Latin NCAP: Volkswagen Taos atinge as 5 estrelas, enquanto Argo e Cronos zeram teste


Os novos resultados do Latin NCAP revelam os resultados antagônicos de três modelos comercializados no Brasil. Enquanto o SUV médio Volkswagen Taos é o primeiro automóvel a alcançar a nota máxima de 5 estrelas desde a implantação de novos protocolos de avaliação, em 2020, a dupla Fiat Argo e Cronos despenca de 3 para zero estrelas com os critérios mais rigorosos de apuração da segurança dos veículos.
 

O Volkswagen Taos, produzido na Argentina e no México, com seis airbags, ancoragens para cadeirinhas infantis e controle de estabilidade em todas as suas versões, atingiu nota 90,23% na proteção a ocupantes adultos, 89,90% na proteção para crianças, 60,61% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis ​​das estradas (como ciclistas e motociclistas) e 85,04% no que diz respeito a sistemas de assistência à segurança.


O Taos foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto contra poste, teste de proteção da coluna cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Além disso, foram realizados os testes de controle de estabilidade, teste de alce (moose test) e frenagem autônoma de emergência (AEB). Juntos, os equipamentos de segurança do SUV tiveram um bom desempenho durante os testes. O Taos também oferece o sistema de frenagem automática de emergência para baixa velocidade, alta velocidade e pedestres como opcional, e, por estar disponível em pelo menos 50% do volume de sua produção, este fator contribuiu para uma maior nota por parte do Latin NCAP. O Taos conta também com detecção de veículos em pontos cegos, porém este dispositivo não foi avaliado pelo Latin NCAP. O Latin NCAP avaliou tanto o Taos produzido no México quanto o modelo feito na Argentina, e o resultado de 5 estrelas é válido para ambos.


No impacto frontal, o modelo apresentou comportamento estrutural estável e boa proteção. O teste de impacto lateral mostrou boa proteção, assim como no impacto lateral de poste. O teste de whiplash revelou boa proteção para o pescoço. A proteção dos pedestres em termos de segurança passiva é média, mas compensada por um bom desempenho da frenagem automática de emergência. O controle de estabilidade mostrou um bom desempenho também nos testes de alce. A frenagem automática de emergência em trecho interurbano apresentou pontuação quase completa. A Volkswagen recomenda colocar as cadeirinhas infantis voltadas para trás, cumprindo com as expectativas do Latin NCAP.


Já a dupla Fiat Argo e Cronos, com dois airbags frontais e sem controle de estabilidade em todas as suas versões, obteve zero estrela no mais recente protocolo do Latin NCAP. Os modelos atingiram nota 24,37% em proteção de ocupantes adultos, 9,91% em proteção de crianças, 36,91% em proteção de pedestres/usuários vulneráveis ​​das estradas e apenas 6,98% em sistemas de assistência à segurança.


Argo e Cronos foram avaliados em impacto frontal, impacto lateral, proteção à coluna cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Os Fiat mostraram proteção "de média a baixa" no impacto frontal e proteção "pobre" no impacto lateral para adultos, ganhando zero estrela já neste teste. A falta de airbags laterais e de cortina como equipamentos de série e a baixa proteção para a coluna cervical reduziram o resultado na proteção de adultos. No teste de whiplash, a proteção para o pescoço foi fraca, com um grande ângulo de deflexão do encosto durante o teste, o que também representa um risco para os ocupantes do banco traseiro. Argo e Cronos proporcionam proteção "decente" para as crianças nas cadeirinhas; no entanto, a pontuação para crianças foi baixa principalmente por causa da sinalização das ancoragens que não atende aos requisitos do Latin NCAP. A proteção para pedestres de Argo e Cronos apresentou o pior desempenho desde que a instituição começou a avaliar a proteção de pedestres em 2020. 


Além da proteção da carroceria insuficiente, nenhuma versão possui frenagem automática de emergência para compensar, mitigar ou eventualmente evitar o contato com pedestres. Em relação aos sistemas de assistência à segurança, Argo e Cronos só conseguiram pontos por terem alerta sonoro do não uso do cinto de segurança do motorista, uma vez que os modelos não oferecem controle de estabilidade de série em todas as versões, ou outras tecnologias como detecção de veículos em pontos cegos e assistente de manutenção na faixa de rodagem. A Fiat, assim que fora notificada deste resultado decepcionante, anunciou que irá melhorar Argo e Cronos em breve e solicitará que os modelos sejam reavaliados para demonstrar as melhorias.


Como parte dos seus procedimentos regulares, o Latin NCAP realizou o teste de auditoria dos Fiat Argo e Cronos, uma vez que ambos foram avaliados em 2019 com unidades patrocinadas pela montadora, e alcançaram três estrelas de proteção para adultos e quatro estrelas para proteção de crianças. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento.

O resultado dos testes de auditoria mostrou que, no impacto lateral, a cabeça do adulto registrou valores elevados que ultrapassam os limites dos valores permitidos, levando a zero ponto de proteção para a cabeça, e, portanto, zero estrela para o resultado deste modelo. Consequentemente, os novos cálculos foram realizados e o resultado foi reduzido para zero estrela para o ocupante adulto. O resultado de 2019 foi atualizado no site do Latin NCAP.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“As 5 estrelas do Taos são um marco nos mais recentes protocolos do Latin NCAP e representam o desafio para todos os fabricantes de buscarem a mais alta classificação por estrelas. O Taos fabricado regionalmente oferece segurança padrão global para seus ocupantes e usuários vulneráveis ​​da estrada. O Argo/Cronos decepcionou com um resultado zero estrela, mas o Latin NCAP fica feliz e está ansioso pelo compromisso da Fiat em melhorar o modelo. O Latin NCAP parabeniza a Volkswagen por essa conquista e espera ver esses níveis de proteção nos modelos à venda em breve. Ao mesmo tempo, o Latin NCAP incentiva a Fiat a melhorar o Argos/Cronos o mais rápido possível. O Latin NCAP acredita que as informações ao consumidor conhecidas como etiquetagem de segurança do veículo podem ajudar a melhorar drástica e rapidamente o nível de segurança do veículo como resultado de uma ação voluntária”.


Stephan Brodziak, Presidente do Comitê de direção do Latin NCAP, disse:
“Com estes últimos resultados do Latin NCAP, fica clara a relevância do programa para informar consumidores, usuários das estradas e tomadores de decisões sobre o desempenho de segurança dos modelos avaliados. É necessário que os países da região se juntem ao Latin NCAP para cumprir com o direito às informações de acordo com as Diretrizes de Proteção do Consumidor que requerem políticas fortes para a sua proteção. Se não fosse pelo Latin NCAP, não poderíamos ter conhecimento da baixa segurança que o Fiat Argo/Cronos oferece não só aos consumidores, mas também a todas as pessoas que circulam nas ruas com este tipo de veículo. A Fiat acrescenta mais um automóvel de baixa segurança à lista de carros que não protegem adequadamente os usuários das estradas. Chamamos a atenção para que a Fiat mude para carros mais seguros deixe de nos colocar em risco com este tipo de veículo. Ao contrário, estamos completamente felizes com o resultado do Taos da Volkswagen; esperamos que este nível de segurança seja oferecido em todos os modelos da marca e, além disso, que sirva de exemplo para outros fabricantes elevarem o desempenho de segurança dos carros que comercializam na região”.



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