Toyota Prius estreia novo visual em sua linha 2019


Referência quando o assunto é baixo consumo de combustível - e também sinônimo de carro com visual controverso - o Toyota Prius passa por uma reestilização para a linha 2019, visando mantê-lo atraente enquanto não fica pronta sua próxima geração. Pode-se dizer até que o híbrido está mais bonito, pelo menos de frente. Os faróis Full LED estão mais afilados e o para-choque frontal recebeu novos alojamentos para as luzes laterais, que lembram o modelo movido a hidrogênio Mirai. A carroceria agora pode receber as cores Emotional Red e Aqua Breeze, e as rodas de 17 polegadas (ou 15 polegadas com calotas) foram redesenhadas.



A traseira continua a dividir opiniões. As lanternas, que antes escorriam para o para-choque, agora invadem a tampa do porta-malas, como o Prius Plug-In (que tem visual exclusivo). Porém, o resultado do estilo da versão híbrida não ficou tão harmonioso quanto seu irmão que pode ser plugado na tomada.


Internamente, o Prius segue a onda de modelos como os Tesla e passa a trazer central multimídia com tela posicionada na vertical, incorporando também os comandos do ar-condicionado e com operação intuitiva, como os de smartphone. Na verdade, algumas versões especiais do Prius vendidas no Japão já traziam este novo layout do painel, incluindo as saídas de ar centrais verticais. Os detalhes brancos, que apareciam nos raios do volante e em parte do console central, foram substituídos por plásticos em preto-brilhante. No mais, foi mantida a arquitetura geral da cabine (incluindo aí o quadro de instrumentos ao centro do painel e o console com espaço reservado ao carregamento de baterias de celulares por indução).


Mecanicamente, a principal novidade do Prius 2019 é a opção da tração integral AWD-i, que utiliza o torque do motor elétrico para transferir força para as rodas de trás quando necessário. As 4 rodas giram na partida, a até 10 km/h. Se forem detectadas situações de baixa aderência, a tração integral opera de 10 até 70 km/h. Este modelo AWD-i conta com nova bateria compacta de hidreto de níquel-metal, enquanto a versão com tração dianteira traz nova bateria de íon-lítio.

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