Peugeot e Citroën lançam furgões elétricos e-Expert e Ë-Jumpy no Brasil


Ao mesmo tempo, Peugeot e Citroën anunciam a chegada de seus furgões elétricos no Brasil. O modelo da marca do leão tem o nome e-Expert, enquanto seu irmão gêmeo da montadora conhecida pelo duplo chevron se chama Ë-Jumpy. Ambos terão o mesmo valor unitário de tabela de R$ 329.990.

O e-Expert é o segundo veículo elétrico da Peugeot a ser comercializado no Brasil, prometido para nosso mercado desde setembro, quando a marca passou a oferecer por aqui o e-208 GT. Assim como o Expert convencional, esta versão elétrica pode ser conduzida por pessoas que tenham a CNH da categoria B.


Montado sobre a plataforma modular EMP2, a bateria foi incorporada abaixo do assoalho do veículo, o que tornou possível preservar o volume útil de carga da versão a combustão do furgão. O e-Expert possui um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que fornece até 330 quilômetros de autonomia em ciclo urbano segundo o Inmetro. 


O motor elétrico gera o equivalente a 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque instantaneamente. O Peugeot dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para redução do consumo de energia; “Normal”, para um compromisso mais equilibrado entre autonomia e performance; e “Power”, que prioriza o desempenho entregando potência e torque em seus níveis máximos.


O visual da versão 100% elétrica é praticamente o mesmo dos demais Expert. Externamente, a mudança está no bocal para recarga, que fica no para-lama esquerdo, além de um monograma que identifica a versão elétrica, localizado na parte esquerda da porta traseira.


Internamente, o e-Expert dispõe do quadro de instrumentos "e-cluster", que apresenta velocímetro digital, indicação do modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia em uma tela colorida de 3,5 polegadas. 


No lugar da alavanca de câmbio manual, há um seletor com as funções Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução). Há ainda o botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.


Opcionalmente, está disponível a central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, compatível com espelhamento de tela de celulares (através do Android Auto e Apple CarPlay) e que inclui a câmera de ré com visão 180° e vista superior do veículo.


O e-Expert dispõe de volume de carga de 6,1 m³ e uma tonelada de capacidade de carga, além de largura de 1,25 metro entre as caixas de rodas, porta lateral deslizante, porta traseira com abertura de 180 graus, 1,94 metro de altura, possibilidade de recarga de 80% da bateria em 45 minutos, freios regenerativos para otimização da autonomia da bateria e garantia de 3 anos ou 100.000 km para o veículo e de 8 anos ou 160.000 km para as baterias. No Brasil, o e-Expert será vendido em duas cores de carroceria: Branco Banquise (sólida) e Cinza Artense (metálica).


Entre os equipamentos adicionais da variante elétrica do furgão médio da Peugeot estão: monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e cabo Modo 2, para carregamento de emergência.


O furgão conta de série com assistente de partida em ladeiras, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga do motorista, luzes de rodagem diurnas (DRL), limitador de velocidade e controlador automático de velocidade de cruzeiro. O Peugeot e-Expert acomoda três ocupantes.


Para a recarga do Peugeot e-Expert, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” (Parking). O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo também é equipado com OBC de 11kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.


Assim como o Peugeot e-Expert, o Citroën Ë-Jumpy, primeiro furgão médio 100% elétrico da marca no Brasil, tem valor de R$ 329.990, autonomia de até 330 km e permite que pessoas habilitadas com a CNH de categoria B possam conduzi-lo. As diferenças estéticas do modelo elétrico em relação ao Jumpy convencional são bem discretas, e incluem a portinhola de recarga no para-lama dianteiro esquerdo e o monograma Ë” colocado à esquerda do nome Jumpy, na porta esquerda traseira. Todas as especificações de carga, equipamentos, cores e conjunto mecânico são as mesmas do e-Expert.


Desenvolvido na plataforma modular EMP2, o Ë-Jumpy é oferecido no país em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia de até 330 km com carga completa em ciclo urbano, segundo o Inmetro. O motor elétrico entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).


Lançado em 2017, o Jumpy teve até o momento mais de 8.000 exemplares vendidos no País, somando as versões: Cargo, Vitré e Minibus.


Comentários