Refinada e esportiva: dirigimos a Ram Rampage em Interlagos nas versões Rebel e R/T!


Texto | Júlio Max, de São Paulo (SP)
Fotos | Júlio Max e Divulgação/Studio Cerri
Viagem a convite da Ram

A apresentação da Ram Rampage ao Brasil traz uma boa dose de expectativas. É a primeira picape Ram desenvolvida e produzida para o mercado nacional desde o estabelecimento desta marca, em 2009. Atualmente, a linha de produtos da Ram oferecidos no nosso País está em expansão e inclui os modelos Classic (Laramie e Night Edition), 1500 (Rebel, Limited e Limited Night Edition), 2500 (Laramie) e 3500 (Laramie, Night Edition e Limited Longhorn Edition). Fabricada em Goiana (Pernambuco), a Rampage é produzida junto com outros modelos bem-sucedidos da Stellantis: Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro. Nós do Auto REALIDADE fomos convidados a conhecer e dirigir a Rampage, que chega com variados atributos para conquistar os consumidores das picapes médias, em três versões (Rebel, Laramie e R/T) e duas opções de motor, sempre com tração 4x4 e câmbio automático de 9 marchas. Os jornalistas automotivos conheceram a nova Ram antes mesmo dos concessionários da marca, e a pré-venda da picape inicia na próxima quinta-feira, dia 22 de junho, a partir de 10:00, com 500 unidades disponíveis (saiba mais detalhes ao longo desta matéria).

A Ram Rampage é construída a partir da estrutura monobloco Small Wide LWB. Maior que a Toro, a nova picape possui 5,03 metros de comprimento, 2,99 m de distância entre-eixos, 1,89 metro de largura (desconsiderando retrovisores) e 1,78 m de altura (a versão R/T é um pouco mais baixa, com 1,77 m, pois a altura em relação ao solo é reduzida em 1 centímetro). O nome da Ram pernambucana foi mantido em segredo pela marca até duas semanas antes de sua apresentação à imprensa, ainda que o site Autos Segredos tenha apurado no começo do mês de abril que a picape teria este batismo.

A impressão de ver a nova Ram ao vivo é ainda melhor do que nas fotos. A frente da Rampage é imponente, se destacando pela ampla grade dianteira com o nome RAM em destaque e desenho que varia conforme a versão (traz aberturas hexagonais na Rebel e barras horizontais nas demais opções). O capô traz uma notável concavidade central acompanhada de elevações nas laterais, onde há emblemas com a identificação "Ram Turbo". Peter Fassbender, vice-presidente de design da Stellantis para a América do Sul, aponta que a inspiração para a distribuição dos vincos do capô surgiu do próprio estilo do carneiro da Ram, que aparece no centro do volante.

Cada farol traz dois feixes de luzes de posição de LED nas extremidades, enquanto a iluminação de faróis baixos e altos, com projetores de LED, fica ao centro. As luzes de seta dianteiras são dinâmicas. Reparando melhor, é possível ver a inscrição "Ram LED" gravada na moldura da parte interna das lentes. As luzes de neblina, no para-choque, também são compostas por diodos emissores de luz e incorporam a função cornering, acendendo-se automaticamente em curvas de baixa velocidade.

A lateral traz o nome Rampage na parte inferior das portas dianteiras. A picape da Ram traz retrovisores exclusivos, maiores e retangulares, com luzes de seta, iluminação de cortesia (que projeta no chão o nome Ram), além de lentes com o nome da marca e ícones que alertam sobre veículos em pontos cegos.

As rodas são de 17, 18 ou 19 polegadas para as versões Rebel, Laramie e R/T, respectivamente. Na versão Rebel, os pneus são Pirelli Scorpion All Terrain 235/65, enquanto na Laramie os Pirelli Scorpion de asfalto possuem a medida 235/60 e, na R/T, o perfil dos Pirelli Scorpion de asfalto é mais baixo (235/55). Como nos outros modelos derivados da plataforma Small Wide, o bocal do tanque de combustível fica do lado direito. A antena de teto, preta, tem o estilo "barbatana de tubarão".

