Ram BBQ Teresina: degustamos das picapes Classic, 1500 Limited e 3500!


Após o Jeep Experience Teresina, ocorrido no final do mês de maio, a capital do Piauí recebe o evento Ram BBQ, totalmente voltado para as picapes da marca do carneiro, que está ampliando seu portfólio de produtos no Brasil. Destinado a pessoas convidadas, que puderam reservar exemplares da recém-apresentada Rampage, o evento teve churrasco na brasa, atividades para os visitantes (como tiro ao alvo, pufes massageadores e brinquedoteca), música ao vivo, artigos de vestuário disponíveis para compra na Ram Store e a possibilidade de test-drive de quatro dos modelos da Ram oferecidos em nosso País.



A pista off-road da concessionária United da Avenida Universitária pôde ser desbravada pelas picapes 1500 Rebel e 3500 Limited Longhorn. Já os test-drives dos modelos 1500 Limited e Classic Night Edition ocorreram no asfalto. Como já havíamos guiado a 1500 Rebel no evento anterior (relembre aqui), partimos para as degustações das outras três picapes. O churrasco oferecido durante o Ram BBQ, com picanha, costela e leitão, estava tentador. Mas o mais importante, para nós, era mesmo experimentar os veículos...

Começamos dirigindo a Ram 3500 (R$ 529.990), uma picape de peso bruto total (PBT) tão grande que exige carteira de habilitação do tipo C para condução - em ordem de marcha, ela registra 3600 quilos sobre a balança, cem a mais do que o limite do PBT de um veículo que ainda pode ser conduzido com CNH do tipo B. As Ram 2500 e 3500 demandam carteira C, mas as demais podem ser conduzidas com carteira B. A versão completa da picape de maior torque e capacidade de reboque da Ram no Brasil conta com acabamento interno luxuoso, que inclui madeira legítima no volante e no painel, bem como couro natural nas cores Cattle Brown e preto no painel, nos apoios de braço, nos bancos e nas portas. O 6.7 Cummins Turbodiesel rende 377 cavalos a 2800 rpm e torque de 117,3 kgfm a 1700 rpm, aliado ao câmbio automático de 6 marchas, e a capacidade de carga da 3500 é de até 1752 kg, conforme a versão, com capacidade de reboque de até 9021 kg.


Ao assumir o banco do motorista, logo após "escalar" o estribo acionado eletricamente para ter acesso ao interior, é possível sentir bem a natureza descomunal da Ram 3500. A posição de dirigir é bem elevada e os retrovisores enormes lembram os de um caminhão. Diferentemente das outras Ram (e assim como na 2500), o câmbio é acionado por uma grande alavanca à direita da coluna de direção, ao invés do seletor giratório. O sistema é notavelmente robusto, mas exige um pouco de prática para melhor compreensão do deslocamento da alavanca. A picape dispõe de tanto torque que, na pista fora-de-estrada, ela foi capaz de superar todos os obstáculos no modo 4WD High, sem necessidade de utilização da reduzida.


Como seria de se esperar, a Ram 3500 exige maior atenção nas manobras por conta de suas grandes dimensões: a picape possui 6,07 metros de comprimento por 2,12 metros de largura e 2,04 metros de altura. O diâmetro de giro é de nada menos que 15,8 metros. Mesmo assim, a direção é leve e fácil de ser manejada, ainda que o aro do volante seja grande e liso na parte revestida de madeira. A assistência é eletro-hidráulica, considerado um sistema que atenua a leveza excessiva da direção, que pode se revelar um problema em terrenos escorregadios e irregulares.


Com angulações bem diferentes, os pedais de freio e acelerador foram feitos para não confundir o motorista. A picape subiu e desceu o morro com facilidade, e ainda conseguiu fazer meia-volta dentro da pista off-road sem ser necessário utilizar a ré. Para ajudar quem dirige, a picape dispõe de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de vários modos de visualização das câmeras em torno do veículo. Até mesmo o espelho retrovisor interno pode se converter em uma imagem de câmera - por sinal, de alta definição. Também são itens de série na 3500 Limited Longhorn: central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, câmeras de visão em 360 graus, sistema de som Harman-Kardon de 17 alto-falantes e um subwoofer, faróis Full LED Matrix direcionais, grade e rodas com desenho diferenciado das outras versões, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de permanência na faixa de rodagem e monitoramento de veículos em pontos cegos, entre outros.


