![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6-fgjlhjfTGaAzzCKeDe2x_edE0zhmYP-sp2ZRvaYFSRNn8Hh-a8UMmx4YD6qEIHmHDLFPRjY6lbkzK4DRNOEHtQQaBhYH_g1hLpWmqTBGfLzAA3wuHcrDToKr2J12BzcH5M5RxqFiDs/s640/Camaro+%252816%2529.jpg)
Revelado na América Latina durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Chevrolet Camaro 2019 puxa a fila dos 11 lançamentos que a marca fará no Brasil durante o ano de 2019 e será comercializado a partir de janeiro do próximo ano. Houve modificações visuais, aprimoramentos mecânicos e a inclusão de equipamentos. Importado desde 2010, o Camaro está em sua sexta geração, teve mais de 6 mil unidades comercializadas nestes 8 anos, e atualmente é produzido em Lansing, Michigan (EUA).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiY-Rv3aOwoyciXjBpWT-rMRH1waRi0xpJABAt1VUx1GDgBmv_E390SMzjVC0ocL0Ev-RPbpFm_CDpAk8Zc6mUObR64ndU4YPPhzSvxY7NQNhQEplXTfbJLz4yEdokW1ClTelo81SeXO5k/s640/Camaro+%252810%2529.jpg)
O Camaro, que no Brasil é comercializado na versão única SS com carroceria cupê ou conversível, mantém o motor 6.2 V8 com injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, de 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, mas agora utiliza um trunfo de seu arquirrival Ford Mustang: o câmbio automático de 10 marchas, em substituição ao anterior de 8 velocidades.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja9lDzGbGpKzzHeUkyZ3ByETyDYy50AKgr7CoWHMGhu5YepFg34xesLYvsAHxx6b446TnS3OCSUJamJlM_MHbD4VZcKsuOIiaxWmlMdzUeGMNqAoBDmHMTDkEte11XJknh0R18USAqu4o/s640/Camaro+%252815%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja9lDzGbGpKzzHeUkyZ3ByETyDYy50AKgr7CoWHMGhu5YepFg34xesLYvsAHxx6b446TnS3OCSUJamJlM_MHbD4VZcKsuOIiaxWmlMdzUeGMNqAoBDmHMTDkEte11XJknh0R18USAqu4o/s640/Camaro+%252815%2529.jpg)
A gama de cores para nosso mercado inclui os tons Azul Egípcio, Laranja Imperial, Amarelo Persa, Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm5D23LdZqvLdp5UMFvnkEkqtjOSQwHUyGLcTo6KKt7pQTx76rn5J8FtBsIBPXyyGgCTwB0Uar59ILc1T1kjZpidZ9C-RS-AksJ4BMWnR_0JUOFJ_0kGgrZTJdyvu8m4b0Ze9s2otSj54/s640/Camaro+%252812%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm5D23LdZqvLdp5UMFvnkEkqtjOSQwHUyGLcTo6KKt7pQTx76rn5J8FtBsIBPXyyGgCTwB0Uar59ILc1T1kjZpidZ9C-RS-AksJ4BMWnR_0JUOFJ_0kGgrZTJdyvu8m4b0Ze9s2otSj54/s640/Camaro+%252812%2529.jpg)
O novo estilo divide opiniões. Na dianteira, os faróis Full LED parecem minúsculos ao se infiltrarem nas aberturas maiores da grade, sem contar o para-choque com uma grande e pouco harmoniosa área escura central. O pretexto destas modificações é de melhorar a aerodinâmica do modelo - de fato, até a gravatinha da Chevrolet passa a ser vazada, para admitir um pouco mais de ar ao motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVZEuFZMmgKMku1qM-mP4PMf4sOOzD-fAxbK6LDgkXm8YtLOPkRB3l1lOIgGCsqTAdrl7LqI7JJP8w9HwQfSq1hM67ph5NsX1eLRFkw_3b0DNR_oHzcLc-D_VM14nQGr5C5BzyQ193_oA/s640/Camaro+%252814%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVZEuFZMmgKMku1qM-mP4PMf4sOOzD-fAxbK6LDgkXm8YtLOPkRB3l1lOIgGCsqTAdrl7LqI7JJP8w9HwQfSq1hM67ph5NsX1eLRFkw_3b0DNR_oHzcLc-D_VM14nQGr5C5BzyQ193_oA/s640/Camaro+%252814%2529.jpg)
