Chevrolet Cruze e Fiat 500X conquistam boas avaliações no Latin NCAP



O Latin NCAP revelou o resultados dos testes de impacto dos modelos Fiat 500X e Chevrolet Cruze. O utilitário da marca italiana recebeu 5 estrelas de proteção para adultos e crianças, além do prêmio Advanced Award. Já o sedã da General Motors obteve quatro estrelas de proteção aos ocupantes. As unidades usadas nestes testes foram patrocinadas pelos fabricantes.


O Chevrolet Cruze, produzido na Argentina e testado na versão básica LT, obteve quatro estrelas para proteção tanto dos adultos (30,23 de 34 pontos possíveis) quanto das crianças (38,75 de 49 pontos possíveis). De série, esta versão possui airbags frontais e laterais, oferecendo boa proteção nos testes de impacto frontal e lateral para adultos, enquanto o controle de estabilidade, também de fábrica, se comportou de acordo com os requisitos (o teste é feito a 80 km/h). Os airbags de cortina só estão disponíveis na versão LTZ; como o Cruze não obteve as cinco estrelas, o modelo não foi submetido ao teste de impacto contra poste. A proteção dos ocupantes infantis no impacto frontal foi considerada entre limitada e boa; já no impacto lateral, foi boa. A melhoria na sinalização das ancoragens ISOFIX poderia ajudar o Cruze a obter um resultado superior.




Já o Fiat 500X, produzido na Itália e cotado para ser comercializado no Brasil (sendo uma das atrações do estande da marca no Salão do Automóvel), chegou a cinco estrelas para proteção de adultos (32,55 de 34 pontos possíveis) e crianças (43,13 de 49 pontos possíveis), o que não chega a ser uma grande surpresa, visto que o carro é projetado para atender também aos rígidos requisitos do Euro NCAP. O modelo também recebeu o prêmio Latin NCAP Advanced Award por oferecer o sistema de frenagem automática de emergência. O 500X mostrou boa proteção para adultos nos testes de impacto frontal, lateral e de poste. O controle de estabilidade operou de acordo com as exigências do Latin NCAP. A frenagem de emergência (opcional) também atendeu aos requisitos básicos para obter o prêmio Advanced Award.





Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"É inspirador encontrar fabricantes que buscam obter as melhores qualificações para o mercado latino-americano e é alentador seu comprometimento em trazer novos modelos para níveis de classificação de estrelas mais altos. No caso do 500X, a FIAT mostrou que eles podem oferecer os mesmos níveis de segurança padrão para seus modelos na Europa e na América Latina. Esperamos que este compromisso possa inspirar a Chevrolet a seguir os mesmos passos com o modelo Cruze, uma vez que o modelo irmão é oferecido com seis airbags na Europa e para a América Latina é apresentado com apenas quatro, como padrão.



A informação independente para os consumidores tornou-se uma ferramenta muito poderosa e eficiente que já está empurrando o mercado latino-americano para veículos mais seguros. Os governos devem oferecer incentivos, alentar e promover a classificação obrigatória de estrelas para todos os carros vendidos em seus mercados. Os governos devem criar incentivos para carros com tecnologias de segurança ativas, como os sistemas ESC e AEB, para melhorar os níveis de segurança dos novos veículos vendidos na região e para se alinhar aos requisitos globais."


Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
"O mais relevante e encorajador desses resultados é que encontramos fabricantes dispostos a mostrar aos consumidores quão bem eles podem atuar nos testes do Latin NCAP. Pedimos a outros fabricantes que sigam o mesmo caminho e ofereçam os mesmos níveis de segurança e equipamento, que proporcionam nos mercados de economias maduras, também na região da América Latina e do Caribe. É muito triste e injusto que os consumidores em nossa região tenham que pagar mais pela segurança básica dos mercados maduros."


Comentários