Na traseira, a Ram conta com o nome da marca em grandes dimensões estampado na tampa da caçamba, que é inteiriça e abre para baixo. Embutida na maçaneta de abertura da tampa fica a câmera de ré. As lanternas de LED trazem formato semelhante às peças da Ram 1500, com relevos, o nome da marca gravado nas lentes e um easter-egg: juntas, a lente "estrelada" da luz de ré e a iluminação das lanternas com barras horizontais lembram a bandeira dos Estados Unidos. Entre os detalhes presentes na picape estão o logo da Ram na parte inferior esquerda do para-brisa e um desenho da picape de perfil, levantando poeira, no vidro traseiro.

A caçamba traz ganchos nas laterais superiores e nos cantos inferiores para fixação de cargas, além de protetor rígido de série, com porta-copos na tampa, e iluminação de LED embutida na lateral direita. O compartimento de carga possui volume de 980 litros, comprimento de 1,45 metro com a tampa fechada (com tampa aberta, chega a 2,10 m), altura de 59,5 centímetros e largura máxima de 1,385 m (entre as caixas de roda, é de 1,055 metro). A capacidade de carga é de 1015 quilos para as versões movidas a diesel e de 750 kg para os exemplares a gasolina. Já a capacidade de reboque chega a até 750 quilos. Com o amortecimento, é possível destravar a tampa da caçamba pressionando um botão (um processo semelhante ao da Ram 1500) e deixá-la "despencar" suavemente. Esta operação também pode ser feita por um comando na chave.

Existem sete opções de cores para a Rampage: Vermelho Flame (sólida, sem custo adicional), Sting Grey (classificada como especial, sem custo adicional), Prata Billet (metálica, + R$ 2.000), Azul Patriot (metálica, + R$ 2.000), Maximum Steel (metálica, + R$ 2.000), Preto Diamond (metálica, + R$ 2.000) e Branco Pérola (perolizada, + R$ 2.000).

O interior da Rampage traz nível de acabamento superior ao das picapes médias e ao de sua "rival por aproximação" Ford Maverick. A parte superior do painel e das portas dianteiras é macia ao toque. A faixa horizontal que percorre o painel é de couro, ou, na versão R/T, de suede (camurça). O couro também está presente no volante, nos bancos, nos apoios de braço e nos forros de porta dianteiros e traseiros. Além disso, o forro de teto é moldado em tecido e, no console, há porta-objetos com fundo emborrachado. Existem também vários espaços para objetos, que, somados, totalizam 35,4 litros.

Revestido de couro e com bordados aparentes, o volante possui capa de buzina e airbag com estampas que emulam costuras. No raio esquerdo estão concentrados os botões para alternar entre os modos de visualização do quadro de instrumentos e operação do telefone e computador de bordo. Já à direita estão os comandos de operação do limitador e controlador de velocidade de cruzeiro, que é adaptativo e permite ajustar a distância do veículo à frente. Há também as aletas para trocas de marcha sequenciais (paddle-shifts) e os botões atrás dos raios para operação de som. A coluna de direção ajusta em altura e profundidade, e o botão de partida do motor fica no painel à direita do volante.

Nos teasers inicialmente revelados, a haste de seta também concentraria as posições de acionamento dos faróis. Mas na Rampage de produção em série, esta haste possui somente as funções de utilização de luz alta (com comutação automática do facho dos faróis de série) e de seta (um leve toque, sem deslocar a alavanca até o clique, aciona o pisca 5 vezes).

Os demais comandos de luzes se concentram no canto inferior esquerdo, como nos Jeep. Há as posições desligado, luzes de posição ligadas, faróis baixos ligados e acendimento automático (que aciona a comutação do facho automaticamente, conforme as condições externas). Botões controlam o acendimento dos faróis de neblina e da luz da caçamba (há inclusive uma luz-espia no quadro de instrumentos informando sobre seu atendimento). Há também ajuste interno da altura do facho dos faróis (nos níveis 0, 1, 2 e 3) e regulagem do brilho dos instrumentos.

Já a haste dos limpadores traz dois modos de funcionamento intermitente (1, baseado em um intervalo de tempo, e 2, variável conforme a velocidade), além do acionamento contínuo lento (Low) e rápido (High), bem como a operação Mist, feita enquanto a alavanca estiver acionada. Vale dizer que a picape traz sensor de chuva.