Na lateral, são novas as rodas de 20 polegadas, com estilos diferentes entre o cupê e o conversível. No modelo com capota retrátil, elas são pintadas de preto brilhante, enquanto no modelo fechado elas trazem pintura acetinada. Já os pneus possuem perfil 245/40 na frente e 275/35 atrás. Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLL-wgz7PfniuV8oBuuFQjWT-nVOyJGVzU20lA-ob09oSs5SzMvODBYFAT7WJo-n2XsAEZuajvALuRF6GC8ftEmKdS-AxQH3EMNlAeM_1_tIsb9rJbcXCU6z2ArbsYqfO2xEwSG0nBmOU/s640/Camaro+%252813%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLL-wgz7PfniuV8oBuuFQjWT-nVOyJGVzU20lA-ob09oSs5SzMvODBYFAT7WJo-n2XsAEZuajvALuRF6GC8ftEmKdS-AxQH3EMNlAeM_1_tIsb9rJbcXCU6z2ArbsYqfO2xEwSG0nBmOU/s640/Camaro+%252813%2529.jpg)
As lanternas, assim como o Mustang, ficam transparentes quando apagadas, e convivem com um para-choque traseiro de linhas mais musculosas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYOPOMemcwvcJ7T30yUdFLpWzG7Z88NfXZrSttz2ulR-joEKgClDWK7o9ihCR6pyibeVK1G3mEjWQTBWBSRAfoJiI-_Wtuvfb0kRNL6i5l6CTMQYaccIMmv1ibSFzsxOLXCVCUBNVxMQY/s640/Camaro+%25289%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYOPOMemcwvcJ7T30yUdFLpWzG7Z88NfXZrSttz2ulR-joEKgClDWK7o9ihCR6pyibeVK1G3mEjWQTBWBSRAfoJiI-_Wtuvfb0kRNL6i5l6CTMQYaccIMmv1ibSFzsxOLXCVCUBNVxMQY/s640/Camaro+%25289%2529.jpg)
No interior, uma das principais novidades é a terceira geração do sistema multimídia MyLink, que traz tela de maior definição e resolução, microfone extra para os comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e atualização do software via Wi-Fi.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3gMn8XeBXL-UlNs9BXDGWsNB8A27YKStsIJE135fpgOBaqgBAklqEFCPFLZwYkYeN5M1w15dOfuHP7Ev8TWmg5tDWsVzuJ9g2u4_L0guHvYUM8UbQ9tlpTf493ERSBVqGW0Wj3I1PtHo/s640/Camaro+%25286%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMHMeSkTgUmj7Js3XtxICn_z685v1dhSHtR6lY40tmUkslwdJqLWVkIEhi7caGWFz4620Ewbaug4dGy0BZED8Y9TBEVlY4vQr_8pvYkXYBlvcFQV1SfldRvRpWxlYjYZ5BrQhhU-WAl7Y/s640/Camaro+%25283%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3gMn8XeBXL-UlNs9BXDGWsNB8A27YKStsIJE135fpgOBaqgBAklqEFCPFLZwYkYeN5M1w15dOfuHP7Ev8TWmg5tDWsVzuJ9g2u4_L0guHvYUM8UbQ9tlpTf493ERSBVqGW0Wj3I1PtHo/s640/Camaro+%25286%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMHMeSkTgUmj7Js3XtxICn_z685v1dhSHtR6lY40tmUkslwdJqLWVkIEhi7caGWFz4620Ewbaug4dGy0BZED8Y9TBEVlY4vQr_8pvYkXYBlvcFQV1SfldRvRpWxlYjYZ5BrQhhU-WAl7Y/s640/Camaro+%25283%2529.jpg)
Pela central multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, e novas 8 opções degradês.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-p_Svr7QtUDV01LGHp1lgMzP0t_eUCMZ2QpqZwK3m44O7hoimOgxawO586oTOE9f6GRt8h55vKnt7TFycbsGGMI_Buzl2wM3mrA_Jtqwh4Jjt1iESpTJRLjYPczU2YNgNfYSPOPdlZtQ/s640/Camaro+%25287%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-p_Svr7QtUDV01LGHp1lgMzP0t_eUCMZ2QpqZwK3m44O7hoimOgxawO586oTOE9f6GRt8h55vKnt7TFycbsGGMI_Buzl2wM3mrA_Jtqwh4Jjt1iESpTJRLjYPczU2YNgNfYSPOPdlZtQ/s640/Camaro+%25287%2529.jpg)
O retrovisor central conta com imagem da câmera de ré integrada para melhor visibilidade nas manobras - um item providencial para um carro com visibilidade limitada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEBj89sruTEhLas2OKkydOwqwkSNXz9q-TOzeFZpSFZl0-Fe0sZnXDcrF84CxxNwHz4jZoqRXYtn9RgrExql9j4BGWs8JtAH8YquZSlj0sNM9Q00xQCNQVJKqDw9uRAyt-MMfekKKaDc8/s640/Camaro+%25284%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBmF4ts8Hfsgy360Y6c7ZH8bmXIfG7hIJ1u1k6j-nCRJF4MKTTXEhO0BEeTF1p3ReayuqHvrDBuThk_QlJ3cYh7VQVU5FnYt9p0YgI2XZftv4PkSxtavv_2CQN5MFNlMcSuYnnj6aFkjs/s640/Camaro+%25285%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEBj89sruTEhLas2OKkydOwqwkSNXz9q-TOzeFZpSFZl0-Fe0sZnXDcrF84CxxNwHz4jZoqRXYtn9RgrExql9j4BGWs8JtAH8YquZSlj0sNM9Q00xQCNQVJKqDw9uRAyt-MMfekKKaDc8/s640/Camaro+%25284%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBmF4ts8Hfsgy360Y6c7ZH8bmXIfG7hIJ1u1k6j-nCRJF4MKTTXEhO0BEeTF1p3ReayuqHvrDBuThk_QlJ3cYh7VQVU5FnYt9p0YgI2XZftv4PkSxtavv_2CQN5MFNlMcSuYnnj6aFkjs/s640/Camaro+%25285%2529.jpg)
