Avaliação do leitor: impressões ao dirigir o Fiat Mobi Easy 1.0



Texto de Carlos Matos Andrade
Fotos: Divulgação/Fiat e Júlio Max

A bola da vez de hoje é o Fiat Mobi, o pequenino da Fiat chegou ao mercado para brigar com o Volkswagen Up e Nissan March, mas será mesmo que ele consegue fazer frente a eles?

DADOS

Locadora: Movida
Veiculo: Fiat Mobi 1.0 Easy 2017
Quilometragem na retirada: 4.226 km
Quilometragem na devolução: 5.010 km
Combustível: Etanol

PONTOS POSITIVOS


No visual sua frente é bacana, demonstra um carro agressivo e mais bonito que o Up, a traseira também é bem legal, no conjunto da obra gostei dele.


Por dentro é um mini Uno, faz lembrar na hora que você está em um carro da Fiat.

No geral os bancos são de ergonomia boa sem incomodo, o carro é gostoso de dirigir e bem divertido pelo seu tamanho. Lembra muito o Ford Ka que meu pai tinha ano 2007, mas o Mobi lógico se mostra mais evoluído e confortável, por onde passa chama atenção.


A posição de dirigir é boa com controles de fácil acesso, cambio macio e preciso, o carro é bem estável em curvas de baixa e média velocidade como sempre são típicos desses pequenos.


Computador de bordo poucas informações, painel é todo do Uno e console idem.

PONTOS NEGATIVOS


O motor de 4 cilindros é seu ponto fraco e desanima em ter um modelo com esse motor, seu desempenho é pífio como o Uno 1.0, o consumo ficou muito abaixo do esperado em 9,2 na média entre estrada e cidade, com etanol e ar ligado, tudo isso porque precisava ficar pisando fundo ou ele não saia do lugar. Com gasolina deve ser um pouco melhor na economia, mas deve pecar em desempenho.


O espaço interno é muito ruim para um carro que precisa fazer frente ao Up e March, a Fiat precisa urgente aumentar seu tamanho pelo menos em uns 20 ou 40 cm para ganhar folga interna, só serve para duas pessoas e colocar passageiros atrás é sofrível em viagens ou até mesmo passeio na cidade.

Minha esposa fala que pela frente o carro parece um gigante, mas quando vai ver no perfil, mais parece que foi cortado na metade e ficou faltando uma parte (risos).


Mesmo sendo um sub compacto precisa ter um espaço de porta malas, aquilo é mais um porta luvas que o torna pouco viável para um casal, e se tiver um filho logo precisa colar a placa de vende-se para pensar em outra opção.

VEREDICTO


Dificilmente teria um Mobi em minha garagem, sobre o motor é fácil resolver e ir para versão que tenha o Firefly de 3 cilindros.

O que pega mesmo é seu espaço interno, hoje optaria pelo Nissan March onde está muito a frente e seria opção boa para cidade e estrada, o Up também seria uma boa.


Indico o Mobi só para solteiros e casais sem filhos, pode ser usado também como aquele segundo carro usado apenas para se locomover pela cidade, seu tamanho leva vantagem em caber em qualquer lugar e colocar em vagas apertadas.



Espero testar um exemplar em breve como motor de 3 cilindros, e torço para Fiat fazer algo em relação ao espaço interno, quem sabe assim fica o boa opção de compra.

Na minha lista de teste ele fica em último lugar, perde para seu irmão o Fiat Uno onde pelo menos tem espaço melhor, já que desempenho é o mesmo.

Segue abaixo minha lista particular dos carros que mais se destacaram até momento nos testes.
Clique para conferir cada uma das avaliações

SUV


SEDAN


HATCH


Obs: Sempre lembrando os leitores do site Auto Realidade que não pertenço a nenhuma empresa automotiva, revista do ramo ou muito menos recebo alguma coisa do site aqui para fazer esses posts. Sou apenas usuário casual que aluga vários carros através de locadoras para uso pessoal, como sou apaixonado por carros gosto de avaliar e fazer um relatório sobre como eles são na realidade durante o uso cotidiano.

Julgo os pontos fortes e fracos de forma imparcial e assim as pessoas que buscam informações sobre eles podem conhecer um pouco e ajudar na sua decisão de compra. E agora o site Auto Realidade achou interessante publicar essas minhas avaliações por ter os requisitos acima apresentado onde sou livre para fazer críticas sem problemas algum.

A publicação desde material por parte do site Auto Realidade mostra também que eles são focados em sempre publicar a verdade para seus leitores, pois não recusaram o material como outros os fizeram.

Obrigado ao site Auto realidade, toda equipe e especialmente ao editor chefe Júlio Max que aceitou de bate pronto os testes. 

Comentários