O quadro de instrumentos utiliza a tela totalmente digital de 10,25 polegadas - mesmo tamanho das versões mais completas de Compass e Commander, mas com interface exclusiva para a picape. Entre os modos de visualização há a emulação de conta-giros e velocímetro analógicos, que, no modo Sport, altera os grafismos dos algarismos e do fundo da tela - que assume a cor vermelha no lugar do azul. Também é possível ver o conta-giros em uma barra na horizontal, com múltiplas informações exibidas simultaneamente.

Na parte central-superior do painel, o destaque vai para a larga tela de 12,3 polegadas horizontal e personalizável para o sistema multimídia (diferentemente, portanto, da maioria das outras picapes Ram, que trazem telas posicionadas verticalmente), que fica próxima das mãos. Ícones de atalho estão concentrados no canto vertical esquerdo e o conteúdo dos menus pode ser configurado e salvo em perfis de usuário.

A usabilidade é fácil e as operações são rápidas: ao fazer a partida remota, por exemplo, o espelhamento de tela de smartphone sem fio (que pode ser feito por Android Auto ou Apple CarPlay) é executado em 7 segundos. O aparelho também dispõe de GPS nativo e menu do ar-condicionado automático digital de duas zonas, além de exibir a imagem da câmera de ré com linhas de guia dinâmicas.

Abaixo da tela se concentram as saídas centrais de ar-condicionado e, em seguida, os botões físicos para operação das duas zonas de ar (incluindo desembaçadores dianteiro e traseiro, sincronização da temperatura com a que for escolhida pelo motorista e regulagem da temperatura entre 16º C e 28º C, de meio em meio grau Celsius) e para operação de algumas funcionalidades do sistema multimídia (como volume, liga-desliga, volume mudo e desligamento somente da tela). Nesta região também estão presentes os botões de ativação ou desativação do assistente de permanência na faixa, Start & Stop (somente nas versões movidas a gasolina), sensores de estacionamento, pisca-alerta e modo Sport (ou R/T).

A nova Ram traz seletor giratório para ajustar a posição do câmbio - exatamente como em suas "irmãs" feitas na América do Norte, permitindo alternar entre Parking, Ré, Neutro e Drive. O rotor fica no console central, ao invés de vir embutido no painel. O freio de estacionamento eletrônico, com botão para acionamento, vem acompanhado da função Hold, que permite ao motorista soltar o pedal do freio mesmo com a transmissão em Drive. Esta função pode ser desativada. Também há botões no console para ativar ou desativar o controle de tração (ASR Off), bem como para a ativação do controlador de velocidade em descidas e para o acionamento da reduzida (4WD Low).

O console central da Rampage é inédito e traz dois níveis de porta-objetos. Na parte superior há um nicho projetado para acomodar o celular deitado, com carregador sem fio (por indução, chamado Ramcharger - este nome já foi utilizado em um utilitário baseado na Dodge Ram, fabricado de 1974 a 2001) e refrigeração; abaixo, há mais espaço para objetos, assim como duas entradas USB: uma do tipo A, outra do tipo C. 

Atrás do rotor da transmissão estão os práticos porta-copos conhecidos do Fastback, que podem ser removidos (ao apertar ao mesmo tempo dois botões laterais) para acesso a um amplo porta-objetos. A picape também dispõe de um apoio de braço dianteiro que pode ser deslizado para a frente, com mais espaço para itens, e que traz tapete de carpete ao fundo. 

As colunas dianteiras dispõem de alças fixas para facilitar o acesso à cabine, como na Fiat Toro, e as maçanetas internas são vazadas na parte central, como nos Jeep. As luzes de teto também são compartilhadas com a picape da Fiat: há duas luzes de leitura dianteiras e iluminação embutida junto com as alças de teto traseiras. Os para-sois possuem espelhos, tampas, iluminação e, na peça do motorista, tira porta-documento e QR Code para acesso ao Ram Privilege Services. Já o porta-luvas tem tampa que desce suavemente e iluminação.

