Citroën celebra os 20 anos de comercialização do C3 no Brasil


Há exatamente vinte anos, o Citroën C3 chegava ao mercado brasileiro. Fabricado em Porto Real (RJ), o hatch foi o segundo produto nacional oferecido pela marca do duplo chevron - a pioneira foi a minivan Xsara Picasso, lançada em 2001.

O C3 chegou em maio de 2003 nas versões GLX e Exclusive, ambas com motor 1.6 16 válvulas. No mesmo ano, em outubro, a opção de entrada GLX passou a ter a alternativa do motor 1.4 8 válvulas, que vinha da França. Em 2004, o hatch passou a ter a série especial Ocimar Versolato, e, no ano seguinte, o motor 1.4 foi nacionalizado. Na linha 2006, as novidades foram a chegada da versão XTR, de visual aventureiro, e do sistema flex-fuel para os motores 1.4 e 1.6.
 


Em agosto de 2008, o C3 passou por uma leve reestilização exclusiva para o nosso mercado e, logo em seguida, estreou o câmbio automático de 4 marchas. Ganhou também várias séries especiais: Solaris, Plus, França-Brasil, Sonora...


A segunda geração estreou em agosto de 2012 com os motores 1.5 e 1.6, trazendo diferenciais como o para-brisa Zenith panorâmico e o visual atualizado em relação ao modelo europeu. A gama de versões foi alterada na linha 2015, enquanto o sistema multimídia com tela sensível ao toque estreou no começo de 2016. O motor 1.5 foi substituído pelo 1.2 PureTech, que prometia menores índices de consumo de combustível. 
 
 
Já em 2017, o câmbio automático passou a ter seis marchas. Em 2018, foi desenvolvida mais uma versão aventureira, a UrbanTrail. No ano seguinte, o C3 estreou a série especial 100 Anos, em referência ao centenário da Citroën. Somente cem unidades foram feitas.


 
Radicalmente diferente dos modelos anteriores, a terceira geração do C3 surgiu em agosto de 2022, passando a incorporar características dos SUVs compactos, como a maior altura em relação ao solo (18 cm) e os apliques aventureiros na parte externa da carroceria. Estão disponíveis os motores 1.0 de 75 cv e 1.6 de 120 cv, com opção de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas no caso do propulsor mais potente.

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