Entre os equipamentos do Camaro 2019 estão: quadro de instrumentos customizável, head-up display, sistema de som Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas, além de partida remota da ignição por botão na chave.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBfVn75hSKEYswn0J-y-uc3oxRwWuUdW7yP4Xnfm9y6vDx8JgAe92m3wj1-H92_j9Jvfd7z7thM3fZ4N7crF0f4tUN2G7sDXGbeGAJXPEYW5nn7WVD_VXH9o7dDmRCKYChBDRNSr0N1dQ/s640/Camaro+%252821%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBfVn75hSKEYswn0J-y-uc3oxRwWuUdW7yP4Xnfm9y6vDx8JgAe92m3wj1-H92_j9Jvfd7z7thM3fZ4N7crF0f4tUN2G7sDXGbeGAJXPEYW5nn7WVD_VXH9o7dDmRCKYChBDRNSr0N1dQ/s640/Camaro+%252821%2529.jpg)
No modelo conversível, há um comando extra na chave para operar o funcionamento da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. Essa operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ9gHc3YzxCF2hgpXWrtrkNshDK58tezobB4QSi-hfGyUtpG56GQpkMK2znpmXXclrhIzUDnquJEJZ6qZ1waZ0g7Ruud80fGYAdQ14nwcgl4mE4PJ0U9nvOe_16UcYekeANHSAOVDBF24/s640/Camaro+%25288%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ9gHc3YzxCF2hgpXWrtrkNshDK58tezobB4QSi-hfGyUtpG56GQpkMK2znpmXXclrhIzUDnquJEJZ6qZ1waZ0g7Ruud80fGYAdQ14nwcgl4mE4PJ0U9nvOe_16UcYekeANHSAOVDBF24/s640/Camaro+%25288%2529.jpg)
O Camaro ainda traz um conjunto de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos. A relação do câmbio entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, melhorando o tempo das retomadas. Outra vantagem do novo câmbio são as trocas mais suaves e a redução do consumo de combustível em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXHePPVFCd3pJdXco3j6E85U0yAa8HE8ZozQarp_1V0DD9zJEuJn4iGdMpwFOU0otvC38lledXoW_fm8JAV80r64C-CyW8guOdYGenGZYtduE3FUifMpZxsJMo_3Ylgmy-CqjrlumOW1k/s640/Camaro+%25281%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXHePPVFCd3pJdXco3j6E85U0yAa8HE8ZozQarp_1V0DD9zJEuJn4iGdMpwFOU0otvC38lledXoW_fm8JAV80r64C-CyW8guOdYGenGZYtduE3FUifMpZxsJMo_3Ylgmy-CqjrlumOW1k/s640/Camaro+%25281%2529.jpg)
O novo câmbio trouxe outro recurso de seu rival Mustang: a função de controle de largada, para otimização das arrancadas. O pé esquerdo no freio segura o carro, e o pé direito no acelerador eleva o giro do motor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o momento exato, basta liberar o freio para acelerar com tudo em linha reta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF4NWDaYk4JcDeTk3BUEP-wyz4_2BSOj9oKAfRNebrnjqzayuzj2KXSHgDt_tFpadmdzhnvQqS_TUsxjlpPwplejr0zAWtM0AP3OqieVU-0Qix2Xb73QoQydQhxn2rglYgER1Ud23CYYo/s640/Camaro+%252817%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF4NWDaYk4JcDeTk3BUEP-wyz4_2BSOj9oKAfRNebrnjqzayuzj2KXSHgDt_tFpadmdzhnvQqS_TUsxjlpPwplejr0zAWtM0AP3OqieVU-0Qix2Xb73QoQydQhxn2rglYgER1Ud23CYYo/s640/Camaro+%252817%2529.jpg)
