Fiat Fiorino 2022, reestilizada e com motor 1.4, chega por R$ 99.990


Enfim, a Fiat apresenta ao Brasil a Fiorino 2022. A van passa por sua primeira reestilização desde a apresentação desta atual geração, em novembro de 2013. Atualmente com participação de mercado superior a 90% no segmento de vans compactas, a Fiorino existe no Brasil desde 1980, quando era baseada no Fiat 147. Em 1988, passou a derivar da primeira geração do Uno, para, a partir de 2013, incorporar a plataforma do Uno lançado no País em 2010. 


A linha 2022 da Fiorino possui o mesmo capô, os para-lamas dianteiros e os faróis (com máscara negra) do Uno mais recente, que passou por sua última atualização de estilo em 2016. Mas, no furgão, a grade dianteira é exclusiva, com frisos horizontais, Logo Script (com o nome da marca em letras maiores) e a Fiat Flag no canto inferior direito. O novo para-choque também é exclusivo da Fiorino e traz alojamentos mais arrojados para os faróis de neblina. Na traseira, o nome do modelo foi suprimido e a inscrição "Fiat" na porta traseira direita ficou menor.


Se as mudanças externas foram contidas, a Fiorino 2022 evoluiu mais em seu interior. O painel é bastante parecido com o da Strada e incorpora um quadro de instrumentos que inclui conta-giros, velocímetro, indicação do nível de combustível e, ao centro, uma tela para o computador de bordo com seis funções, que são alternadas por botões que ficam no alto do painel. 


Com regulagem de altura de série, o volante agora adota o logo atualizado da Fiat. O interior recebeu acabamento em tons escurecidos e mais quatro porta-objetos, totalizando treze compartimentos com 18,3 litros de volume ao todo (10% a mais que o modelo anterior). Entre as novidades estão os porta-máquinas nos forros de porta e os novos porta-objetos do início do console central, além do espaço aberto acima do porta-luvas (que é iluminado). 


A Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, preparação para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina.


A Fiorino também passa a vir de série com controles de tração e estabilidade, sinalização luminosa de frenagem de emergência e assistente de partida em ladeiras (Hill Holder). Foi mantido o motor 1.4 EVO Flex, que, agora, atende às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Segundo a Fiat, com os ajustes, este propulsor ficou mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%). O rendimento no modelo 2022 é de 84 cavalos com gasolina e 86 cv com etanol, a 6000 rpm com ambos os combustíveis, enquanto o torque é de 11,2 kgfm com gasolina e 12,2 kgfm de etanol, a 4000 rpm nos dois casos.


A Fiorino 2022 também incorpora novos ajustes do câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, para mais agilidade no trânsito urbano e visando reduzir a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. Já a marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo carregado.


As palhetas dos limpadores da Fiorino passam a ser do tipo flat-blade, que proporcionam melhor limpeza do vidro e menor ruído aerodinâmico, além de contarem com garantia exclusiva de seis meses. Os bancos foram modificados e, segundo a marca, usam material mais resistente. O sistema de ar-condicionado foi recalibrado e passa a ser capaz de resfriar o interior da van em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento do veículo, o que representa, na prática, um resfriamento 18% mais rápido da cabine. A van também recebeu materiais mais resistentes em sua suspensão traseira com eixo rígido tipo ômega e mola parabólica longitudinal, a exemplo da nova Strada.


Com a mesma capacidade de carga do modelo anterior (650 kg), a Fiorino 2022 será vendida unicamente na versão Endurance 1.4 EVO Flex pelo preço de R$ 99.990.



Comentários