Citroën revela mais detalhes do interior do novo C3


Revelado para o mundo em setembro deste ano, o novo Citroën C3 será lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2022, e, com suas proporções que valorizam o espaço interno, busca incorporar ares de SUV no interior de um hatchback. Para acomodar cinco pessoas, o modelo terá distância entre-eixos de 2,54 metros e promete bom espaço para cabeça e pernas dos ocupantes.


Foi planejada uma posição mais elevada de condução. Em algumas versões, os bancos terão faixas na cor azul-marinho, tonalidade também aplicada à faixa central do painel, que possui tramas perfuradas do lado do passageiro. As portas possuem cavidades que podem receber garrafas de até 1 litro. O volante traz base achatada, três raios e concentra na parte direita os botões de atalho de som e telefone. O novo C3 traz quadro de instrumentos digital, porém um pouco mais simples do que a tela do Cactus, exibindo o velocímetro digital em destaque. 


O novo C3 terá disponível o sistema multimídia batizado "Citroën Connect Touchscreen", com tela sensível ao toque de 10 polegadas que possibilita espelhamento de conteúdo do celular sem fio através do Apple Carplay ou Android Auto, além de comandos de voz (acionados através de um botão no volante). Diferentemente do C4 Cactus e assim como no 208, no C3 a tela do sistema multimídia ficará na parte superior central do painel. 


Logo abaixo desta tela estão as saídas de ar (com quatro molduras cromadas ao centro, assim como no C3 AirCross disponível no exterior) e os comandos do ar-condicionado, manuais. Uma curiosidade é que, ao redor destes botões, estão instaladas abas que ajudam a enrolar o fio do celular, presentes também dentro do porta-luvas.


Há ainda um local específico para guardar o celular no início do console central, três pontos para fixação de suportes para telefones (dois deles próximos às saídas de ar nas extremidades do painel e outro próximo das saídas de ar centrais) além de três entradas USB com recarga rápida e tomada de 12 Volts.


As maçanetas internas, prateadas, são idênticas às do 208 e C4 Cactus. O C3 traz forros de porta exclusivos, com curvas descendentes, mas traz apoios de braço ao estilo "quadrado arredondado" assemelhados aos do C4 Cactus. Os vidros elétricos dianteiros são acionados pelas portas, mas, para subir ou descer as janelas traseiras, é necessário recorrer a botões instalados no console atrás do freio de mão. As colunas dianteiras possuem espaços para tweeters, assim como no 208. A alavanca de freio de mão é diferente de 208 e C4 Cactus, mas sem ousadias. O hatch terá opção de câmbio manual de 5 marchas ou automático sequencial.


Com estreia no mercado brasileiro e sul-americano em 2022, o C3 é o primeiro modelo do projeto C-Cubed, que prevê o lançamento de outros dois modelos até 2024. Espera-se um sedã e um crossover mais aproximado para a vertente dos SUVs.

Comentários