A Ram 3500 chacoalhou bastante no trecho de troncos dispostos em "Z" - algo natural, considerando que a picape utiliza eixos rígidos tanto na dianteira quanto na traseira. Em seguida, foi possível submeter a picape a dois trechos de inclinação lateral e à "caixa de ovos", que se provaram bem fáceis para a 3500. Depois, foi hora de sentir o torque da picape na prova de aceleração. Em seguida, o último obstáculo: o "pêndulo", que deixa a carroceria com uma das rodas no ar: primeiro a traseira, depois a dianteira. Na verdade, estacionar a 3500 no espaço em meio a outros carros foi bem mais desafiador do que o percurso off-road em si...


Em seguida, dirigimos nos arredores da Universidade Federal do Piauí a 1500 Limited (R$ 529.990), apresentada ao Brasil recentemente, no último mês de maio. Ela é uma alternativa mais refinada e urbana à 1500 Rebel, disponível nas concessionárias nacionais desde o ano de 2021, e que atualmente custa R$ 469.990. Para quem saiu da 3500, com 33,3 centímetros de altura em relação ao solo, a 1500 parecia mais com um automóvel de passeio - até porque, ao começar a dirigir, a suspensão a ar estava no nível Normal de condução, com altura em relação ao solo de 21,1 centímetros. Mas bastou dirigir alguns metros pelas ondulações do asfalto na Avenida Universitária que o conjunto de suspensão levantou automaticamente em 3 centímetros até a posição "Off-road 1". Com a picape vazia, também foi possível sentir na rodagem a oscilação típica da presença do eixo rígido traseiro nas irregularidades - ainda em que nível atenuado, já que o conjunto dianteiro de suspensão é independente. A direção elétrica mostrou ótima calibragem, que compensa um pouco o fato do diâmetro de giro ser de 14 metros. A 1500 Limited não é descomunalmente grande como a 3500, mas é maior que a Classic e possui 5,92 metros de comprimento por 2,08 metros de largura e 1,97 metro de altura.


Com motor 5.7 V8 HEMI movido a gasolina de 400 cavalos e 56,7 kgfm de torque, que trabalha junto com o câmbio automático de 8 marchas, a Ram 1500 Limited também se destaca pelos seus itens de série: quadro de instrumentos com tela totalmente digital de 12 polegadas (que passou a estar disponível na 1500 Rebel, na 2500 e na 3500) complementado pela projeção de informações relevantes à condução no para-brisa (head-up display), bancos traseiros reclináveis em até 8 graus, teto solar elétrico panorâmico, ajustes elétricos para os bancos dianteiros (incluindo duas posições de memória), regulagem elétrica dos pedais de acelerador e freio, central multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fio e GPS integrado, quatro câmeras de visão em 360 graus, carregamento de celular por indução, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva e chave presencial com partida remota.


O belíssimo ronco do V8 se faz audível em acelerações mais fortes, mesmo com os vidros fechados. É um som grave, típico dos motores "big-block" norte-americanos. Além da boa disposição nas acelerações (segundo a fábrica, ela acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos), a picape também surpreendeu na reprodução de som através do sistema Harman-Kardon com 19 alto-falantes, 900 Watts de potência e cancelamento ativos de ruídos externos, entregando nível excepcional de graves e sem distorção mesmo em alto volume. Por incrível que pareça, das quatro picapes do test-drive, a 1500 Limited é a mais econômica em percursos na cidade de acordo com o ciclo de rodagem do Inmetro, alcançando 5,5 km/l (a Rebel faz 5,4 km/l, a Classic chega a 5,2 km/l e a 3500, mesmo sendo movida a diesel, tem consumo de 5,1 km/l). Já na estrada, a picape maior vira o jogo e faz 7,6 km/l (a Limited alcança 7,2 km/l, a Rebel, 6,8 km/l, e a Classic, 6,4 km/l).


