Effa retoma atividades com picapes K01, K02, V21 e V22


Durante a primeira onda da invasão de veículos chineses no Brasil, tornou-se comum ver pequenas picapes do Oriente em nossas ruas - como a Chana Pick-Up, Towner Júnior, Effa Picape ou Picape Start e, mais recentemente, Lifan Foison. Mas com a legislação que entrou em vigor a partir de 2014, as utilitárias sumiram do mercado, por não terem opção de airbag duplo e freios ABS. Agora, a Effa ataca com uma nova linha de picapinhas montadas no Brasil, mais precisamente na Zona Franca de Manaus (AM).


A linha K é composta pela cabine simples (K01) e cabine dupla para 5 pessoas (K02). Ambas contam com motor 1.0 8v quatro-cilindros a gasolina que rende 53 cavalos e 7,7 kgfm de torque entre 3600 e 4000 rpm, que a leva a no máximo 100 km/h, mas obtém consumo declarado de 12,8 km/l. A tração é traseira, o câmbio é manual de 5 marchas e o tanque de combustível comporta 40 litros. 


Curiosamente, a cabine dupla K02 é mais leve que a K01 (945 kg vs. 1040 kg), apesar de ser mais comprida (4,51 m vs. 4,39 m). A caçamba da versão para 5 passageiros mede 2,08 metros de comprimento, 1,46 m de largura e 36 cm de altura.


Já a família V é representada pela V21 (cabine simples) e V22 (cabine dupla). O motor é 1.3 16 válvulas a gasolina, com 78 cavalos e 10,5 kgfm de torque de 2800 a 5000 rpm. Com este motor, as picapes conseguem chegar a 120 km/h. Na V21, concorrente do Lifan Foison, a caçamba é significativamente maior em relação à K01 (2,94 metros ante 2,77 m de comprimento, e 1,60 metro de largura, contra 1,46 m), mas a carga útil para as duas é a mesma: 1240 quilos.


A versatilidade dos modelos é destacada pelas variadas sugestões de uso das picapes: food truck (lanchonetes móveis diferenciadas, tão em moda nos dias atuais), transporte de vidros, baú, caçamba basculante, e até um mini motor-home.

A Effa não vai investir somente nas picapes: posteriormente, serão vendidos no Brasil os furgões K05 e V25 e os modelos K07 e V27, para transporte de passageiros. Por enquanto, a montadora possui três concessionárias em São Paulo, uma no Amazonas, outra em Goiás e mais uma no Paraná. 

Há ainda uma oficina autorizada na Bahia, uma no Ceará, uma no Espírito Santo, uma em Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerai, duas no Pará, uma na Paraíba, sete no Paraná, uma Pernambuco, oito no Rio de Janeiro, três no Rio Grande do Sul, seis em Santa Catarina, 28 em São Paulo e duas em Sergipe. E a Effa possui uma loja virtual de peças variadas: http://lojavirtualeffamotors.com/

Comentários

Vinicius Souza disse…
vocês ja tem uma ideia de qual seram os preços da v21 ? bau e caçamba ? obrigado !
Unknown disse…
Muito boa matéria, gosto muito de acompanhar como andam o mundo dos automóveis e em citratando dos chineses acredito que agora com itens de serie nas novas versões como airbag e freio ABS van alavancar de vez suas vendas, avisem-me quando lançarem a versão passageiro.
Unknown disse…
quando vai chegar a van com motor 1.3 de 9 e 11 passageiro
Unknown disse…
Qual valor desses carro de carroseria aínda tem deles