Volkswagen Fox chega à marca de 2 milhões de unidades fabricadas


O Volkswagen Fox completa 15 anos em 2018 e acaba de superar a marca de 2 milhões de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Lançado em 2003, o modelo entre o Gol e o Polo teve aproximadamente 35 mil unidades emplacadas em 2018, sendo cerca de 3800 unidades em outubro - aumento de 23% em relação ao mesmo mês de 2017. O Fox também é comercializado em países da América Latina, como Argentina e Colômbia (até outubro, foram exportadas aproximadamente 3,5 mil unidades), e desde seu lançamento, as exportações do modelo já chegam a quase meio milhão de unidades, muitas delas enviadas para países da Europa. 



O hatch compacto, idealizado pela VW do Brasil e estilizado por Luiz Alberto Veiga, foi apresentado ao Brasil em outubro de 2003, inicialmente só com carroceria de duas portas. Baseado na plataforma PQ24 que estreou no Polo, lançado um ano e meio antes, o Fox trazia de cara motores 1.0 e 1.6 Total Flex (até então, só o Gol 1.6 aceitava álcool e gasolina em seu tanque). O aproveitamento de espaço era seu principal trunfo: além do teto mais alto, ao estilo minivan, ele trazia opcionalmente o banco traseiro sobre trilhos, que permitia levar mais bagagem ao custo de menos espaço para quem sentava atrás, ou vice-versa.


O Fox nasceu nitidamente espartano - e esse "desapego" ao refinamento na linha de montagem chegaria à família Gol anos depois. O quadro de instrumentos, em peça única, acabou limitando bastante o espaço para o conta-giros. Ao invés de um porta-luvas tradicional, o modelo trazia dois espaços abertos no painel. Optou-se, ainda, por colocar o acionamento dos faróis junto à haste de seta (o que era incomum nos VW da época), reservando um espaço no painel para as teclas das luzes de neblina. Os comandos de ar-condicionado também foram simplificados. E as primeiras unidades traziam uma peculiaridade: os para-choques recebiam pintura sobre a mesma superfície das versões com estas peças em plástico preto, o que foi alterado ainda no primeiro ano de fabricação.


O opcional dos airbags frontais chegou em 2004, assim como a carroceria de quatro portas, que logo se tornou a preferência do consumidor brasileiro, muito embora o Fox 2 portas seguiu em produção até 2014, mais notadamente nas versões mais básicas. 


Uma das principais atrações do Salão do Automóvel de 2004, que seria comercializada meses mais tarde, era o CrossFox, versão com apelo aventureiro que chegou a ser apresentado como carro-conceito na ocasião de lançamento do Fox, porém com carroceria 2-portas. O principal diferencial do carro - o estepe na traseira, à moda EcoSport - foi também o motivo de maior atraso no lançamento, já que foi necessário desenvolver um novo suporte, que abria-se para o lado (diferentemente do Ford, onde o estepe é fixado à tampa, que por sua vez abre para o lado). Trazia faróis de dupla parábola, estribos, rack de teto e peças (para-choques, maçanetas e capas dos retrovisores) sem pintura.


No ano de 2005, o Fox foi apresentado ao mercado europeu no 15º Salão do Automóvel de Leipzig, na Alemanha, como substituto do Lupo e já com alterações no estilo frontal que só estrearia no Brasil dois anos depois. Apesar de ser notavelmente mais refinado que o equivalente brasileiro (contando por exemplo com 4 airbags, aparelho de som double-DIN e comandos de ar-condicionado como os do Polo), o VW acabou não fazendo o sucesso esperado no Velho Continente e parou de ser exportado em julho de 2011, após 305.500 unidades comercializadas.


Em 2006, a Volkswagen lançou a SpaceFox, já com a frente do "Fox Europa". Com mistura de características de perua e minivan, ela era uma opção mais moderna em relação à recém-reestilizada Parati e trazia porta-malas de 430 litros, além da opção do ajuste do banco traseiro por trilhos.


De 2007 - quando recebeu seu primeiro face-lift - em diante, o Fox estreou diversas séries especiais, como Route (2007), Xtreme (2008) e Sunrise (2009), além de estrear o motor 1.0 VHT em 2008, com aprimoramentos de força.


O Fox foi reestilizado nos idos de 2009, alinhando-se ao novo padrão de estilo da marca, com linhas mais retas. Mas a novidade mais interessante ocorreu no interior: enfim, o hatch da Volkswagen não parecia mais tão espartano diante do Polo. Entre outros itens, passou a trazer quadro de instrumentos mais legível, acabamento mais agradável (com superfícies lisas no painel e tecido nas portas), porta-luvas fechado, novos sistemas de som e comandos de ar-condicionado, além de ter opcionalmente o teto solar. Depois de Polo e Gol, o Fox foi o terceiro modelo a utilizar o câmbio automatizado monoembreagem I-Motion de 5 marchas, numa época em que Chevrolet e Fiat já recorriam a este tipo de transmissão para agradar ao público que não queria saber de controlar o pedal de embreagem.


CrossFox e SpaceFox receberam as mesmas modificações meses mais tarde. Em 2011, chegou a vez da perua receber uma versão aventureira, a Space Cross, com toda a decoração aventureira do CrossFox, exceto as cores berrantes (como amarelo e laranja) e o estepe pendurado na traseira.


Em 2014, o Fox passou por mais uma reestilização, que trouxe mais requinte ao modelo, numa época em que o Polo estava se despedindo do mercado brasileiro. A frente ganhou faróis mais espichados, além de grade e para-choque que remetiam ao Golf. Na traseira, as lanternas passaram a invadir a tampa do porta-malas, resultando num visual pouco harmônico, mas a tampa passou a abrir através de maçaneta embutida no próprio emblema. Outra novidade que estreou nesta reestilização foi o motor 1.6 de 16 válvulas e 120 cavalos, restritos às versões Highline e aventureiras de Fox e SpaceFox. Também passou a contar com central multimídia opcionalmente.


Em setembro de 2017, para abrir espaço de mercado ao novo Polo, o Fox perdeu todas as versões 1.0 e as 1.6 16 válvulas, passando a ser oferecido no mercado nacional unicamente nas opções Connect e Xtreme, ambas com motor 1.6 8 válvulas de 104 cv com etanol, enquanto a SpaceFox resiste em versão única, Trendline. A versão Connect traz câmbio manual ou automatizado I-Motion, ambos de 5 marchas, enquanto o Fox Xtreme só vem com câmbio manual. A expectativa é de que o Fox continue a ser produzido até o ano de 2020.


Comentários