O retrovisor interno com lente anti-ofuscante traz botões em sua borda para acionar a chamada de emergência e ativar ou desativar a função eletrocrômica. Logo acima dele há uma indicação luminosa referente à ativação ou desativação do airbag frontal do passageiro. O forro de teto abriga um porta-óculos com fundo espumado.

A porta do motorista concentra os comandos dos retrovisores elétricos (incluindo botão para rebatimento elétrico), vidros elétricos nas quatro portas (com bloqueio das janelas traseiras) e de travamento/destravamento das portas (o passageiro dianteiro também possui botão em sua porta para controlar as travas).

Os bancos trazem couro perfurado e costuras aparentes, com o nome "Ram" estampado nos encostos dianteiros. Já os cintos dianteiros podem ser ajustados em altura.

Os passageiros de trás dispõem de duas saídas de ar ajustáveis, dois porta-revistas, um apoio de braço central (com dois porta-copos e uma fenda para acomodar o celular na vertical) e nada menos que quatro entradas USB para carregamento na parte inferior do console, sendo duas do tipo C e duas do tipo A. Os forros de porta traseiros trazem couro ao redor dos puxadores. A parte superior traz emulações de costuras sobre o plástico rígido.

A chave da Rampage é retangular e lembra bastante a de suas "primas" importadas. Possui o nome Ram em uma face e, no verso, botões para travamento e destravamento das portas, abertura da tampa da caçamba, partida remota do motor e acendimento das luzes externas para facilitar na localização do veículo.

Todas as versões possuem 7 airbags (frontais, laterais nos bancos dianteiros, de cortina e para os joelhos do motorista), monitoramento de pressão dos pneus, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (capaz de manter uma distância segura do veículo à frente) com função Stop & Go (pode realizar uma parada completa atrás de um veículo e, com pista livre, retomar a velocidade), sistema eletrônico de mitigação da rolagem da carroceria, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres, monitoramento de veículos em pontos cegos, fixações para cadeirinhas infantis, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída de faixa com assistente de permanência na pista.

A Rampage chega ao mercado nacional com duas opções de motor: o 2.0 Turbodiesel MultiJet e o 2.0 Hurricane 4 movido a gasolina. Com quatro cilindros e 16 válvulas, o propulsor movido a diesel traz os mesmos números de potência e torque do Jeep Commander: 170 cavalos (a 3750 rpm) e 38,8 kgfm de torque (a 1750 rpm). Conforme a Ram, as versões Rebel e Laramie com motor a diesel aceleram de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingem a velocidade máxima de 186 km/h. Quanto ao consumo de combustível no padrão do Inmetro, a Rebel faz 9,8 km/l na cidade, ao passo em que a Laramie registra 9,9 km/l no percurso urbano. Na estrada, ambas chegam a 12,4 km/l.

Já o motor 2.0 Hurricane 4, turbinado, de quatro cilindros em linha e movido a gasolina, entrega 272 cavalos a 5200 rpm e torque de 40,8 kgfm a 3000 rpm. Com este propulsor, as versões Laramie e Rebel aceleram de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atingem a velocidade máxima de 210 km/h. A Rampage R/T tem números ainda melhores: faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e chega a 220 km/h. Detalhe: a velocidade é limitada eletronicamente. Este motor também é utilizado no Jeep Wrangler e possui injeção direta de combustível, bloco e cabeçote em alumínio, além de duplo comando de válvulas variável.

Em termos de consumo de combustível, curiosamente a versão esportiva R/T é ligeiramente mais comedida do que as demais movidas a gasolina: faz 8,0 km/l na cidade no ciclo de avaliação do Inmetro (Rebel e Laramie movidas a gasolina chegam a 7,9 km/l em percurso urbano) e, na estrada, o consumo é de 10,0 km/l (as outras versões alcançam 9,7 km/l em percurso rodoviário).

Nas versões com motor a diesel, o tanque de combustível tem capacidade de 60 litros, enquanto os exemplares com o propulsor Hurricane 4 possuem tanque de 55 litros. A portinhola tem travamento e destravamento associado às portas. A bateria é sempre de 72 Ampères.

