BYD apresenta ao Brasil o Tan EV, SUV elétrico de 7 lugares


A marca BYD (Build Your Dreams) prepara uma ofensiva de lançamentos de automóveis elétricos no Brasil e apresenta para o mercado nacional o Tan EV, SUV de médio porte com sete lugares e 100% elétrico. Produzido e comercializado na China, o Tan EV foi recentemente lançado na Noruega, primeiro país da Europa a receber o modelo. Para o Brasil, o SUV elétrico começa a ser importado a partir do primeiro semestre de 2022.

Originalmente, o nome do SUV da BYD é Tang - uma referência à dinastia chinesa Tang (618-906 d.C.). Porém, no Brasil, o nome original certamente se tornaria motivo de piada por ser também o nome de um refresco em pó. Além disso, em mandarim, a letra “G” tem som mudo. Então, a pronúncia correta do nome do SUV já seria Tan de qualquer forma.


Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD Tan pode ser recarregado de 30% a 80% em 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. Quando o nível de bateria chega a 10 por cento, aparece uma mensagem de alerta para que o carro seja carregado. Essa bateria permite autonomia para percorrer até 437 quilômetros, conforme o ciclo PBEV do Inmetro.

O SUV incorpora tração nas quatro rodas e é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo: a força é equivalente a 245 cv no motor frontal e 272 cv no motor traseiro. A potência combinada é de 517 cavalos e o torque conjunto é de 69,3 kgfm. O Tan acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.


O estilo do Tan EV leva a assinatura do designer Wolfgang Egger, que já foi responsável pelo estilo de modelos da Alfa Romeo, Seat e Audi entre os anos de 1989 e 2013. Os faróis do SUV, inteiramente em LED, foram inspirados em um “dragão gigante com os olhos abertos”, segundo a marca. A grade dianteira com lâminas cromadas é semelhante à do BYD Tang "não-elétrico" que existe no mercado chinês. O para-choque dianteiro traz estilo agressivo. 


Na lateral, os destaques vão para a linha de cintura elevada e para as rodas de liga leve de 22 polegadas. A linha do teto incorpora um caimento suavizado na parte traseira e as lanternas em LED possuem efeito tridimensional de profundidade. O modelo tem 4,87 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,82 m, largura de 1,95 m e altura de 1,72 metro.


Seu interior concentra a maioria dos comandos na tela de 15,6 polegadas do sistema multimídia, que pode rotacionar eletricamente, podendo ficar tanto na posição horizontal quanto na vertical. O BYD Tan EV dispõe de teto de vidro panorâmico, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas configurável, bancos em material sintético com forrações acolchoadas, painel com áreas macias ao toque e volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade/altura e aquecimento.


Os bancos dianteiros são elétricos, com possibilidade de aquecimento ou ventilação. O banco do motorista é ajustável em oito direções, enquanto o do carona dianteiro possui quatro ajustes. O SUV também possui ar-condicionado de duas zonas com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, carregamento sem fio de bateria de smartphones compatíveis com a tecnologia, além de iluminação interna nas portas e painel com 30 opções de cores.


O porta-malas tem espaço para 235 litros de bagagem com os sete lugares em uso. Rebatendo-se os bancos da terceira fileira de bancos, o espaço chega a 940 litros. Caso as duas fileiras traseiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera 1650 litros. A tampa do porta-malas é elétrica, com sensor de movimento do pé por baixo do para-choque traseiro.


O SUV dispõe de um dispositivo NFC (Near Field Communication) para destravar ou travar o carro e ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. O dispositivo é do tamanho de um cartão de crédito. Por intermédio da aproximação de dois dispositivos, é possível a troca de informações, sem precisar de cabos ou qualquer contato físico.


Em termos de segurança, o Tan EV possui cinco câmeras que geram uma imagem em 360 graus em torno do veículo, alerta de tráfego cruzado traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção na faixa de rodagem, seis airbags, frenagem automática de emergência, freios ABS com pinças flutuantes Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira, além do sistema de detecção para abertura de portas, que alerta os passageiros sobre a proximidade de veículos ao abrir uma das portas e o Auto Hold, que mantém o veículo parado.


O BYD Tan EV conta com a possibilidade de pré-reserva pelo site da marca, estando disponível em cinco cores para a carroceria: azul, branca, vermelha, cinza e preta. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.


Comentários