Fiat Grand Siena e Doblò deixam de ser oferecidos no Brasil

A Fiat deixa de oferecer no Brasil o sedã compacto Grand Siena e o multivan/furgão Doblò. Os dois modelos tiveram suas fabricações encerradas em Betim (MG) e já não constam no site oficial da marca no País. 

O Grand Siena foi lançado no Brasil em março de 2012 e era baseado no então novo Palio. O sobrenome "Grand" visava diferenciá-lo da geração anterior do Siena, que continuou em produção na versão EL. Inicialmente disponibilizado com motores 1.4 8 válvulas ou 1.6 16 válvulas nas versões Attractive, Essence e Tetrafuel (que podia ser abastecida com gasolina, etanol, gás natural veicular ou a gasolina sem álcool disponível em outros países da América Latina), o Grand Siena chegou a ter opção de teto solar elétrico e, em 2013, o câmbio automatizado monoembreagem Dualogic Plus. Neste mesmo ano, o sedã estreou a série Sublime, com detalhes de acabamento diferenciados e baseada na versão Essence com motor 1.6 16 válvulas.

Em 2014, o Grand Siena passou a ter a série Itália, também baseada na versão Essence 1.6 16v. No ano de 2016, o Siena EL deixou de ser produzido. O modelo Grand continuou em produção e recebeu nova grade dianteira; além disso, foi lançada a versão Attractive com motor 1.0 Fire, para reter o público órfão do Siena anterior.

Com o lançamento do Fiat Cronos, ocorrido em fevereiro de 2018, o Grand Siena passou a ser oferecido somente com motores 1.0 ou 1.4 Fire. Em 2019, o veterano teve um pequeno retoque e passou a exibir o nome FIAT em letras maiores na tampa do porta-malas, mas permaneceu com o símbolo anterior da marca na grade dianteira, nas calotas e no volante. Neste mesmo ano, o sedã passou a ter como opcional um kit para instalação do GNV.

A história do Doblò no Brasil se iniciou em 2001. Ele chegou em duas versões: EX 1.3 16v e ELX 1.6 16v. Em 2003, foi lançada a versão Adventure, no embalo do sucesso das versões aventureiras de Palio Weekend e Strada. No ano de 2004, o motor 1.8 8 válvulas oriundo da General Motors substituiu o 1.6. Em 2006, este motor se tornou flex-fuel, e o 1.3 deixou de ser oferecido. Neste mesmo ano, veio a série Try On Adventure, seguida da edição Original Adventure em 2007 e da versão Adventure com o bloqueio do diferencial dianteiro (Locker) em 2008.

Em novembro de 2009, o Doblò passou por sua primeira e única reestilização, passando a ter o motor 1.4 8v Fire. No ano seguinte, o motor 1.8 8 válvulas foi substituído pelo 1.8 16 válvulas E.torQ. Em 2011, as versões ELX e HLX passaram a se chamar Attractive e Essence. A versão Adventure teve séries especiais em 2013 (Xingu) e 2016 (Extreme, com central multimídia). Em 2016, o Doblò deixou de ser oferecido nas versões 1.4 e Cargo (furgão), mas este modelo seria ressuscitado em 2020. 

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