Toda a linha Rampage traz o câmbio automático de 9 marchas com seletor giratório de posição e aletas no volante para trocas sequenciais. Além disso, todas as versões trazem protetor do cárter e tração 4x4 sob demanda, que distribui automaticamente o torque entre os eixos de forma constante.

A carroceria utiliza cerca de 86% de aços de alta e ultra-alta resistência em sua composição. O peso das versões movidas a gasolina é ligeiramente menor: 1906 kg na Rebel, 1915 kg na Laramie e 1917 kg na R/T. Já a Rebel diesel registra 1936 kg, e a Laramie diesel, 1942 quilos. O diâmetro de giro da Rampage é de 11,9 metros (na R/T, são 12,0 metros).

A altura em relação ao solo é de 26,4 centímetros nas versões Rebel e Laramie, e de 25,7 cm na R/T. O ângulo de entrada é de 25,7 graus nas versões Rebel e Laramie, e de 25° na R/T. O ângulo de transposição é de 23,6º. Quanto ao ângulo de saída, as versões movidas a diesel levam vantagem, com 27,5 graus (Rebel e Laramie possuem ângulo de 25,3º, e a R/T, 24,5º), e o ângulo de rampa é de 23,9º (exceto na R/T, em que é de 23,1º).

O conjunto de suspensão é independente nas quatro rodas, com esquema McPherson na dianteira e multi-link na traseira, com calibração e geometria diferenciadas para a Rampage. Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas. Curiosamente, os discos traseiros (32 cm) são maiores do que os dianteiros (30,5 centímetros). Todas as versões possuem estepe de uso temporário, com roda de 17 polegadas e pneu 145/70, fixado abaixo do assoalho da caçamba.

A Rampage dispõe do Ram Connect, que estreou no mês passado no Brasil com a Ram 1500 Limited. Pelo aplicativo de smartphone é possível consultar remotamente o "Relatório de Saúde" da picape, que mostra o tempo para a próxima revisão, a pressão dos pneus e o nível de combustível, além de realizar comandos remotos, como dar partida à distância para climatização da cabine ou fazer o travamento e destravamento das portas.

O Ram Connect também inclui monitoramento 24 horas do veículo, assistência em situações de emergência, atualizações remotas, GPS com possibilidade de gerenciar a autonomia de combustível para chegada ao destino, entre outras funções. Toda Rampage terá acesso gratuito a todos os serviços por 12 meses, incluindo o Wi-Fi embarcado com 60 GB de franquia de dados, que pode ser compartilhado com até oito dispositivos simultaneamente. O sistema traz ainda recursos como agendamento online de revisões e conexão à conta pessoal.

A soma dos valores das revisões até 60 mil quilômetros é de R$ 4.464 nas versões com o motor Turbodiesel e de R$ 6.120 com o Hurricane 4. Para efeito de comparação, pelas mesmas revisões, quem possui uma Ford Maverick Lariat FX4 desembolsa R$ 10.165. No segmento de picapes médias a diesel, a Chevrolet S10 tem custo de manutenção até 60 mil km de R$ 9.548, a Ford Ranger 3.2 contabiliza R$ 10.098, e a Toyota Hilux, R$ 11.714. Na Rampage , as revisões são feitas a cada 20 mil quilômetros (diesel) ou a cada 12 mil km (gasolina), ou de um em um ano, o que ocorrer primeiro.

A Rampage tem garantia de 3 anos com a possibilidade de adquirir uma extensão do prazo (total ou somente de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses, totalizando até 5 anos de cobertura de fábrica. Com a chegada da Rampage às concessionárias, a marca introduz o programa Ram Care de serviços de estética veicular como lavagem técnica, higienização e cristalização. Será possível, por exemplo, pagar pelas três primeiras revisões mais o pacote Ram Care a partir de R$ 189 por mês, no caso do financiamento com 50% de entrada e 36 parcelas.

Para o lançamento estará à disposição um portfólio de mais de 35 acessórios originais Mopar, como santantônio RamBar, capota marítima rígida (elétrica ou manual), capota marítima de lona, estribos fixos ou eletricamente retráteis, divisor modular de caçamba, para-barros, engate para reboque, frisos das portas, caixa Ram Box, tapetes off-road (com bordas elevadas), tapete de caçamba e soleiras metálicas com o logotipo Ram retroiluminado por LEDs ao abrir uma das portas dianteiras. 

