Renault mostra Kwid Outsider, Captur Bose e conceito Symbioz


A Renault apresenta no Salão do Automóvel de São Paulo as séries especiais de seus modelos atualmente em maior evidência. O Kwid ganha a versão Outsider, que será vendida no primeiro semestre de 2019 e traz diferenciais estéticos como barras de teto, skis (apliques prateados nos para-choques frontal e traseiro), faixas laterais, molduras do faróis de neblina e adesivo “Outsider”, entre outros itens.



No interior, a versão Outsider traz tecido diferenciado para os bancos, com detalhes em laranja na manopla do câmbio, em torno das saídas de ar, na moldura central do painel e nos frisos das portas. No console central, uma bem-vinda mudança: entradas USB e auxiliar e tomada 12 Volts estão posicionadas mais próximo dos porta-trecos.


O Kwid passa das 50 mil unidades emplacadas no ano, sendo que 13 mil unidades foram vendidas online, por meio do K-Commerce.



Com sete alto-falantes e amplificador, o Captur Bose é a série limitada que será lançada no primeiro semestre de 2019. Para se diferenciar externamente das outras versões, o Captur Bose terá o logotipo da marca estampado nos para-lamas, além de estrear a cor prata no teto das versões com pintura biton.



No interior, os alto-falantes dianteiros também terão o emblema da Bose. Os bancos em couro trazem detalhes na cor cinza, combinando com os contornos das saídas de ventilação lateral, enquanto o forro de teto tem a cor preta.


O Captur vendido nas versões Zen e Intense, com motores 1.6 (118/120 cv) e 2.0 (reservado à Intense, com 143/148 cv) e com os câmbios manual de 5 marchas, automático continuamente variável CVT e automático com conversor de torque e 4 marchas para a versão 2.0.

Já a picape Alaskan é pela primeira vez revelada para o público brasileiro em sua configuração de produção em série na Argentina. Irmã gêmea da Frontier, com capacidade de carga de 1 tonelada, ainda não tem data para chegar ao País.




E o conceito Symbioz é a visão de um modelo autônomo para 2030, vislumbrando como seria o carro enquanto extensão do lar. Com 4,70 metros de comprimento (para uma largura de 1,98 metro e altura de 1,35 metro), o conceito da Renault reúne elementos de sedã e monovolume.


Com interior que remete aos lounges de residências acessado por portas que abrem em sentidos contrários, o Symbioz conta com bancos que se movimentam para facilitar o acesso à cabine e várias superfícies envidraçadas. A carroceria em fibra de carbono exibe uma pintura em dois tons de cobre: fosco e acetinado. Tanto na frente quanto na traseira encontra-se a assinatura luminosa dos faróis em formato de C, um dos poucos elementos que remetem à gama atual de veículos Renault.



As lanternas trazem efeitos visuais dinâmicos: pequenas aletas luminosas se abrem de acordo com a intensidade da frenagem. O brake-light é integrado ao defletor aerodinâmico localizado no prolongamento do teto. Seus efeitos gráficos verticais também são encontrados sob o para-choque, no farol de neblina traseiro. As rodas do Symbioz possuem pneus Michelin Slimline de banda estreita, que foram especialmente desenvolvidos pelo fabricante francês para este conceito.



O losango da Renault que aparece na frente, na traseira e nas laterais é iluminado no modo autônomo.
Os defletores traseiros da carroceria parecem torres de controle, integrando sensores e câmeras utilizados pelo sistema de condução autônoma.


A tela de OLED, localizada à frente do condutor, reúne em toda a extensão as informações do painel de instrumentos e do sistema multimídia. Durante a passagem para o modo autônomo, a coluna de direção e o volante se escamoteiam, enquanto os pedais e o painel de instrumentos recuam em aproximadamente 15 centímetros. Os bancos são pivotantes em 180° e entre eles há uma pequena mesa com estrutura metálica e tampo em mármore.

Pequenas telas touchscreen que remetem a relógios de pulso estão integradas a cada cinto de segurança e permitem que os passageiros tenham controles do ar-condicionado, música, etc.

Os dois motores elétricos com ímãs permanentes do Symbioz está localizada no eixo traseiro, sendo cada um associado a uma roda. Com potência de 500 kW e torque máximo de 67,34 kgfm, o conceito acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. A autonomia fornecida pelas baterias de 72 kWh é superior a 500 quilômetros em uso real em autoestradas. A recarga de 80% da capacidade da bateria é feita em 20 minutos.


Comentários