Audi anuncia retomada da produção no Paraná: Q3 e Q3 Sportback serão nacionais


A Audi confirma a retomada da produção em sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, a partir de meados de 2022. A marca produziu o A3 Sedan e a primeira geração do utilitário Q3 durante os anos de 2015 e 2020. Agora, os modelos escolhidos para a linha de montagem nacional são a segunda geração do Q3 e o inédito Q3 Sportback, ambos em versões com motor 2.0 TFSI e tração integral quattro. O anúncio foi feito nesta última terça-feira, 14, em São Paulo (SP).

Da esquerda para a direita: Antonio Calcagnotto (Responsável por Assuntos Institucionais e Sustentabilidade na Audi do Brasil), Johannes Roscheck (CEO e Presidente da Audi do Brasil), Ratinho Junior (Governador do Paraná) e Abílio Oliveira (Presidente da Assoaudi)


A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem independente da utilizada pela Volkswagen: é a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.


Além da confirmação da retomada da produção local, a Audi aproveitou a ocasião para anunciar a ampliação da infraestrutura de recarga ultrarrápida para veículos híbridos plug-in e elétricos. A partir de 2022, serão investidos mais de R$ 20 milhões para a instalação de estações de recarga DC de 150kW em quase todas as concessionárias da marca no Brasil. Nestes carregadores, o elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos.


A história de fabricação nacional da Audi no Brasil teve início em 1999 com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006.


Em 2012, o governo brasileiro instituiu o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, e com ele a Audi do Brasil decidiu produzir no País novamente. Para concretizar a decisão, a empresa investiu cerca de 150 milhões de euros, valor próximo de R$ 500 milhões à época, na unidade paranaense. 


A produção teve início em 2015 com o A3 Sedan, e, em 2016, passou a produzir também o Q3. A fabricação do SUV seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da geração anterior, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até 2020, também com o fim do ciclo de vida desta geração.

Após um período de hiato entre o fim de 2020 e meados de 2022, a Audi enfim volta a montar dois modelos na fábrica do Paraná. Os Audi Q3 e Q3 Sportback nacionais terão o motor EA888 2.0 TFSI movido a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressão, que entrega 231 cavalos e 34,7 kgfm de torque. Será a primeira vez que a Audi montará no Brasil modelos com tração quattro e câmbio automático tiptronic de oito velocidades.


Lançado em fevereiro de 2020, o Q3 se tornou o veículo mais vendido da Audi no Brasil já em seu primeiro ano. A versão Sportback se diferencia fundamentalmente por conta do formato de sua traseira, com curvatura de teto mais suavizada, ao estilo cupê. Ambos trazem o sistema multimídia MMI com display de 8,8 polegadas sensível ao toque integrado ao painel, que é inclinado em 10 graus em direção ao motorista, além de volante com shift paddles para trocas sequenciais de marcha.


Em ambos, é possível deslocar o banco traseiro para a frente ou para trás em até 15 centímetros no Q3 e em 13 cm no Q3 Sportback. No porta-malas, ambos oferecem 530 litros de volume, e a capacidade por passar para 1525 litros no Q3 e 1400 litros no Q3 Sportback. A lista de equipamentos completa e os valores dos modelos serão divulgados juntamente o início da pré-venda da dupla.

Comentários