A Ram criou a picape-conceito Rampage Hurricane, com visual inspirado na 1500 TRX e acessórios Mopar. A carroceria é laranja, com faixas em preto-fosco no capô e na parte traseira, invadindo também as laterais da caçamba. As rodas escurecidas possuem estilo rústico e a parte externa do teto também recebeu a cor preta. A picape conta com estribos elétricos, RamBar com quadro holofotes, soleiras retroiluminadas em LED, capota marítima elétrica com kit de vedação e engate para reboque. Já o interior recebeu aplicações em suede nos bancos e costuras alaranjadas no volante e nos assentos.

Além disso, a Ram introduz o Mopar 3D Lab, com desenhos gratuitos disponibilizados para serem moldados em uma impressora 3D. Nesse primeiro momento haverá seis itens, todos para serem encaixados no andar de baixo do console central: dois estilos de suporte para carregadores de celular, porta-objetos com ganchos (para apoiar uma pequena lixeira, por exemplo), divisória interna, emblema Ram e a cabeça do carneiro da marca ao estilo que a Dodge utilizou em seus carros a partir da década de 1930. Arquivos novos serão disponibilizados periodicamente.

Confira detalhes sobre todas as versões da Ram Rampage e seus respectivos preços:

Rebel (R$ 239.990 com motor Turbodiesel; R$ 249.990 com motor Hurricane 4)

A Rampage Rebel tem roupagem externa fortemente inspirada na 1500 Rebel. Vários detalhes da carroceria possuem a cor grafite fosco, como a grade dianteira (de estilo exclusivo para esta versão), as capas dos retrovisores externos, além da seção inferior dos para-choques e das molduras laterais. Além disso, esta versão utiliza rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto. A identificação Rebel está presente na parte inferior esquerda da tampa da caçamba. Nesta versão, o logo "Turbo" nas laterais do capô possui a cor vermelha, emoldurado na cor preta.

Do lado de dentro, a Rampage Rebel é mais sóbria que as versões Laramie e R/T, com a cor preta predominando no couro dos revestimentos e no forro de teto. A lista de equipamentos para esta versão abrange banco do motorista com ajustes elétricos, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, piloto automático adaptativo, carregador de celular por indução refrigerado, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, 7 airbags, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres, monitor de veículos em pontos cegos, chave presencial com partida remota, central multimídia com tela de 12,3 polegadas e espelhamento de tela sem fio compatível com Android Auto e Apple CarPlay, seis entradas USB (três do tipo A e três do tipo C), bancos em couro, ar-condicionado automático digital de 2 zonas com saídas traseiras, apoios de braço na dianteira e na traseira, câmera de ré, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tampa traseira com amortecimento e abertura remota, faróis e lanternas totalmente de LED, Ram Connect, assistente de permanência na faixa de rodagem, entre outros.

A versão Rebel pode ser adquirida com motor 2.0 MultiJet Turbodiesel ou 2.0 Hurricane 4 a gasolina. Quando traz o propulsor de 272 cavalos, a Rampage passa a ter duas saídas de escapamento, modo Sport acionado por botão na parte inferior do painel, Start & Stop (desligamento e subsequente religamento do motor em paradas para economia de combustível) e pneus All Terrain Plus.

Laramie (R$ 249.990 com motor Turbodiesel; R$ 259.990 com motor Hurricane 4)

O visual externo desta versão intermediária se diferencia por detalhes como a grade dianteira com barras horizontais e as rodas de liga leve de 18 polegadas, diamantadas, com cinco raios e calçadas com pneus 235/60. Há vários detalhes cromados: na parte inferior dos para-choques, nas capas dos retrovisores, nas molduras das janelas laterais, no friso que une a parte superior dos faróis e da grade dianteira, nos logos "Ram Turbo" do capô e nos emblemas "Rampage" (nas portas), "Ram" e "4x4" (na tampa traseira). 

No interior, as principais diferenças da versão Laramie na comparação com a Rebel são as colorações: o forro de teto, as colunas, alças e porta-óculos passam a ter a cor cinza, ao invés do preto; além disso, os bancos, a faixa de couro no painel, os apoios de braço e também os forros de porta recebem a cor marrom (Mountain Brown).

