Toyota apresenta Land Cruiser 200 reestilizado


Assim como no Brasil houve uma época em que, se uma pessoa falasse "Mitsubishi Pajero", já vinham à cabeça quatro tipos bem diferentes de utilitário - TR4, Sport, Dakar e Full - ao citar o Toyota Land Cruiser, é preciso especificar se é o modelo 70 (o mais rústico, que segue a proposta do Toyota Bandeirante e é produzido desde 1984), o 200 (lançado em 2008, é meio-irmão do Lexus LX570) ou o Prado (que chegou a ser comercializado no Brasil, porém, com a nova geração baseada no Lexus GX 460, deixou de ser importado). Quem passa por atualizações agora é o Land Cruiser 200, que chega à Austrália e outros mercados a partir da segunda quinzena de outubro, logo após a chegada das novas gerações da Hilux e da Fortuner (SW4).

Externamente, o Land Cruiser 200 teve faróis e grade redesenhados (que se "fundem", como nos lançamentos recentes da Toyota), novas rodas e cores (Copper Brown e Onyx Blue), além de para-choques e capô com estilo mais esportivo.



O interior ganha superfícies macias ao toque, novos comandos (mais intuitivos) do ar-condicionado e do sistema multimídia (agora com 9 polegadas, uma a mais que anteriormente), painel "Optitron" com tela colorida de 4,2 polegadas do computador de bordo, nova tomada de 12 Volts dentro do apoio central (na versão completa, há um carregador de celulares wireless) e novos sistemas de segurança: Pre-Collision Safety System (alerta sobre colisão iminente, acionando os freios sem intervenção do motorista), Lane Departura Warning (avisa em caso de mudanças de faixa não-sinalizadas), Dynamic Radar Cruise Control ("piloto automático" que mantém a distância do veículo à frente, freando ou acelerando caso necessário) e assistente de faróis altos, que muda automaticamente para a luz baixa quando veículos em sentido contrário são detectados.


Disponível nas versões GX (apenas a diesel, com 5 lugares), GXL, VX e Sahara (estas duas últimas com 7 lugares nas opções a diesel e 8 bancos nos modelos a gasolina), o Land Cruiser 200 recebeu em seu motor 4.5 Twin-Turbo recebeu novos injetores, mapeamento modificado e filtro de partículas (DPF), ganhando sete cavalos (totalizando 272 cv), mantendo o torque de 66,3 kgfm e alcançando a média de consumo de 10,5 km/l.

Já o motor 4.6 V8 a gasolina traz mudanças para reduzir emissões e facilitar a partida em dias frios, rendendo 309 cavalos e 44,8 kgfm.

Comentários