Carlos Ghosn, CEO da Renault-Nissan, é preso por más-condutas


O brasileiro naturalizado francês Carlos Ghosn, atual CEO das marcas Renault e Nissan, e chairman das marcas Nissan e Mitsubishi, foi preso na última segunda-feira (19) no Japão por procuradores distritais de Tóquio após interrogatório, por conta de falsas prestações de contas - Ghosn teria, no último ano fiscal, falsamente declarado ter reduzido seus ganhos de 1 bilhão para 735 milhões de ienes.

Carlos Ghosn, que deverá em breve ser destituído da chefia da Nissan, foi detido junto com o diretor-representante da Nissan, Greg Kelly. As ações da Nissan fecharam em queda de 5,45% na bolsa de valores de Tóquio após a prisão de Ghosn.


A Nissan divulgou a seguinte nota (traduzida do inglês):

"A investigação mostrou que, durante muitos anos, tanto Ghosn quanto Kelly relataram valores de compensação no relatório de valores mobiliários da Bolsa de Valores de Tóquio que eram inferiores ao valor real, a fim de reduzir a quantia divulgada da compensação de Carlos Ghosn.

Além disso, em relação a Ghosn, vários outros atos significativos de má conduta foram descobertos, como o uso pessoal de ativos da empresa, e o profundo envolvimento de Kelly também foi confirmado.

A Nissan forneceu informações ao Gabinete do Ministério Público do Japão e cooperou plenamente com a investigação. Continuaremos a fazer isso.



Como a má conduta descoberta através de nossa investigação interna constitui claras violações do dever de cuidado como diretores, o Diretor Executivo da Nissan, Hiroto Saikawa, proporá ao Conselho de Diretores da Nissan a remoção imediata de Ghosn de seus cargos como Presidente e Diretor Representativo. Saikawa também proporá a remoção de Greg Kelly de sua posição como Diretor Representativo.

A Nissan pede desculpas por causar grande preocupação aos nossos acionistas e acionistas. Continuaremos nosso trabalho para identificar nossos problemas de governança e conformidade e tomar as medidas apropriadas".

Philippe Lagayette, como diretor independente da Renault, em contato com os presidentes do Comitê da Diretoria Marie-Annick Darmaillac e Patrick Thomas, teve conhecimento do conteúdo do comunicado de imprensa da Nissan de hoje. Enquanto se aguarda informações precisas de Carlos Ghosn, os diretores mencionados expressam sua dedicação à defesa dos interesses da Renault dentro da Aliança.

Comentários