Também é possível adquirir a Rampage Laramie com motor 2.0 Turbodiesel MultiJet ou 2.0 Hurricane 4 a gasolina. Com o propulsor mais potente, as diferenças são o modo Sport, o Start&Stop e as duas saídas de escape.

R/T (R$ 269.990 com motor Hurricane 4)

A sigla para "Road And Track" (estrada e pista) ficou famosa no Brasil entre os Dodge (esteve no Charger e na Dakota), e agora está de volta na versão mais esportiva da Rampage. Com rodas de liga leve de 19 polegadas na cor preta (que trazem inscrições com o nome da versão), molduras dos para-lamas e seção inferior do para-choque dianteiro na cor da carroceria, grade dianteira com logo R/T em vermelho no lado esquerdo, adesivos no capô, identificação R/T nas laterais da caçamba e barras horizontais em preto-brilhante, logotipos escurecidos e outros detalhes externos em preto (como capas dos retrovisores, teto, para-choque traseiro e molduras das janelas e em torno dos faróis de neblina), a Rampage R/T se espelha visualmente na Ram Classic Night Edition. 

O interior traz costuras vermelhas Red Ruby (no volante, nos bancos, no apoio de braço dianteiro) e a identificação R/T nos bancos em suede preto e couro, além de forro de teto em preto e aro superior do volante em camurça.

A Ram Rampage R/T é vendida somente com motor 2.0 Hurricane 4. Nesta versão, direção, molas e amortecedores receberam acerto mais esportivo. O som do motor também é mais grave, para combinar com o seu caráter mais nervoso.

Em todas as versões, o Pack Elite é opcional. Ele custa R$ 6.000 e adiciona banco do passageiro dianteiro com ajustes elétricos (incluindo ajustes lombares), luzes ambiente brancas no painel e nos forros de porta dianteiros, além de sistema de som Harman-Kardon com 10 alto-falantes, subwoofer de 6 polegadas abaixo do banco do passageiro dianteiro e 360 Watts.

A pré-venda da Rampage inicia no dia 22 de junho, a partir de 10 horas da manhã, de forma totalmente online, pelo site www.ram.com.br/rampage. Inicialmente, estarão disponíveis 500 exemplares, todos com o Pack Elite. A estimativa é de que as primeiras picapes sejam faturadas entre agosto e setembro. A segunda fase de comercialização, que inicia assim que o primeiro lote estiver esgotado, terá 2000 unidades disponíveis, sendo 20 exemplares por cada ponto de venda, e os preços serão os mesmos do período inicial de pré-venda. O faturamento das picapes deste segundo lote será feito entre setembro e outubro.

Haverá apresentação simultânea da Rampage em todas as concessionárias da marca pelo Brasil no dia 17 de agosto, com disponibilidade da picape para test-drive. O notável crescimento nas vendas da Ram no Brasil nos últimos tempos está motivando a marca a ampliar a quantidade de suas concessionárias no País. Hoje, as picapes Ram são encontradas em mais de 70 lojas - a maioria delas também vende produtos da Jeep. Até agosto deste ano, a expectativa é de que estejam estabelecidas cerca de 100 autorizadas da Ram, incluindo lojas exclusivas da divisão de picapes da Stellantis (Ram Houses).

O nome Rampage já tem histórico dentro da linhagem da Dodge, da qual derivou a marca Ram: em 1982, o batismo foi utilizado em uma picape compacta que trazia características incomuns para a época neste segmento, como a tração dianteira e a estrutura monobloco cedida pelo cupê Dodge Omni 024. Sua produção durou até 1984. Já em 2006, a nomenclatura foi reaproveitada em uma picape-conceito revelada no Salão do Automóvel de Chicago (Estados Unidos), que trazia praticidades no aproveitamento de espaço interno para atrair o público que não era tão fã assim de picapes.