O Camaro é montado sobre a plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes, além de ter distribuição de peso praticamente ideal (50%/50%) entre os eixos e contar com freios Brembo com quatro pistões.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_sn-0PP9t8jcLCjh8GpwRqejo1bxtPTdkA1DUej5YWFfQGpI7mhDorTeGdnX75BOdtmr47nAQX1EiSwS3XWAjyc35bIFtZjXmiFNAGJTgZrkHgzYobg8-4nMXwl9mgGiooeJkN4iMJTk/s640/Camaro+%25282%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXRScdXJYpDGf6Kx6x2chwcMZQqzTBQua470NdkCnxAFjwqoBSwazVeYaIDbTL_REyWGtWkT-SUoXf2rEfjzHhzFm7dpLOZ06iNVEb512ohRpsdgzFvSN5fVHIhgQWEFcZLIvuJhFbNUw/s640/Camaro+%252818%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_sn-0PP9t8jcLCjh8GpwRqejo1bxtPTdkA1DUej5YWFfQGpI7mhDorTeGdnX75BOdtmr47nAQX1EiSwS3XWAjyc35bIFtZjXmiFNAGJTgZrkHgzYobg8-4nMXwl9mgGiooeJkN4iMJTk/s640/Camaro+%25282%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXRScdXJYpDGf6Kx6x2chwcMZQqzTBQua470NdkCnxAFjwqoBSwazVeYaIDbTL_REyWGtWkT-SUoXf2rEfjzHhzFm7dpLOZ06iNVEb512ohRpsdgzFvSN5fVHIhgQWEFcZLIvuJhFbNUw/s640/Camaro+%252818%2529.jpg)
Outro destaque é o sistema de vetorização do torque , que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para melhorar o controle em curvas, distribuindo quantidade distinta de torque entre as rodas para otimizar a tração.
Na ponta do lápis, o Camaro 2019 acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlEnZEA90DdhbWqD2Snv3-pZMtO799oE772bXNMsUciRh_AFxtrYmZtrHMlPzvUSodotnlospErYpol1EVbPiOirq8ksw8e7X2EfoS1-NSLWYi2ibBszw9ipWmeDwxwjL3tdtTPlpd9-Q/s640/Camaro+%252819%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlEnZEA90DdhbWqD2Snv3-pZMtO799oE772bXNMsUciRh_AFxtrYmZtrHMlPzvUSodotnlospErYpol1EVbPiOirq8ksw8e7X2EfoS1-NSLWYi2ibBszw9ipWmeDwxwjL3tdtTPlpd9-Q/s640/Camaro+%252819%2529.jpg)
Além do modo específico para Circuito - que altera o comportamento também da rigidez da direção, atuação dos controles de estabilidade e de tração, mapeamento da transmissão e do motor - o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais indicada para passeios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5LM0YU-PiagipRnHgxvc7lm87EP7wEcanIUBpEUvufRqUtI8EtI8RGCogMGJVmw-3dnRQtEqj97cF-LaVSN57U5JrkyC62GcUwOIt1DCls3kWCzkn42D_-JaoGIH9FGmAeSuzKugHdGY/s640/Camaro+%252820%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5LM0YU-PiagipRnHgxvc7lm87EP7wEcanIUBpEUvufRqUtI8EtI8RGCogMGJVmw-3dnRQtEqj97cF-LaVSN57U5JrkyC62GcUwOIt1DCls3kWCzkn42D_-JaoGIH9FGmAeSuzKugHdGY/s640/Camaro+%252820%2529.jpg)
Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Para ser habilitada, uma sequência de comandos precisam ser acionados por segurança, como o volante centralizado.
O Camaro será o primeiro, mas quais serão os próximos lançamentos? O próximo, já definido, será o hatch elétrico Bolt EV, que possui autonomia estimada em 383 quilômetros. Também estão certos os face-lifts de Cruze Sedan e Sport6, ao estilo das modificações introduzidas há alguns meses para o mercado norte-americano.
Outra novidade confirmada é a introdução da série Midnight para o Equinox, similar ao show-car revelado no Salão do Automóvel de São Paulo. No mais, a marca faz segredo sobre as novidades para 2019, mas é praticamente certeza que entram nesta conta as novas gerações de Onix e Prisma, que já circulam em testes em algumas regiões do Brasil (nós do Auto REALIDADE já flagramos o Prisma).
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).