Para encerrar, andamos na Ram Classic Night Edition (R$ 367.990). A picape lançada no Brasil ano passado pertence à geração lançada em 2008 (quando a Ram ainda era vendida com a marca Dodge) e atualizada em alguns aspectos com o passar dos anos. Um deles é o estilo da carroceria, que passou por uma reestilização e atualmente traz o nome "RAM" em grandes dimensões na grade dianteira e na tampa da caçamba (antes, havia o logo do carneiro anteriormente usado pela Dodge e depois incorporado pela Ram nos dois locais). A conectividade através do sistema multimídia também foi sendo aprimorada ao longo do tempo.


Com o mesmo propulsor 5.7 V8 HEMI movido a gasolina utilizado na Ram 1500, de 400 cavalos e 56,7 kgfm de torque, e também o mesmo câmbio automático de 8 marchas, a Classic também agrada pelo ronco do motor e pelo ímpeto que confere a esta picape, que é a alternativa de entrada dentro do segmento "full-size": ela chega a destracionar as rodas traseiras ao manter o pé esquerdo no freio e o direito no acelerador. Num instante ela zarpa, e definitivamente não parece que sua carroceria possui 2553 quilos em ordem de marcha. Conforme dados de fábrica, o tempo de 0 a 100 km/h é o mesmo da 1500 Limited: 7,7 s. (A 1500 Rebel é mais rápida, alcançando os 100 km/h em 6,4 segundos, enquanto a 3500 cumpre a prova em 11 segundos). Não é só o estilo que impõe respeito: até a buzina, mesmo que tocada de leve, soa estridente. Apesar de ser de uma geração anterior à 1500 (e de ter dimensões ligeiramente menores), a Classic definitivamente não é pequena: tem 5,82 metros de comprimento por 2,02 metros de largura e 1,97 metro de altura. Curiosamente, o diâmetro de giro da Classic é comparável ao de uma picape média (12,1 metros), o que é perceptível pela facilidade em manobra-la.


O acionamento do câmbio da Ram Classic é por seletor giratório (assim como na 1500 e na Rampage). Mas seu freio de estacionamento ainda é acionado por pedal do lado esquerdo do motorista, como na 3500. Um botão faz com que a peça retorne para cima com força, liberando a picape para rodar. Apenas na hora de estacionar é necessário usar o pé esquerdo para acionar o pedal, de curso longo. O conjunto de itens de série é satisfatório e abrange ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e ajustes elétricos em 10 posições e duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos retrovisores externos, dos pedais e rádio), bancos traseiros laterais com aquecimento, chave presencial com partida remota, quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, controlador de velocidade de cruzeiro, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e 506 Watts de potência, além de volante de couro com aquecimento


A Classic mantém o bom acabamento das outras Ram, com couro e costuras brancas no painel, nos bancos e nas portas, ainda que esteja em "outra era" quando o assunto é tecnologia. Os estribos laterais são fixos, a tela sensível ao toque do sistema multimídia tem "apenas" 8,4 polegadas (nas outras Ram, o padrão atual é ter monitor de 12 polegadas ou mais) e a Classic não dispõe de frenagem autônoma de emergência, alerta de veículos em pontos cegos ou assistente de permanência na faixa de rodagem, só para citar itens de série nas outras picapes da marca. Na hora de estacionar, você conta somente com a câmera traseira e os sensores de ré (1500 e 3500 trazem sensores dianteiros e uma diversidade de opções de visualização das câmeras em torno do veículo). Mas é preciso considerar a atratividade e imponência da carroceria da Classic, que pertence ao segmento de picapes grandes mas custa menos que uma Toyota Hilux GR-S (R$ 372.890), de porte médio, além do surpreendente desempenho e do baixo nível de vibração do motor HEMI V8. A versão Night Edition se diferencia da Classic Laramie por trocar os cromados das extremidades da carroceria, da grade dianteira, das rodas e dos logotipos por peças pretas e para-choques na cor da lataria, que pode receber uma das quatro cores: Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Cristal.

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