No Espaço Arca, em São Paulo, jornalistas puderam conhecer diversos estandes com detalhes sobre o desenvolvimento da Rampage. O estande de design exibiu sketches de detalhes externos e internos da Rampage, além de mostrar o processo de modelagem em clay (argila). O estande de serviços conectados pormenorizou os conteúdos oferecidos pelo Ram Connect, enquanto o espaço Mopar exibiu a Rampage Hurricane e a gama de acessórios para a picape. Uma Rampage ainda parcialmente camuflada, utilizada em testes pela montadora, foi completamente desmontada e teve seus componentes expostos. Outras duas carrocerias da picape foram utilizadas para demonstrar a aplicação dos aços na carroceria e para melhor exibir as modificações de plataforma, o conjunto mecânico, os conjuntos de suspensão e o assoalho da picape.

O desenvolvimento para conceber a Rampage consumiu mais de R$ 1,3 bilhão dos R$ 16 bilhões que a Stellantis anunciou para investimentos no Brasil entre 2018 e 2025. A picape rodou mais de 1,2 milhão de quilômetros em testes no Brasil, Argentina, Suécia, Estados Unidos e outros países. Foram feitos mais de 4 mil ensaios virtuais e físicos em simuladores, laboratórios, pistas de teste e centros de segurança (para crash-tests). Estiveram envolvidos mais de 800 técnicos e engenheiros somente no Brasil para o desenvolvimento da nova Ram.

Impressões ao dirigir

Primeiramente, dirigimos a Rampage R/T: foram duas voltas no Autódromo de Interlagos - uma de reconhecimento e outra para acelerar mais forte. Em seguida, conduzimos a Rampage Rebel em um terreno fora-de-estrada que fica próximo do traçado de asfalto. Coincidentemente, as duas picapes testadas tinham a carroceria na cor Sting Grey e o motor Hurricane 4.

Já havia guiado alguns carros em circuito fechado, mas confesso que fiquei um pouco assustado com as variações de altitude que existem no autódromo mais famoso do Brasil. Definitivamente, ver as corridas pela televisão e acompanhar o traçado na prática é bem diferente. Na volta de reconhecimento, mantive a velocidade em torno de 65 km/h, pisando bastante no freio e acompanhando as instruções do profissional da TSO Brasil, colocando os pneus levemente em cima das "zebras" nas curvas. Em alguns trechos retos, foram posicionados cones para simularmos um desvio rápido de rota. A Rampage mostrou equilíbrio invejável nas curvas, muito próximo dos outros modelos da plataforma Small Wide - e distante das picapes médias construídas sobre chassi. A direção também se mostrou bem calibrada para as curvas, mesmo no modo tradicional de condução.

Na segunda volta, utilizei o modo R/T e acelerei mais. É possível sentir a direção mais firme, as trocas de marchas mais ágeis e o tempo de reação do pedal do acelerador diminuir. Mesmo ao utilizar somente freio-motor e contornar as curvas ao invés de frear para reduzir mais significativamente a velocidade, a picape não escapou da trajetória em nenhum momento. Ao acelerar totalmente na reta principal, cheguei a 177 km/h no velocímetro - e a picape ainda tinha fôlego para mais. Também simulei uma aceleração de 0 a 100 km/h - infelizmente não foi possível cronometrar o tempo, mas a Rampage também foi bem ágil nesta prova. A emoção dentro do circuito foi grande, e não escondi a surpresa pelo fato das duas voltas terem passado tão rápido.

Em seguida, dirigi a Rebel em um trecho em obras utilizado para demonstrações off-road, também em Interlagos. No trecho mais acidentado, a tração 4x4 Low esteve ativa. Foi possível conferir a atuação do assistente de partida em subidas e do controlador automático de velocidade em descidas, que operou de forma bastante suave. Na caixa de ovos, com sulcos profundos que faziam uma das rodas da Rampage ficar no ar, bem com nos trechos inclinados, a picape passou de forma silenciosa e equilibrada. Bastaram as instruções da equipe sobre alinhamento do volante e utilização dos pedais de freio e acelerador para superar todos os obstáculos com facilidade.

Para concluir...

Com design atraente, pacote bem recheado de equipamentos, preços competitivos e boa dirigibilidade, alguém tem dúvidas de que a Rampage vai fazer sucesso no Brasil desde o início de suas vendas?

Vem conferir a Galeria de Fotos da Ram Rampage!


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