 rpm. Os números do Inmetro apontam consumo urbano de 8,6 km/l no etanol e 12,5 km/l com gasolina. Na estrada, os números são de 10,2 km/l e 14,9 km/l, respectivamente. O câmbio é sempre manual, de 6 marchas. Este conjunto leva o Effect de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos (etanol), com velocidade máxima de 180 km/h.


A lista de equipamentos de série inclui, além dos itens já mencionados, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, regulagem de altura do banco do motorista, coluna de direção e cintos de segurança travas, vidros e retrovisores elétricos, airbags e freios ABS com EBD, computador de bordo, indicador de troca de marcha, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia MyLink com tela touchscreen de 7 polegadas, espelhamento da tela de celulares compatíveis com Android Auto e Apple Car Play, além do serviço de telemática OnStar no plano Exclusive (com serviços de concierge, emergência, recuperação veicular, diagnóstico avançado, navegação por setas e aplicativo de smartphone).


Na linha 2018 do Onix, o modelo de entrada Joy passa a ser comercializado apenas com o pacote Conforto, que traz travas e vidros elétricos (antes, só se trancava o carro girando a chave na porta), ar-condicionado, direção elétrica, velocímetro digital, cinto do motorista (e só o do motorista...) com regulagem de altura, monitoramento da pressão dos pneus e alarme, que era acessório. Em compensação, o Joy perdeu a assistência do OnStar, que já era restrita ao modo básico de assistência, Safe.


As versões LT, LTZ e Activ do Onix ganham a luz de neblina na parte esquerda do para-choque traseiro. Há ainda uma nova opção cor de carroceria: o Imperial Blue. Outra novidade que chega com a linha 2018 é o novo posicionamento dos logos, seguindo um padrão da marca: o nome do carro passa a ficar na esquerda, e o da versão, à direita.

Tabela de preços

1.0 Joy: R$ 41.690
1.0 LT: R$ 47.930
1.4 LT: R$ 51.630
1.4 LT Automático: R$ 56.790
LTZ 1.4: R$ 56.690
LTZ 1.4 Automático: 61.930
Activ 1.4: R$ 59.990
Activ 1.4 Automático: R$ 65.290


Comentários