Fiat apresenta 500X e séries conceituais de Argo, Toro e Cronos



A Fiat chega ao 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo com quase 30 automóveis expostos em um estande de 2900 m², dividido em quatro áreas. Entre os carros feitos para exibição no Salão, além do carro-conceito Fastback, há outros quatro show-cars: Argo Sting, Cronos Sport, Mobi Pack Cross e Toro Rescue.


Em exibição pela primeira vez publicamente no Brasil, o Fiat 500X acaba de receber 5 estrelas de segurança para adultos e crianças nos testes do Latin NCAP. Após colisões frontais, laterais e de poste, bem como avaliação do controle de estabilidade e da frenagem automática de emergência, o 500X obteve 32,5 pontos obtidos (em um total possível de 34) de proteção a adultos, e 43,1 pontos (de 49 possíveis) na proteção a crianças.


O Fiat 500X é produzido na Itália (em Melfi, onde também é fabricado o Jeep Renegade) e atualmente comercializado na Argentina, Uruguai, Chile, Costa Rica, Colômbia e Equador. O modelo chega ao estande da marca com a expectativa de testar a aceitação do público brasileiro e a possibilidade de ser importado, a depender da cotação do dólar norte-americano no próximo ano.


Entre os equipamentos de série do 500X, destaque para: volante revestido em couro multifuncional, sistema multimídia UConnect com tela de 7 polegadas, computador de bordo com tela de 3,5 polegadas, direção elétrica com modo Dual Drive (que a deixa mais leve em baixas velocidades), ar-condicionado automático dual zone, controlador automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, Start & Stop (desligamento e religamento automático do motor em paradas), 6 airbags, auxiliar de partida em subidas, monitoramento de pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, reconhecimento de sinais de trânsito (com alerta de velocidade acima da permitida) e Lane Assist (aviso de saída da faixa de rodagem).

Por fora, traz rodas de liga de 17 polegadas, câmera de ré, retrovisores externos elétricos, faróis full LED e lanternas com luzes de posição em LED. O carro em exibição conta com motor 1.6 16 válvulas movido a diesel, com 120 cavalos, e câmbio manual de 5 marchas.


O Fiat 500 Sport, reestilizado, também depende da estabilização da moeda norte-americana frente ao real para voltar a ser importado. O motor 1.4 16 válvulas Fire passa a render 100 cavalos (agora aliado a um câmbio manual de 6 marchas) e, por fora, traz novos para-choques, luzes diurnas de LED e rodas redesenhadas. Atrás, destaque para as lanternas vazadas (a parte central é pintada na cor da carroceria).


O interior traz novo volante, com base achatada, marcação central e raios centrais ovalados, além de marcar o retorno do quadro de instrumentos com tela central digital de 7 polegadas, antes reservado às versões mais caras do Cinquecento. O carrinho traz central multimídia Uconnect com tela touchscreen de 7 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, volante revestido de couro, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos, direção elétrica Dual Drive e ar-condicionado automático digital. Conta ainda com rodas de liga leve de 16 polegadas, teto solar Skydome e sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista).


O Argo Sting, baseado na versão esportivada HGT, é um show-car para testar a receptividade do consumidor a elementos de estilo externo e interno. Seus principais diferenciais são rodas aro 17'' na cor preta, faróis totalmente em LED, para-choques redesenhados, saída de escape central, novo aerofólio traseiro, tetos e capas dos retrovisores em preto, além do logotipo Fiat escurecido. Por dentro, a faixa central é cinza, e bancos, parte superior do painel, volante e painéis de porta são forrados em couro com costuras amarelas. Por sinal, é a primeira vez em que os forros das portas de trás também recebem este cuidado com o acabamento.



O Cronos Sport não é uma completa novidade, já tendo sido apresentado a parte da imprensa durante o lançamento deste sedan da Fiat. Feito com base na versão Precision 1.8 automática, sua carroceria é vermelha, com teto, rodas (de 17 polegadas), capas dos retrovisores e frisos dos para-choques pintados em preto brilhante, além de saias junto aos para-choques e nas laterais, bem como spoiler na tampa do porta-malas. Internamente, pouca coisa o diferencia de um Cronos comum: bancos com parte central vermelha (cor também presente na costura do couro do volante e alavanca de câmbio), além de faixa central cinza (e não vinho como habitualmente), além do forro e colunas do teto escurecidos.



Completando 20 anos em 2018, a picape Fiat Strada estreia a série Adventure Cross Road, composto por um pack da equipadora de veículos da FCA (Mopar). Este pacote inclui extensor de caçamba (que serve como divisor e rampa para motos e bicicletas), além de capas impermeáveis para os bancos, soleiras nas portas e logotipo nos para-lamas dianteiros.


Com pegada mais radical, o Toro Rescue é baseado na versão Freedom 2.0 Turbodiesel 4x4 automática, e incorpora uma unidade de resgate para praia ou camping. Traz faixas laterais amarelas, para-lamas alargados, rodas de ferro com pneus off-road, barras de teto, estribos laterais, engate traseiro e santantônio, entre outros itens.


Apresentado há poucos meses, o Mobi Way Extreme "digievoluiu" para Extreme Cross, que acrescenta adesivos pretos no capô (que lembra vagamente os carros da Jeep) e na lateral, simulando frisos. No mais, conta com retrovisor interno com visor da câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, revestimento interno escurecido, badge Extreme nos para-lamas, capas dos retrovisores em cinza fosco, rádio com Bluetooth, entradas USB, auxiliar e para cartão SD; faróis de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas com pintura cinza, além de limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. O carro exposto traz ainda a central multimídia, que é acessório Mopar.


Para os saudosistas, uma das principais atrações é o Fiat 500 placa-preta, fabricado em 1969, com motor a gasolina de 21 cavalinhos. Atrás, o simpático compacto traz um bagageiro externo.



O Salão marca o retorno da Fiat Fashion, marca de roupas, acessórios e miniaturas da marca com cerca de 100 produtos. O site www.fiatfashion.com.br será lançado simultaneamente para compras dos produtos online. Um Fiorino Furgão está no estande, modificado para se tornar uma loja itinerante, com peças da grife.



Há ainda um Ducato transformado em sorveteria, oferecendo sorvetes da marca italiana Le Botteghe Di Leonardo.



Uma unidade do Cronos exposta apresenta alterações para utilização por pessoas com deficiência, como o banco do motorista giratório, que facilita o acesso à cabine.


A plataforma Fiat Professional, que chega ao mercado no primeiro trimestre de 2019, também será apresentada pela primeira vez no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo. Com um conceito de de serviços diferenciados para pessoas que usam o carro para trabalho - como horário de atendimento estendido, troca imediata de peças e carro reserva - minimiza a necessidade de que esse tipo de cliente pare seu trabalho quando precisar de manutenção, serviços ou peças.


Comentários