Caminhão Volvo FM Electric é flagrado recarregando no Piauí

O Volvo FM Electric foi flagrado em testes durante sua passagem por Teresina, Piauí. O caminhão elétrico com autonomia de até 300 quilômetros foi apresentado na edição de 2022 da Fenatran. Por ora, não há data definida para a comercialização deste modelo no Brasil, mas seus testes com transportadores em variadas operações estão prosseguindo pelo País. A recarga pode ser feita em corrente contínua e em carregadores ultra-rápidos - exatamente como o que estava sendo utilizado no momento destas imagens captadas pelo perfil @showcarsthe.

O FM Electric tem opções com peso bruto total combinado de até 44 toneladas. Pode ser equipado com conjuntos de duas a seis baterias (de 180 a 540 kWh), a depender do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, este caminhão é dotado de regeneração de energia quando os freios são acionados.

O Volvo FM Electric tem potência de até 490 kW (equivalentes a 660 horsepower) e dispõe do câmbio I-Shift. Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma "segunda vida" de mais de 20 anos ao serem utilizadas como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.

Vale dizer que a Volvo pretende reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. A meta da marca é, inclusive, se antecipar aos pactos governamentais com este objetivo.

Comentários