Ford apresenta no Brasil o Focus Fastback, ex-Sedan


Desde quando chegou ao Brasil em 2000, o Ford Focus Sedan passou por duas mudanças de geração (2008 e 2013) e outras duas intervenções de estilo, porém nenhuma que alterasse seu sobrenome, antes meramente a designação de sua carroceria três-volumes. Agora, atende pelo segundo nome Fastback. A rigor, esta nomenclatura indica que a linha entre o teto e a tampa do porta-malas é uma curva suave, como é no Mustang. Ainda assim, a estratégia da Ford divide opiniões e pode ser simplesmente ignorada por quem já conhece o modelo há anos - assim como o Cruze Sport6 não raro é referido como "Cruze hatch".


Nomenclaturas à parte, o modelo 2016 traz novidades atraentes, a começar pelo visual: a grade poligonal cromada lembra o Fusion, os faróis estão mais espichados, e o para-choque dianteiro já não causa estranheza como antes. Lateralmente não houve alterações, exceção feita ao novo estilo das rodas aro 17''. São ao todo nove opções de cores e quatro versões (SE, SE Plus, Titanium e Titanium Plus), todas com o mesmo conjunto mecânico: motor 2.0 Direct Flex de 178 cavalos com etanol e câmbio automatizado sequencial de dupla embreagem e 6 marchas (agora sem o logotipo PowerShift).


O Focus Fastback traz recursos como a cental multimídia SYNC (com AppLink para acesso a aplicativos e navegação, além de tela sensível ao toque de 8 polegadas nas versões completas, enquanto nas versões de entrada a tela é de 4,2 polegadas), o Assistente de Frenagem (a até 20 km/h, freia completamente para evitar colisões à frente), sistema de estacionamento automático em vagas paralelas ou perpendiculares e faróis bi-xênon com facho de luz adaptativo, no Titanium Plus. Avaliado pelo Latin NCAP (versão hatch pré-reestilização), alcançou 5 estrelas nos testes de colisão; oferece até seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, alerta de pressão baixa nos pneus e sistema Isofix para fixação de duas cadeiras infantis.

O Ford também ganha aprimoramentos na suspensão independente nas quatro rodas, monitoramento da bateria (otimizando o uso do alternador), compressor variável do ar-condicionado e novos materiais de isolamento acústico.


Custando a partir de R$ 77 900 na versão SE, o Focus Fastback 2016 traz um programa de fidelização para quem já é proprietário do Focus modelo 2014 ou 2015. Os valores da cesta de peças foram mantidos e a Ford vai pagar o custo das revisões durante os três anos de garantia das primeiras 2000 unidades vendidas. Além disso, em parceria com a Mapfre Seguros, o preço médio nacional do seguro é de de 3,8% do valor do carro. Desde a versão de entrada, há direção elétrica, ar-condicionado manual, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, Hill-Holder, farois de neblina, sensor de chuva, SYNC com tela de 4,2 polegadas e duas entradas USB, além de rodas aro 17''.

O modelo SE Plus passa a ser comercializado por R$ 79 900 (trazendo a mais ar digital dual-zone, airbags laterais, revestimento dos bancos em couro, controlador automático de velocidade, sensor de ré e paddle-shifts para trocas sequenciais de marcha), enquanto o Titanium custa R$ 87 900 (incorporando airbags de cortina, SYNC de 8 polegadas, ligação de emergência e chave presencial com partida por botão) e o Titanium Plus sai por R$ 96 900, oferecendo a mais frenagem automática de emergência, faróis de bi-xenônio direcionais, assistente automático de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro, rebatimento elétrico dos retrovisores, ajustes elétricos do banco do motorista e teto solar elétrico.

Comentários

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).