Ford Ranger 2024 começa a ser vendida no Brasil nas versões XLT e Limited V6


A Ford dá início às vendas da nova geração da Ranger no Brasil. Fabricada em General Pacheco, na Argentina, a picape está inicialmente sendo oferecida em regime de pré-venda e nas versões topo-de-linha XLT (R$ 289.990) e Limited (R$ 319.990), ambas com o novo motor 3.0 V6 Diesel e câmbio automático de 10 marchas. Até o dia 26 de junho, as vendas estarão disponíveis somente para clientes que adquiriram um automóvel zero-quilômetro da Ford nos últimos 10 anos, como forma de incentivo à fidelidade pela marca. A partir das 16:00 desta segunda-feira, as vendas serão abertas para o público em geral, no site www.ford.com.br. O prazo estimado de entrega é de 30 a 60 dias.


A nova Ranger, que chega como linha 2024, mantém a construção de carroceria sobre chassi com a plataforma T6.2, melhorada na comparação com a geração anterior. O chassi está maior e mais robusto. O estilo da carroceria incorpora formas mais robustas e retangulares em relação à antiga geração, alinhando-se às linhas vistas em outras picapes da marca, como a Maverick e a F-150. Os faróis de LED que são entrecortados pela parte central da grade dianteira são um dos elementos de estilo mais marcantes da nova Ranger. Já o para-choque dianteiro permite um ângulo de ataque maior - agora, de 30 graus. A carroceria possui 5,37 metros de comprimento (sendo 3,27 m de distância entre-eixos), largura de 2,21 metros (incluindo os retrovisores) e altura de 1,88 metro.

Além disso, houve notáveis avanços na parte interna, com a aplicação de couro no painel, nas portas e nos bancos, além de trazer quadro de instrumentos digital configurável com tela de 8 ou 12,4 polegadas, a depender da versão, e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 10 ou 12 polegadas, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além do carregador de smartphone por indução.


O motor 3.0 V6 Diesel entrega 250 cavalos a 3250 rpm e torque de de 61,2 kgfm a 1750 rpm. Já o câmbio automático de 10 marchas é o mesmo que está presente na picape F-150 e no cupê Mustang. A Ranger também dispõe de sistema Start-Stop de desligamento automático do motor em paradas e subsequente religamento para economia de combustível.

A Ranger 2024 é capaz de receber atualizações através de conexão com a internet para o aprimoramento de seus sistemas eletrônicos - sua arquitetura elétrica traz 36 módulos que trocam informações de forma integrada.


Outras inovações da picape são o sistema de tração 4WD com distribuição de torque entre os eixos sob demanda, o conjunto de suspensão com amortecedores traseiros externos à longarina e curso ampliado, a direção com assistência elétrica ativa, a alavanca de câmbio E-shifter com operação shift-by-wire, o freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução.


Os freios passam a utilizar discos ventilados nas quatro rodas, assim como a Frontier, a Amarok e a Hilux GR-S. A capacidade de reboque da Ranger 2024 é de 3100 kg, com estrutura e kit de preparação elétrica incluído. Já a capacidade de carga é de 1037 quilos na versão XLT e de 1023 kg na versão Limited. 


Com o aplicativo FordPass, é possível localizar o veículo, dar partida remota no motor, acionar o ar-condicionado, verificar o travamento das portas, o nível de combustível e a pressão dos pneus pelo celular, além de fazer o agendamento online de revisões, escolhendo data, horário e o consultor de sua preferência, verificando também os preços dos serviços e solicitando o serviço de leva-e-traz do veículo gratuitamente, quando optar pelo agendamento via FordPass.


O Ranger Expert, serviço de concierge para tirar dúvidas, receber dicas e sugestões e explorar melhor a picape, é outra experiência personalizada para a clientela da picape da Ford, que conta ainda o Guia 360 com o conteúdo do produto explicado de forma fácil e acessível. 

A picape é disponível em sete cores para a carroceria: as perolizadas Laranja Jalapão, Azul Belize, Preto Gales e Cinza Moscou, a metálica Prata Geada: e as sólidas Branco Ártico e Vermelho Bari. A linha da Ranger será completada, dentro de alguns meses, com as versões XL e XLS, ambas com o novo motor 2.0 Diesel de quatro cilindros e câmbio manual ou automático de seis marchas. A versão Raptor também é fortemente cotada para o mercado brasileiro.

A Ranger XLT, que chega por R$ 289.990, traz motor 3.0 V6 Diesel, câmbio automático de 10 marchas, tração 4WD, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, sete airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e para os joelhos do motorista), rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 255/70 AT, faróis de LED com comutação automática do facho alto, faróis de neblina em LED, estribo do tipo plataforma, retrovisores com ajustes e rebatimento elétrico, caçamba com trava elétrica e iluminação, quadro de instrumentos com tela digital colorida de 8 polegadas, central multimídia SYNC 4 com tela touchscreen de 10 polegadas, comandos de voz, bancos de couro com ajustes elétricos em oito posições para o motorista, volante revestido em couro ajustável em altura e profundidade, retrovisor interno eletrocrômico, reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de chuva, controle automático de velocidade em descidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de estabilidade e quatro modos de condução (Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar).


a Ranger Limited tem o mesmo conjunto mecânico da versão XLT e mais equipamentos, partindo de R$ 319.990. Seus diferenciais são: santantônio integrado à caçamba e molduras dos para-lamas na cor da carroceria, rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 255/65 AT, bagageiro de teto, lanternas de LED, protetor de caçamba, central multimídia com tela vertical sensível ao toque de 12 polegadas, ar-condicionado automático digital de duas zonas de temperatura, apoio de braço traseiro, chave presencial com partida do motor por botão, navegador off-road, dois modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitoramento de pressão dos pneus.
 

A versão Limited pode receber um kit opcional por R$ 20.000 adicionais que inclui quadro de instrumentos com tela digital de 12,4 polegadas, rodas de liga leve de 20 polegadas calçadas com pneus 265/55 All Season, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com função stop & go (mantém distância segura do veículo à frente e e capaz de parar e, com pista livre, retomar a velocidade), monitoramento de veículos em pontos cegos com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha-a-ré, assistente de manobras evasivas, auxílio de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras de visão em 360 graus.


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